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Pareto - Sociologia - Disciplina com teor generalista.

Por:   •  20/4/2016  •  Resenha  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  509 Visualizações

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Pareto

Sociologia- Disciplina com teor generalista.

Objeto da economia -> ações lógicas

Objeto da sociologia -> ações não lógicas

  • Ação lógica -> adequação entre a intencionalidade do agente, os meios empregadis e o objetivo final. Relação entre meios e fins concebida pelo agente correspondência na realidade objetiva. Interesse e saber científico determinam a ação lógica.

Segundo Pareto, os homens não são seres racionais. Eles empregam raciocínio para dar aparência racional à ação não lógicas.

  • Ações não lógicas -> Onde a relação entre meios e fins imaginada pelo agente não corresponde à imposta realidade objetiva. A maior parte das ações humanas são dessa natureza.

Ações não lógicas são diferentes das ilógicas.

Ações não lógicas mesmo partindo de um equívoco sobre a relação entre meios efins. Na realidade objetiva possuía uma lógica interna e coerência em suas premissas. Ações não lógicas possuem dois componentes em sua estrutura: resíduos e derivações.

  • Resíduos-> são as determinantes das ações não lógicas. Se originam dos sentimentos e instintos humanos.

  • Derivações-> racionalizações criadas pelo homem para justificar e legitimizar seus atos, aceitando sua natureza endógena para apresentá-las como lógicas e adequadas à realidade. Cumprem o objetivo de apresentar como lógicas e racionais as manifestações de sentimentos e instintos humanos.

6 Tipos de resíduos:

-Instinto para combinações

-Persistência dos agregados

-Necessidade de manifestar sentimentos por meio de atos exteriores

-Sociabilidade

-Integridade do indivíduo

-Resíduos sexuais

1)Instinto para combinações

Uma força criadora da história e comporta a necessidade associações de idéias e de desenvolvimentos lógicos que impulsionam o progresso intelectual da humanidade e da

civilização.

2) Persistência dos agregados

A persistência dos agregados exerce a função contrária: de preservação da inércia e do estado vigente dos laços de sociabilidade.

As derivações são classificadas em quatro tipos

-simples afirmações

-argumento de autoridade

-apelando a sentimentos ou princípios

-provas verbais

Em todos os casos representam justificativas não demonstráveis experimentalmente ou empiricamente. Entre as crenças religiosas e as teorias revolucionárias (como o marxismo) não há diferença substantiva, apenas de grau.

Conceito de elite: classe eleita subdividida em: elites de governo e de não-governo.

Conceito: aquela formada pelos indivíduos que apresentam qualidades diferenciais em relação aos demais em suas áreas de competência específicas.

Classe não-eleita é composta pela grande maioria.

As elites tendem a criar regras endógenas de reprodução e se transformam em aristocracias. Há um descolamento progressivo entre as qualidades de seus membros e as qualidades diferenciais dos indivíduos. Para se renovar uma aristocracia deveria se integrar membros das classes inferiores para reforçar a qualidade de seus membros. Ex) filhos herdam as riquezas, mas não a qualidade de seus pais. Logo, há uma  estagnação na aristocracia.

As elites ainda se dividem conforme o tipo de resíduo que orienta suas ações.

Tipos de Elites

Resíduo I - Elites Políticas

Os resíduos de tipo I se concentrariam nas raposas, especuladores e homens de ciência, que propensos a

criatividade e à inovação se dedicariam à persuasão ao invés da força como estilo de

governo, no caso das elites políticas; ao risco ao invés da segurança, no caso das elites

econômicas; às elaborações do pensamento ao invés da certeza da fé, no caso das elites

intelectuais.

Governo/Raposas (persuasão)

Especuladores

Homens de ciência

Resíduo II - Elites econômicas

Leões (força)

comandada pelos leões, que empregaria a violência, o apelo à fé, e a contenção da especulação para restabelecer o equilíbrio social. Uma vez restabelecida a ordem, a longo prazo os resíduos de tipo I voltariam a

predominar reiniciando o que o autor chama de ciclos de mútua dependência.

 O percurso cíclico seria normalmente o seguinte: as elites que acumulam resíduos do tipo I, promovem processos de transformação social que

ameaçam as regras da sociabilidade vigentes em favor dos egoísmos e interesses

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