O espaço social das palavras e a complexidade do campo político
Projeto de pesquisa: O espaço social das palavras e a complexidade do campo político. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thayguer • 25/9/2014 • Projeto de pesquisa • 1.301 Palavras (6 Páginas) • 196 Visualizações
Caso Concreto:
Tema: Espaço social da palavra e complexidade do campo político
Leia, atentamente, o trecho do texto “A experiência dos CIEPs”, abaixo: “Controvérsias em torno da legitimidade de uma Escola Nova” de Adelia Maria Miglievich Ribeiro e Paulo Sérgio Ribeiro da Silva Jr, e responda:
1) Qual o espaço social da palavra política ele se refere?
O Espaço social que a palavra política se refere é o espaço publico, pois a educação assim como o projeto inicial dos CIEPS atinge principalmente de um modo geral toda a sociedade e suas classes, que é de responsabilidade publica seus atos e conseqüências.
2) A qual tipo de discurso político ele se refere? Justifique as suas respostas.
O espaço político da ação política (Escola para todos). O discurso político do CIEPs, expressa o discurso do Brizolismo, discurso de esquerda com viés trabalhista, quando o autor defende a redistribuição dos bens econômicos, culturais e etc. Fica evidente essa corrente.
"Não é de pouca monta a complexidade do debate da educação integral mobilizado pela experiência recente dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) uma vez considerada que a relação entre educação e política não é apoiada em fáceis consensos.
Faz-se necessário redobrar a vigilância epistemológica ao tentarmos ponderar, por exemplo, a singularidade do período de implantação dos CIEPs e o fato incontornável de sua identidade institucional ser atribuída ao intelectual e político Darcy Ribeiro (1922-1997) e ao brizolismo. Isto nos exige, para além do exame do projeto político-pedagógico basilar dos CIEPs que buscou o ideário da escola para todos tendo, entre outros ícones, a ascendência de Anísio Teixeira, a atenção as reconfigurações no campo político, mais especificamente na política educacional no Estado do Rio de Janeiro. De um lado, tais reconfigurações levavam ao extremo as posturas quer de devoção quer de aversão à personalidade pública de Brizola numa conjuntura em que sua popularidade significava o fortalecimento de uma corrida eleitoral que tinha como meta a presidência da república; de outro, há de se considerar o impacto de qualquer inovação política num campo onde práticas já estão estabelecidas e institucionalizadas. Não por acaso, a burocracia e a chamada legalidade foram os principais entraves à implementação mesma dos CIEPs que traduziam uma nova forma de se fazer educação básica de qualidade. Dito de outro modo, um estudo com pretensões de avaliação desta política pública seria inocente se não buscasse olhar a realidade em seus diversos e mesmo antagônicos ângulos.
Como pressuposto dessa pesquisa, que se encontra em fase inicial, entendemos o sistema educacional como relevante estrutura social a contrariar os imperativos do mercado mundial, posto que oferta meios de socialização dos indivíduos e de aperfeiçoamento de suas competências que interferem diretamente na possibilidade de sua inclusão na esfera pública como cidadãos. A escola é, em nossa percepção, em que pesem todos os atuais constrangimentos, espaço político de materialização do ideário da promoção igualdade de oportunidade garantida aos indivíduos nos governos democráticos, na mesma medida que pode se tornar o seu oposto, a confirmação da desesperança para gerações de crianças e de jovens em qualquer sociedade dita moderna. Também, e não menos importante, vemos também na escola a esfera pública numa de suas facetas, nela sendo possível trazer reflexões a dar visibilidade a inúmeros sujeitos e práticas sociais pré-reflexivas que uma vez tematizadas podem apontar para potencialidades emancipatórias.
Deste modo, participamos do debate da educação integral na tentativa de questionar os mecanismos de naturalização dos atos de distinção legitimados em políticas educacionais, examinando o alcance do sistema educacional na (re) distribuição dos bens econômicos, culturais e do tempo livre mediante lutas pela conservação e pela transformação dos padrões de distribuição e reconhecimento existentes na sociedade maior. Esboçamos ainda os seguintes traços: o carisma darcyniano e as implicações da sua representação política; a co-determinação envolvendo essa representação política e o dilema distribuição-reconhecimento. Abordado por Nancy Frazer (2001)".
Atividade ExtraClasse Obrigatória:
TÍTULO DA ATIVIDADE EXTRACLASSE OBRIGATÓRIA: As Relações entre o Estado e o Direito.
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