Portifólio Individual
Trabalho Escolar: Portifólio Individual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Junior_g3 • 15/11/2014 • 1.125 Palavras (5 Páginas) • 1.890 Visualizações
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:
Memorial do Processo de Institucionalização da Gestão Pública
Trabalho de Gestão Pública apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Tópicos especiais em Gestão Pública, Planejamento Urbano e Ambiental, Gestão de Projetos Públicos e Organização dos Estados Federativos, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia da Informação na Gestão Pública.
Orientadores: Prof(s) Merris Mozer, Maria Angela Santini, Maria Lucimar Pereira, Thiago Domingos e Leuter Cardoso Junior.
GILBERTO OLIVEIRA DA CRUZ JUNIOR
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 3
2 DESENVOLVIMENTO ............................................................................................. 4
2.1 GESTÃO PÚBLICA ........................................................................................... 4
2.1.1 Gestão Pública – Origem ............................................................................ 5
2.2 GESTÃO PÚBLICA: PÚBLICO-ALVO E SUA FUNÇÃO NA ATUALIDADE ...... 6
2.3 SISTEMA DE INFORMAÇÃO INTEGRADO NA GESTÃO PÚBLICA................ 6
2.4 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO X DESENVOLVIMENTO SOCIAL ......... 7
3 CONCLUSÃO ........................................................................................................... 8
REFERÊNCIAS .......................................................................................................... 9
3
1 INTRODUÇÃO
Trabalhar como gestor, e muito mais do que comandar uma equipe ou organização, é trabalhar em favor dos principais interesses da sociedade. As pessoas estão sempre esperando que o gestor público faça a sua parte porém temos que conhecer a real necessidade dela para termos meios de ajudá-las, e assim fazermos um atendimento ao público de excelência melhorando assim a qualidade do atendimento gerando no setor publico uma qualidade do setor privado.
4
2 DESENVOLVIMENTO
As organizações, seja ela privada ou pública, precisa ser gerida por pessoas que tenham total domínio de suas atividades cotidianas. No caso do setor público, a tarefa torna-se ainda mais complexa devido as tantas particularidades envolvendo o setor.
Ouvimos sempre falar em gestores públicos que não conseguem produzir as suas obrigações, porém ouve-se bem pouco a respeito dos que trabalham diariamente para surpreender não só os superiores como a sociedade. Afinal, é a população a grande responsável pela gestão de seus municípios, de seu Estado e de seu País. São as pessoas que dão o poder às figuras políticas que se propõem a melhorar a vida em sociedade.
2.1 GESTÃO PÚBLICA
A gestão pública é um campo de conhecimento voltado para o que é de todos, realizada através da utilização de novas práticas no desenvolvimento de atividades públicas. Abrange várias áreas de interesse público e social, buscando maneiras de melhorar questões que afetam a vida em sociedade.
A gestão pública é a grande responsável pelo desenvolvimento de uma nação, seja ele urbano ou econômico e esse desenvolvimento não pode ser alcançado sem um bom planejamento estratégico, sem uma gestão de projetos centrada nas reais necessidades sociais e sem que o gestor tenha conhecimento dos limites de suas ações.
5
2.1.1 Gestão Pública – Origem
A administração pública surgiu utilizando o modelo patrimonialista, nos Estados Absolutistas no século XVIII. Nesse modelo havia muita corrupção e o nepotismo deixou sua marca. Os funcionários eram considerados como membros da própria nobreza mas raramente trabalhavam.
Em seguida surgiu o modelo burocrático, que buscava combater os maus resquícios deixados pela gestão patrimonialista. São pontos fortes desse modelo: hierarquia funcional, que referia-se à sucessão de cargos e funções que permitia que houvesse delegação de tarefas e autoridade e fazia com que todos conhecessem as atividades inerentes a seus cargos; a impessoalidade; o formalismo, entre outros. Com isso os servidores tinham perspectivas de carreira pública e estavam sempre buscando se profissionalizar.
E sendo assim apareceu o modelo gerencial, “a solução dos problemas burocráticos”, que pregava a eficiência, reduzindo custos e aumentando a qualidade dos serviços através de uma nova cultura gerencial. Já que o cidadão é o principal beneficiário dos serviços que o Estado oferece, ele passa a ser visto como peça chave para o bom desempenho da atividade pública.
6
2.2 GESTÃO PÚBLICA: PÚBLICO-ALVO E SUA FUNÇÃO NA ATUALIDADE
Na gestão pública burocrática os assuntos privados são separados dos assuntos de ordem pública e isso também separa quem decide de quem executa. No Brasil o povo decide quem irá governar e tomar as decisões e estes delegam “cargos de confiança” de acordo com uma dinâmica político-partidária. Devido a isso há uma divisão de poderes e o servidor público acaba servindo ao
...