Oque E Tpm
Trabalho Escolar: Oque E Tpm. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: maira123456 • 7/4/2014 • 1.229 Palavras (5 Páginas) • 406 Visualizações
O QUE É O TPM?
O TPM é um modelo de gestão abrangente que busca a excelência administrativa e produtiva, com o objetivo de reduzir custos, elevar a produtividade, melhorar a qualidade dos produtos e serviços, garantindo a melhoria contínua da competitividade da empresa.
A sigla TPM vem do termo em inglês “Total Productive Management”, que traduzindo para o português significa Gestão Produtiva Total.
As bases do TPM são a capacitação funcional e o trabalho em equipe, tornando as pessoas capazes de entenderem e otimizarem o trabalho que realizam. O TPM envolve gradativamente todas as pessoas e busca integrar todas as ferramentas e programas de melhoria de desempenho existentes na sua empresa.
A implementação do TPM é suportada pelas atividades de oito pilares de sustentação, sendo cada pilar responsável por desenvolver um subsistema de gestão, de forma integrada aos demais subsistemas.
ORIGEM DO TPM
O TPM teve origem no Japão, na empresa Nippondenso Co, no início da década de 60 com o objetivo de viabilizar o modelo Just in Time do Sistema Toyota de Produção, através da melhoria da confiabilidade dos equipamentos. Em 1969, o programa recebeu o nome de "Total-member participation Preventive Maintenance" (Manutenção Preventiva com a participação de todos), que foi abreviado como TPM. No ano de 1971, a Nippondenso Co recebeu o prêmio "PM Award", que era, desde 1964, conferido às empresas que conseguiam estabelecer a excelência em seu sistema de Manutenção Preventiva.
Durante a implementação do TPM, a Nippindenso Co. recebeu suporte do JIPE (Japan Institute of Plant Engineers), instituto que em 1981 deu origem ao JIPM (Japan Institute of Plant Maintenance). Desde então, o JIPM vem desenvolvendo o TPM, dando suporte à implementação nas empresas japonesas e empresas de diversos outros países.
No início, a metodologia focava a manutenção dos equipamentos, com o objetivo de eliminar as perdas geradas pelos mesmos. Como uma empresa é um organismo complexo, a melhoria dos resultados da manutenção foi sendo limitada pela interface com os demais setores da produção, gerando a necessidade de evolução da abrangência dos princípios básicos do TPM aos demais setores da produção. Assim, em 1989, a definição do TPM foi revisada e o TPM passou a abranger todo o setor de Produção, passando a focar o todo o Processo Produtivo e a eliminação de todas as perdas desse processo, além das perdas dos equipamentos.
Nos dias atuais, evoluindo da mesma forma, o TPM passou a englobar todos os setores da empresa, estabelecendo um sistema de gestão totalmente integrado, focando o atendimento às diretrizes do negócio da empresa, passando a contribuir com todos os setores, além da manutenção, tendo o método recebido contribuições das empresas onde vem sendo implementado e de todas as divisões da JMA (Japan Management Association).
• VANTAGENS DO TPM
O TPM tem como principal vantagem, do ponto de vista econômico, uma melhor utilização do ativo de uma empresa, ou seja, o aumento da capacidade produtiva, com a manutenção do ativo, ou em alguns casos específicos, a manutenção da capacidade produtiva com menor utilização do ativo. Estes resultados não são atingidos logo no início da implantação, somente com o desenvolvimento das pessoas no processo produtivo, pode-se alcançar resultados positivos. Este processo de desenvolvimento é lento, mas já a partir da terceira etapa da manutenção autônoma pode-se colher frutos do TPM. O primeiro indicador fortemente afetado é o número de quebras, mas vários outros fatores são melhorados gradativamente como, por exemplo:
1. Aumento da produtividade;
2. Melhoria da qualidade
3. Desenvolver a reestruturação comportamental da organização;
4. O TPM faz parte do próprio trabalho;
5. Maior integração do homem com a maquina
6. Melhorias das condições de trabalhos
7. Redução de custos
AS DOZE ETAPAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA TPM
a implantação da TPM é realizada em doze etapas, distribuídas em quatro fases distintas:
I- Preparação
II- Introdução
III- Implantação
IV- Consolidação.
A estimativa média de implementação do TPM é de três a seis meses para a fase preparatória, e de dois a três anos para o início do estágio de consolidação, considerando que seja realizada segundo as doze etapas sugeridas pela metodologia do JIPM.(Japan Institute of Plant Maintenance).Para melhor compreensão do processo de implantação da TPM, serão enfocadas as quatro fases e suas respectivas etapas.
I- Preparação para a introdução
1º Etapa: Manifestação da alta direção sobre a decisão de introduzir o TPM. Recomenda-se que o TPM seja desenvolvido na empresa como um todo. Essa manifestação deve acontecer num encontro interno sobre TPM e deve ser publicada num boletim interno da empresa.
2º Etapa: Campanha de divulgação e treinamento.
A TPM é um movimento para o aperfeiçoar a empresa,
...