TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Surgimento E Importância Da Sociologia Em Diferentes Disciplinas

Dissertações: Surgimento E Importância Da Sociologia Em Diferentes Disciplinas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  3.342 Palavras (14 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 14

Introdução

Diariamente estamos envolvidos social e politicamente com nossos pares e concorrentes em pequenos ou grandes grupos, interagindo-nos socialmente e disputando espaços político, cultural e econômico na sociedade.

Como a interação social não escolhe dia, local, universidade, formação, curso, disciplina ou grupo social, ocorrendo na família, clube, universidade, trabalho, ônibus e sala de aula, é indicativo que nos aprofundemos no estudo da ciência sociologia, visando compreendermos o todo da sociedade e suas formas de organização e disputas pelo controle dos espaços e dos poderes.

Desta forma, a sociologia tem por objeto estudar as interações e relações sociais em e nos grupos e tudo que neles ocorrem e decorrem socialmente (maneiras de pensar, sentir e agir), formas de controle e de disputas, o que direta e indiretamente influencia no comportamento e na estrutura social do grupo, da sociedade e dos poderes.

Independente dos cursos de graduação (administração, contabilidade, economia, enfermagem, educação física, direito, pedagogia, matemática, letras...), não há justificativas que sustentem questionamentos sobre a não importância do estudo da sociologia, considerando que, primeiro, vivemos em sociedade e em grupo social, interagindo-nos uns com os outros, o que por si, justifica o estudo da sociologia. Não nascemos isolados e vivemos em comunidade. Ao adentrarmos o mundo do trabalho, temos que nos adaptar a uma realidade nova e trabalharmos em equipe, onde as disputas podem ser acirradas, honestas e desonestas. Enfim, a sociologia na formação do estudante ou pesquisador acadêmico objetiva possibilitar que o mesmo tenha um conhecimento sustentável sobre a sociedade que ele está inserido, contribuindo com os mais diferentes debates sociais e políticos por meio da pesquisa bibliográfica e de campo. Destacamos que, independente do curso de cada acadêmico, em princípio todos são pesquisadores.

Social e profissionalmente estamos em contato com pessoas na empresa, sala de aula ou em um consultório. Sempre estamos nos socializando, interagindo com pessoas, influenciando ou sendo influenciado por elas e ou pelo grupo social do qual fazemos parte: clube, igreja, associação, universidade, sindicato...

Antes do surgimento do termo sociologia

Na antiguidade ou no presente, nenhum tipo de animal viveu só. Os agrupamentos sociais marcaram e marcam o convívio social, seja por questões de convívio e instinto, seja por questões de defesa pessoal e do grupo. Assim surgiram os governos no Egito, Mesopotâmia, Roma ou Brasil, no Oriente e no Ocidente. O marcante é a vivência grupal, socializando-se. Destacamos que os animais racionais (os homens) avançaram neste processo e desenvolveram habilidades que outros animais (os irracionais) não desenvolveram e continuaram a viver como se na pré-história.

A evolução do animal racional foi tamanha que na contemporaneidade tem sido capaz de sua autodestruição por meio do desenvolvimento da ciência e da tecnologia contra si e seus pares, por meio de bombas como atômica e das guerras. Por outro lado, esta evolução foi resultado do desenvolvimento da escrita e da fala na antiguidade, contribuindo para o surgimento de várias áreas das ciências e da comunicação dos componentes dos grupos.

Destaque-se que a comunicação – por meio da fala – entre os animais racionais ocorre há séculos – milhares, milhões ou bilhões de anos – e, mesmo que a fala não tivesse existido, estariam os animais, talvez irracionais, vivendo em grupo, pois a vida em grupo faz parte dos animais, independente de sua categoria por espécie. Diferente da fala praticada entre os animais racionais, a escrita não passava de rabiscos ou desenhos soltos que se evoluiu aos poucos, por séculos. A fala tem sido reconhecida como a primeira grande revolução da história? Sem a Revolução “Fala”, os animais racionais (categorizados como seres humanos) teriam tido dificuldades de comunicação entre eles e entre outros diferentes grupos sociais.

Por que não reconhecer também que a segunda grande revolução da história foi o desenvolvimento da escrita e de sua interpretação, a leitura? ARevolução da Escrita e da Leitura também foi resultado de um processo histórico lento e gradual, que perpassou milhares ou milhões de anos e que só foi datado pelos historiadores e cientistas há aproximadamente cinco mil anos a.C.

A Revolução da Escrita e Leitura foi resultado de brincadeiras, erros e acertos na interpretação de sinais e rabiscos entre crianças, jovens e adultos, homens e mulheres da antiguidade.

As revoluções da fala, escrita e leitura não significaram o início da vida em sociedade, mas o aperfeiçoamento e desenvolvimento da vida em sociedade, resultando na organização das cidades-estados e no aperfeiçoamento das técnicas e da ciência que continua em desenvolvimento.

Por que não reconhecer que as revoluções da fala e da escrita possibilitaram a revolução do conhecimento e que foram mais importantes que as revoluções Francesa e a Industrial? Foram elas, enquanto revoluções ainda na antiguidade que possibilitaram os diferentes grupos sociais antigos a se comunicarem e a desenvolver rápidas habilidades e criatividades a partir de 5.000 a.C., resultando no desenvolvimento da ciência e tecnologia contemporânea, assim como na concretização de centenas de guerras civis e militares, com armas bélicas e atômicas, locais, regionais e mundiais.

Sem a Revolução da Escrita talvez não soubéssemos das experiências políticas dos impérios do Egito, Mesopotâmia, Grécia e Roma. Não soubéssemos das formas de organização das religiões e culturas antigas e medievais. Não tivéssemos tido o mundo feudal e o Renascimento das idéias, nem vivenciado a ambição de Hitler em dominar o mundo através da Alemanha e não estaríamos presenciando o Império Americano intervindo político e militarmente em todos os espaços da terra, apesar da ascensão economia da China e da organização dos grupos das intituladas potências dos oito países mais ricos da terra ou vinte países com potencial visibilidade econômica, assim como blocos econômicos organizados nas diferentes partes dos continentes como a UNIÃO EUROPÉIA; NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio); MERCOSUL (Mercado Comum do Sul); PACTO ANDINO; APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico); ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático); SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral); MCCA (Mercado Comum Centro-Americano) ou Aliança do Pacífico (bloco econômico latino-americano).

Sem a Revolução da Escrita, o que seria da documentação histórica sobre a divisão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com