O Brasil é Exemplo Quando Falamos Em Sistema Ambiental?
Dissertações: O Brasil é Exemplo Quando Falamos Em Sistema Ambiental?. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mathesleeo • 22/9/2013 • 693 Palavras (3 Páginas) • 482 Visualizações
O Brasil é exemplo quando falamos em sistema ambiental? (Dissertativo)
Izabella Teixeira, ministra do meio ambiente, abriu um debate com o tema “Brasil Sustentável” - o caminho para todos, que antecede a conferencia da ONU Rio+20. Durante o encontro, que reuniu pesquisadores e especialistas no assunto no auditório Tom Jobim, no jardim Botânico do Rio de Janeiro a Ministra discutiu a situação das unidades de conservação e o futuro das florestas do país. Segundo a Ministra Izabella, as leis, de forma em que estão estabelecidas atualmente, impedem muitas soluções que resolveriam o problema ambiental do nosso país. Nós precisamos de debates concretos que levem a estruturação desse sistema, pois a parte ambiental do nosso país a qual nós muitas vezes nem se quer lembramos e damos qualquer credito, é muito importante para a melhoria da nossa vida.
Durante o evento, Izabella Teixeira anunciou ter pedido ao Instituto Chico Mendes um mapa de todas as Unidades de Conservação do país, e um levantamento com os problemas que elas enfrentam. A ministra garantiu, sem estipular um prazo específico, que as informações serão colocadas na internet para que nós possamos acompanhar toda essa trajetória e saber mais sobre a estruturação do nosso sistema ambiental.
Outro alvo de crítica de Izabella foi a falta de comunicação entre as esferas federais, estaduais e os municípios nas ações de preservação do meio ambiente, além da pouca compreensão da sociedade com relação a algumas questões.
Apesar das críticas, a ministra fez questão de enumerar alguns avanços obtidos na área ambiental, como a diminuição do desmatamento. Segundo ela, o Brasil também é o único país do mundo a impor limites de proteção ambiental à propriedade privada, o que é muito bom porque impõe limites aos donos de terras, que mesmo sendo donos, não podem fazer o que querem, pois pelo menos até o momento o governo está dando mais valor ao nosso meio ambiente do que a nossa economia.
— Quando criamos uma área protegida, parece que envernizamos o desenvolvimento do local, e é justamente o oposto. O agricultor vai aumentar a produtividade quando recuperar uma área que ele desmatou no passado. Fomos capazes de evoluir em muitos temas. Em outros, nem tanto.
A nossa presidente Dilma defende o crescimento econômico com preservação. Em Brasília, ela usou seu programa semanal de rádio para reforçar o discurso de que é possível combinar crescimento econômico, inclusão social e preservação ambiental. Segundo ela é possível fazer do Brasil um país forte na economia, crescer de forma limpa e concreta sem fuzilar as nossas matas... Dilma disse que “o Brasil tem dado um grande exemplo de respeito ao meio ambiente” e destacou que o país vai defender na Rio+20 que “crescer, incluir e proteger são três eixos com a mesma importância”. Segundo Dilma, o país tem sido citado pela ONU como referência na área ambiental.
— O Brasil tem dado um grande exemplo de respeito ao meio ambiente, mas também de capacidade de combinar a proteção da natureza com a redução da pobreza e o crescimento econômico.
Na última década, elevamos 40 milhões de brasileiros à classe média, tiramos outras dezenas de milhões da pobreza e, ao mesmo tempo, reduzimos drasticamente o desmatamento da Amazônia e mantivemos o crescimento
...