O que é análise técnica?
Tese: O que é análise técnica?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Milena...Lima • 24/4/2014 • Tese • 589 Palavras (3 Páginas) • 271 Visualizações
O Que É Análise Técnica?
Publicado em 4 de março de 2014 por Diego Wawrzeniak | 43 Replies
Antes de começar a aprender os recursos e encontrar a melhor plataforma gráfica, é necessário entender o que é análise técnica e a que ela se destina.
Muitos investidores pulam esta etapa e já vão afobados utilizar gráficos para tomar suas decisões de investimento. Na grande maioria das vezes, o resultado disso está longe de ser bom.
Neste artigo vou explicar o que é a análise técnica, em quais princípios ela está baseada e principalmente o que ela é capaz de fazer.
De acordo com um dos principais autores sobre o assunto, John J. Murphy:
“Análise técnica é o estudo dos movimentos do mercado, principalmente pelo uso de gráficos, com o propósito de prever futuras tendências no preço.”
Sendo que o termo “movimento do mercado” inclui três principais componentes:
- Preço
- Volume
- Taxa de Juros (usado somente para opções e futuros)
Fundamentos da Analise Técnica
Todo o fundamento da análise técnica está baseada em três premissas principais:
Movimentos do mercado já descontam tudo
Preços se movem em tendencias
História repete a si mesma
1. Movimentos do mercado já descontam tudo
Esta premissa é a mais fundamental de todas. Uma vez que ela não seja devidamente entendida, nada mais fará sentido na análise técnica.
Ela afirma que todos os fatores que afetam o preço (fundamentalistas, políticos, psicológicos, etc) já são imediatamente descontados pelo mercado e refletidos no preço atual do ativo. Consequentemente, tudo com que o investidor deve se importar é o movimento dos preços.
Em outras palavras, o que a análise técnica afirma é que os preços refletem o equilíbrio entre a oferta e a demanda por um determinado ativo:
Se a demanda for maior que a oferta, o preço deve aumentar
Se a demanda for inferior a oferta, o preço deve cair
Invertendo este pensamento, chega-se a conclusão de que:
Se o preço está subindo, é porque a demanda está mais forte que a oferta, de modo que os fundamentos estão em alta
Se o preço está caindo, é porque a oferta esta mais forte que a demanda, de modo que os fundamentos estão em baixa
Perceba portanto que na base da análise técnica não é o gráfico que faz o mercado se movimentar, e sim as forças do mercado que estão refletidas nos gráficos.
Como consequência, os grafistas sabem que existem motivos para o mercado subir ou cair, porém não se importam com eles. O que realmente importa é o que as forças do mercado estão mostrando e qual
...