O Senhor das Moscas
Por: ksonserins • 12/5/2021 • Trabalho acadêmico • 689 Palavras (3 Páginas) • 210 Visualizações
De mesma forma ás relações internacionais, os ocorridos deste filme se passam em um estado de anarquia onde não há um Estado superior que regula as ações dos garotos, presos na ilha seu objetivo é sobreviver. Para Ralph sobreviver significa ser resgatado, ele é escolhido como líder no inicio do filme. Mas a ideia de sobrevivência de alguns como Jack é manter-se alimentados e confortáveis (a medida do possível) na ilha.
Tucídides dizia que os seres humanos são movidos pela cobiça, a ambição, a vontade de se sobrepor aos outros. Podemos relacionar esta fala ao comportamento de um dos personagens do filme em especial, Jack. No início Jack gostaria de ter sido apontado como líder, mas foi vencido por Ralph, embora ele tenha mesmo assim assumido uma posição de grande importância como líder do grupo de caça, com o passar do tempo ele se cansa da abordagem de Ralph ás obrigações dos meninos da ilha. Para Jack a caça e a alimentação dos meninos com o que a ilha tinha de melhor á oferecer era uma prioridade, enquanto para Ralph a prioridade era deixar a ilha. O poder de dominar não somente seu pequeno grupo de caça, mas também agora os animais da ilha sobe a cabeça de Jack, que percebe então sua posição privilegiada com “o mais forte” entre os garotos. Podemos relacionar estes atos também com o posicionamento de Morgenthau que dizia que a natureza humana, perversa e ambiciosa sempre iria se direcionar a dominação e a busca de poder, animus dominandi.
Morgenthau também acreditava que um governante é julgado por seus resultados e não seu juízo, isso pode ser representado pela queda de Ralph como líder, seus métodos além de não terem resultado em seu objetivo final (que era o resgate) ainda deixaram os garotos cansados e famintos. Dessa forma, quando Jack oferece diversão, carne e a “liberdade” do monstro que os caçava na ilha, fica fácil entender porque os garotos o seguiram com uma maior facilidade. O monstro da ilha ameaçava a segurança de seus residentes, está é considerada por Aron um dos interesses nacionais que devem ser protegidos pelo estado, Ralph até agora não tinha tomado iniciativas para se livrar do monstro, quando Jack toma a frente e afirma que como caçador, ele pode matar o s, os meninos tomam seu lado e se sentem renovados.
Aqui entra um dos ideais de Athenas exposto por Tucídides em sua obra, “Os fortes exercem o poder e os fracos se submetem”, desde o inicio Porquinho é tratado como o mais fraco dentre os meninos, por isso ele é maltratado e deixado de lado, mas a maior evidencia deste ideal vem quando Jack se abriga nas rochas e leva consigo quase todos os meninos, deixando somente Porquinho e Ralph para trás, quando confrontado pelos meninos o garoto afirma que seus seguidores fariam tudo que ele mandasse. Os gêmeos capturados nesse dia não concordavam com os ideais de Jack, mas mesmo assim se juntaram a tribo visando se proteger e sobreviver, pois nesse contexto todo o poder estava nas mãos de Jack.
Esse monopólio do poder é exatamente o que teria causado as ações de Jack serem tão severas, na visão de Aron não é possível extinguir a guerra, mas é possível evita-la. Para ele, nenhum Estado deve ser mais poderoso que o outro, deve haver sempre uma divisão igual de poder, idealmente entre duas potencias. Quando um restrito grupo de potências regula a estrutura do Sistema Internacional ele permanece estável,
...