Porto Real, A Cidade Do Futuro Promovendo A Inclusão Digital.
Monografias: Porto Real, A Cidade Do Futuro Promovendo A Inclusão Digital.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ariane.americo • 21/9/2014 • 564 Palavras (3 Páginas) • 532 Visualizações
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo avaliar e compreender as funções do quiosque do saber no município de Porto Real. Com o objetivo de promover a Inclusão digital quiosque do saber foi implantado na cidade conforme a Lei Municipal n° 421 art. 1°, e a sua finalidade é atender a população oferecendo um espaço equipado com computadores, acesso a internet e uma mini-biblioteca com mais de dois mil exemplares atualizados.
Essa política pública quando implantada há oito anos, tinha como alvo a população carente que não tinha acesso à internet, então ela passou a ser muito forte no município suprindo as necessidades desse público. Mas agora com a forte industrialização sofrida nos últimos anos isso mudou e essa política pública deixou de ser tão fundamental para o município já que a maioria da população dispõe de internet em suas residências.
PALAVRAS-CHAVES
Quiosque do saber. Internet. Município. População.
Porto Real, a cidade do futuro promovendo a inclusão digital.
Tradicionalmente impulsionada pela pecuária leiteira, à cidade atualmente é também um pólo metal-mecânico, status alcançado após a instalação da gigante automotiva Peugeot-Citroën, em 2001. Localizada na região do Médio Paraíba, a cidade teve taxa de crescimento de 1.288,3% nos últimos cinco anos, e o PIB per capita alcançou a marca de R$ 216.506,46 (IBGE/2010), segunda maior do estado.
Foi neste contexto que, em 2005, começou a ser implementado o projeto de digitalização de Porto Real. O quiosque do saber hoje é uma política pública da Secretaria Municipal de Esporte Cultura e Lazer (SMELC). São cinco quiosques localizados nos principais bairros da cidade e mais três estão prontos para serem inaugurados.
Atualmente, os quiosques do saber são espaços públicos em que a prefeitura disponibiliza gratuitamente a população acesso à internet, educação e cultura, por meio de biblioteca. Ele permitir que qualquer cidadão, jovem ou idoso, tenha acesso à rede mundial de computadores e isso inclui moradores de Porto Real ou de cidades vizinhas, como também pessoas que estejam a trabalho na cidade.
Quando os primeiros quiosques foram inaugurados a demanda era maior porque os munícipes não tinham acesso à internet em suas casas, porém agora com a era da tecnologia tudo ficou mais fácil e a demanda de usuários caiu. Segundo o instrutor de um dos maiores quiosques, no início eram mais ou menos quarenta atendimentos ao dia e hoje gira em torno de doze a quinze atendimentos ao dia.
De acordo com um levantamento feito pela empresa responsável, durante todo o ano passado, 2.603 pessoas utilizaram todas as quatro unidades instaladas na cidade, sendo 51% mulheres e 49% homens. Ao todo foram 17.092 acessos para pesquisas na internet (94%) e atividades educativas (5%). Os Quiosques do Saber ainda possuem um acervo de mais de dois mil livros para pesquisas e empréstimos. No entanto, a procura não atinge 0,5%
...