Petrobras
Casos: Petrobras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leonardohenrique • 25/3/2015 • 1.266 Palavras (6 Páginas) • 150 Visualizações
PETROBRAS
Trabalho a ser apresentado ao Prof. Carlos Roberto Alves, na disciplina de Gestão Socioambiental para obtenção de nota parcial para o primeiro semestre do ano letivo de 2012.
LARANJEIRAS DO SUL - 2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A gestão socioambiental desde a década de 1990 tem sido foco das grandes empresas do nosso país e a mais tempo do restante do mundo. É muito importante, principalmente para as grandes, trabalhar com as questões sociais e ambientais que as cercam. Aplicando seus resultados financeiros em programas sociais, como os de erradicação da fome, o investimento em geração de empregos e renda, na educação e preservação da cultura, e também no desenvolvimento de soluções ambientais, como a destinação de resíduos, preservação de florestas, estudos para redução do impacto ambiental mediante a produção industrial, entre outras muitas situações.
Mais recentemente, esse aspecto tem se tornado um grande diferencial para as pequenas empresas, mas maior ainda para as grandes, onde além da tradição e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, demonstram a sua preocupação com o bem-estar de seus clientes e das futuras gerações.
Outro aspecto a relevar das grandes empresas, é que do total de empresas instaladas no Brasil, cerca de 10% são responsáveis por aproximadamente 90% do PIB anual, ou seja, alguma destinação, além da simples distribuição dos resultados entre os sócios e acionistas, deveria ser feita sem “direito a negar”.
A Petrobras S/A, uma das principais empresas do país, inclusive estatal, é uma empresa muito interessante a ser estudada, a qual possui grande movimento, principalmente ambiental, mas também social. Conforme será possível apreciar mais adiante, ela divulga balanços sociais periodicamente junto com suas demonstrações contábeis, e apresenta-se como modelo de instituição a ser seguido.
2. PETROBRAS
2.1. PERFIL
A Petrobrás foi fundada em 1953, é uma sociedade anônima de capital aberto, com atividades em 30 países e em todos os continentes. Líder do setor petrolífero no Brasil, ocupa a terceira posição no mercado internacional das companhias de energia. Atua nos segmentos de exploração e produção, refino, comercialização e transporte de óleo e gás natural, petroquímica, distribuição de derivados, energia elétrica, biocombustíveis e outras fontes renováveis de energia.
2.2. MISSÃO
“Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua.”
2.3. VISÃO 2020
“Seremos uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida pelos nossos públicos de interesse.”
2.4. ATRIBUTOS DA VISÃO 2020
Sua atuação se destacará por: forte presença internacional; referência mundial em biocombustíveis; excelência operacional, em gestão, em eficiência energética, em recursos humanos e em tecnologia; rentabilidade; referência em responsabilidade social e ambiental; comprometimento com o desenvolvimento sustentável.
3. PARÂMETROS PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO
Com sede em Amsterdã, na Holanda, a Petrobras reúne representantes de governos, empresas, ONGs e especialistas, com o objetivo de definir parâmetros e indicadores de gestão para a construção dos relatórios anuais e de sustentabilidade. Seu relatório de sustentabilidade tem base nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), versão G3.
Atualmente, esse modelo de relato é o mais utilizado por companhias de excelência nos diversos segmentos do mundo todo. Apresentam anualmente, ao seu público de interesse, o relatório de sustentabilidade com o desempenho econômico, social e ambiental, focado principalmente na integração dos três pilares de sua estratégia corporativa: crescimento, rentabilidade e responsabilidade social. As informações disponíveis no documento cobrem o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano.
O relato de sustentabilidade da Petrobras atinge o nível A+ de aplicação, pois apresenta informações sobre todos os indicadores de desempenho definidos como essenciais nas diretrizes GRI. Utilizam uma matriz de materialidade para a definição e a priorização de conteúdos que são considerados mais relevantes pelos públicos de interesse da Petrobras e pela companhia, são abordados no documento impresso. Outras informações estão disponíveis na versão on-line deste relatório, no site da Petrobras.
A Subcomissão de Elaboração e Avaliação de Relatórios de Responsabilidade Social conduz o processo de elaboração do relatório de sustentabilidade da companhia. Composta por representantes de 24 áreas e subsidiárias do Sistema Petrobras, a subcomissão consolida as informações compiladas e apuradas por uma rede com aproximadamente 300 colaboradores.
Além disso, analisa as informações publicadas no relato para, posteriormente, desenvolver ações de melhoria de gestão na companhia.
4. ATUAÇÃO NO MERCADO NACIONAL
A Petrobras tem uma produção diária de 2.338 mil barris de óleo equivalente de petróleo e gás natural. A média de produção diária total, somando Brasil e exterior, é de
...