OS TIPOS DE DOCAS
Por: magaiver11 • 23/11/2018 • Bibliografia • 287 Palavras (2 Páginas) • 630 Visualizações
[pic 1]
Samuel Henrique Rodrigues Santos Sarralheiro - RA 204588513116.
TIPOS DE DOCAS
Campo Grande, MS
2018
Samuel Henrique Rodrigues Santos Sarralheiro - RA 204588513116
TIPOS DE DOCAS
Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Instituição Uniderp.
Professor: Suzete Rodrigues Ferrazza
Campo Grande, MS
2018
Sumário
1 DOCAS SECAS 4
2 DOCAS COMERCIAIS OU DOCAS RECREIO 4
3 DOCAS FLUTUANTES 4
DOCAS SECAS
Tipo de doca formada por uma bacia retangular escavada na costa marítima, que são normalmente utilizadas para reparação e inspeção de navios. A doca seca, tem uma parede ou portão estanque removíveis comunicando com o exterior, para a entrada e saída de navios ou esvaziar a doca.
DOCAS COMERCIAIS OU DOCAS RECREIO
São docas limitadas por muros de acostagem ou cais em todo o seu perímetro, sendo necessário a utilização de equipamentos para às operações de embarque e desembarque de mercadorias e passageiros, como por exemplo linhas férreas, guindastes e gruas, etc. Esse tipo de doca pode ser classificado em docas de marés e docas de nível.
São classificadas em docas de marés quando o nível das águas oscila com o nível das águas exteriores, já nas docas de nível, o nível das águas mantem-se independentemente do nível das águas exteriores.
DOCAS FLUTUANTES
Trata-se de uma estrutura tubular utilizada para retirar os navios para fora da água com o intuito de reparação ou inspeção dos navios. Diferente da doca seca, onde o navio é colocado a seco por diminuição do nível da água, a própria doca que se eleva levantando o navio juntamente com sua estrutura até o expor totalmente.
...