TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RIO DANÚBIO: SUAS CARACTERÍSTICAS E RELEVÂNCIA ESTRATÉGICA

Por:   •  10/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 4

O RIO DANÚBIO: SUAS CARACTERÍSTICAS E RELEVÂNCIA ESTRÁTEGICA

BELO HORIZONTE

2018

SÚMARIO

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho o tema a ser abordado será sobre o rio Danúbio, apresentando ao longo dessa atividade suas características geográficas e geomorfológicas, e a partir disso explicar e expor sua importância estratégica para todo o continente europeu.

Além disso, relacionar as visões estratégicas com pensadores da Geografia Política, como Friedrich Ratzel, Alfred Thayer Mahan e Halford John Mackinder. Dessa forma, utilizando algumas terminologias de cada autor especificado anteriormente, gerando uma coesão entre o tema e os respectivos pensadores.

Contudo, este trabalho acadêmico foca na apresentação do rio Danúbio como uma região estratégica no cenário da Europa e associando esse fato aos pensadores da Geografia Política citados no parágrafo anterior.

2. O RIO DANÚBIO

O Danúbio nasce no coração da Floresta Negra, no sudoeste da Alemanha, e percorre cerca de 2 850 quilômetros até desaguar no Mar Negro, em um dos deltas mais bonitos do mundo, na Romênia, sendo considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO, desde de 1991. Sua bacia hidrográfica chega a 796.000 km², equivalente a 10% da Europa continental e banhando 17 países ao todo.

O Rio Danúbio é o segundo maior rio europeu em extensão, perdendo apenas para o Rio Volga. Além do seu potencial de navegação, ele também serve para delimitar territórios, pode se chamar de uma fronteira natural. O Danúbio pode ser caracterizado como uma rota natural, já que interliga quase toda a Europa, atravessando o continente de oeste a leste.

3. ASPECTOS CULTURAIS E TURÍSTICOS

O poderoso rio Danúbio celebrado em peças teatrais e valsas percorre um longo caminho por dez países no coração da Europa até desembocar no Mar Negro. Sua importância cultural, comercial e cênica o distingue tanto de outros rios europeus que ao longo de seu curso encontram-se vários patrimônios da humanidade listados pela Unesco: as cidades de Budapeste, na Hungria, e Viena, na Áustria, seu delta na Romênia e o vale na região conhecida como Wachau, na Baixa-Áustria. Neste curto trecho de aproximadamente 36 quilômetros, entre Krems e Melk, encontram-se extensos parreirais que darão origem a um doce vinho branco, preciosas igrejas barrocas e até mesmo as ruínas de um castelo onde ninguém menos do que Ricardo Coração de Leão esteve aprisionado, em Dürnstein. Para melhor conhecer a região vale tudo: a grande maioria sobe a bordo de barcaças que singram suas calmas águas; muitos outros, porém optam por passeios de carro ou agradáveis percursos de bicicleta. Cada pequeno vilarejo no caminho, espremido entre o rio, os vinhedos e as montanhas verdejantes apresentam atrações que desviam a atenção e o foco de seus visitantes.

4. ASPECTOS ECONÔMICOS

O rio Danúbio possui uma extrema importância estratégica, uma vez que é visto como a porta da Europa, fazendo a conexão entre o leste europeu, a Ásia e o Mar Mediterrâneo via Mar Negro, sendo assim um grande responsável pelo escoamento da produção da Europa. Desempenha também um importante papel no transporte hidroviário europeu,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (155.5 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com