O objetivo da contabilidade
Seminário: O objetivo da contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ton123 • 18/11/2013 • Seminário • 441 Palavras (2 Páginas) • 147 Visualizações
Etapa 01
Passo 01
Objetivo da Contabilidade
A Contabilidade é um sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstrações e análise de natureza econômica num todo.
O sistema de informação é o conjunto organizações de dados, técnicas de acumulação, ajustes e emissões de relatórios.
Um usuário pode ser pessoa física ou jurídica com interesse na avaliação da situação e avaliação de uma entidade. Ele poder ser preferencial ou externo sendo, um acionista, credor em geral e emprestador de recursos e integrantes do mercado de capitais. Já os secundários, são os Administradores da empresa e o Fisco.
As informações de natureza econômica devem ser consideradas a visão do que seja econômico para a contabilidade (demonstração do resultado em geral).
Já informação de Natureza Financeira, (fluxo de caixa, capital de giro, etc), e a de Natureza Econômica consistem o Núcleo Central da Contabilidade. As informações de Natureza Física, (complementos de valores monetários, quantidade gerada de produtos ou serviços, número de depositantes num banco, números de clientes e funcionários de uma empresa, etc), e de Produtividade, (utilização mistos de conceitos de avaliação, (financeiros), e quantitativos, (físicos), como receita bruta per capita, depósitos por clientes, etc), são complementares a demonstrações contábeis tradicionais.
Como principal objetivo a Contabilidade tem em permitir que os usuários tenham conhecimento como um todo da empresa para que possam interferir sobre tendências futuras da mesma, contribuindo para o processo decisório dos usuários, não se justificando por si mesma. Ela deve ser um instrumento útil a tomada de decisões.
Dois pontos importantes a serem observados:
1. As empresas devem evidenciar ou divulgar todas aquelas informações que contribuem para a adequada avaliação de sua situação patrimonial e de resultados. As informações que não estiverem explícitas nas demonstrações, devem constar em Notas Explicativas ou Quadros Complementares.
2. A Contabilidade tem íntimo relacionamento com os aspectos jurídicos os quais, muitas vezes não conseguem retratar a essência econômica, ao invés de seguir a forma. Por exemplo, uma empresa vende certo ativo com o compromisso de data para recompra, obedecendo a essência ao invés da forma, deve-se registrar uma operação de financiamento, (essência), e não de compra de venda, (forma).
A não utilização da informação contábil ou utilização restrita pode ser resultado de: deficiência na estrutura do modelo informativo; limitações do próprio usuário; baixa credibilidade por parte dos usuários; linguagem inadequada nas demonstrações contábeis. A contabilidade é uma ciência social, quanto a metodologia de mensuração, reúne tanto social quanto quantitativo.
Como metodologia parcialmente social, muitas vezes subjetividade e incerteza, oriundas do próprio ambiente social e econômico no qual as entidades estão operando.
É parcialmente quantitativa, por materializar-se através da equação patrimonial básica (ATIVO=PASSIVO+PATRIMONIO LÍQUIDO).
...