Projeto Eu Gosto De Ler
Trabalho Escolar: Projeto Eu Gosto De Ler. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sousakezia • 26/2/2015 • 1.573 Palavras (7 Páginas) • 425 Visualizações
1-PROPONENTE
1-1-Representante legal
Cícera Araujo
1.2 - Histórico
Aproximadamente 673 alunos estudam na Escola Presidente Costa e Silva, inaugurada em 19 de Março de 1977, está localizada na Rua Bom Jardim s/n no Centro da Cidade de Senador La Rocque-MA. A escola tem 20 salas, uma biblioteca, um laboratório de informática e uma sala do AEE. O objetivo é socializar as crianças para o gosto pela leitura e escrita dessa escola.
Diante da realidade constatada na escola Presidente Costa e Silva perceberam a necessidade de desenvolvermos um projeto de leitura e escrita que visa buscar de forma integral o aprimoramento de propostas pedagógicas, proporcionando ao educando uma sistemática educativa para o desenvolvimento de suas habilidades.
O projeto visa também, mobilizar o aluno para o ato da leitura. Fazer o aluno recuperar o gosto de ler. Em cada dia da semana serão propostas atividades envolvendo a leitura que serão realizadas: Troca-troca de livros entre alunos e professores, sarau de poesias, leitura de livros infantis entre outras atividades. A Escola Presidente Costa e Silva, sempre teve a preocupação de formar o aluno leitor, um aluno capaz de ler e interpretar o que ver. Essa preocupação tomou novos rumos buscando uma melhor proposta de como se trabalhar a leitura e escrita em sala de aula.
Iniciaremos um trabalho de reflexão sobre a leitura, segundo o PCN de Língua Portuguesa na pág. 53..."O trabalho com leitura tem como finalidade a formação de leitores competentes e, conseqüentemente a formação de escritores”. Com isso a aprender a ler, não é promessa de satisfação no futuro, ou uma recompensa como: elogios, boas notas, um tratamento especial ou evitar alguma punição, mas ser capaz de ler. A escola Municipal Presidente Costa e Silva acredita que o projeto desenvolvido é um caminho para que os alunos descubram que são capazes de ler, e com isso, aprendam ler e escrever bem.
Sabendo que na escola a prática de leitura é necessária e percebendo a falta de motivação e o descanso de nosso aluno em relação à leitura vai-se executar este projeto para tentar solucionar ou amenizar o grande problema que é a dificuldade de leitura dos educados dessa determinada escola.
2-DADOS DO PROJETO
1.1 Instituição:
Escola Presidente Costa e Silva
1.2 Tema:
Projeto eu gosto de ler
1.3 Autoras:
1.4 Orientadora:
Lilian
1.5 Curso:
Serviço Social
Outubro, Novembro e Dezembro
3- JUSTIFICATIVA
De acordo com a LDB toda criança deve aprender ler e escrever até o 3º ano. Mas o que podemos perceber é que essa realidade está longe de ser alcançada, em inúmeras escolas do Brasil, em especial na Escola presidente Costa e Silva, alvo de nosso projeto.
Como nos esclarece Maturana:
[...] “todo afazer humano se dá na linguagem, e o que na vida dos seres humanos não se dá na linguagem não é afazer humano; ao mesmo tempo, como todo afazer humano se dá a partir de uma emoção, nada do que seja humano ocorre fora do entrelaçamento do linguajar com o emocionar e, portanto, o humano se vive sempre num conversar”.
Aprender uma língua não é somente aprender as palavras, mas também seus significados culturais e, com eles, os modos pelos quais as pessoas do seu meio sócio-cultural entendem e interpretam a realidade. A linguagem constitui um dos eixos básicos no desenvolvimento da criança, dada sua importância na formação, interação e na construção de conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento. Convivendo, interagindo com os outros seres humanos por meio da imitação e modelagem a criança vai adquirindo a linguagem conduta básica – para suas futuras aquisições.
O ato de ler nos possibilita representar as complexas abstrações que são o fundamento de nossa sociedade. No desenvolvimento da linguagem, intervêm fatores biológicos e ambientais. A execução de tarefas construtivas práticas é uma das formas manifestadas da atividade intelectual do homem. A segunda forma, muito mais elevada, é o pensamento discursivo ou lógico-verbal, mediante o qual o homem, baseando-se nos códigos da linguagem, é capaz de ultrapassar os marcos da percepção sensorial, refletir sobre relações simples e complexas, formar conceitos, elaborar conclusões e resolver problemas teóricos complicados. Essa forma de pensamento é singularmente importante, já que serve como base à assimilação e ao emprego dos conhecimentos e como meio fundamental da atividade cognitiva complexa do homem.
. A leitura é um fenômeno de utilização de signos linguísticosr e não um fenômeno de sinais impressos para decifrar. O que proporciona o significado é a escrita relacionada ao contexto em que se encontra. No ato da leitura, sempre está envolvido o uso múltiplo de muitos índices, e a escrita é uma parte delas. Para que se tenha uma visão mais geral do que vem a ser a leitura e sua dimensão, conceitos de leitura abordados por Silva (1983), em Leitura e realidade brasileira, e outros definem o ato de ler como uma necessidade concreta para aquisição de significados e, conseqüentemente, de experiências nas sociedades onde a escrita se faz presente.
Vygotsky (1996) vê a "[...] leitura como um ato de reconstrução dos processos de produção".Charmeux (2000) diz que "[...] ler um projeto é entender compreender plenamente um texto"."Ler é compreender", diz Cagliari (1989) "[...] pois a leitura não se efetiva sem compreensão".
Mas o que é ler? O dicionário
...