Quais são Os Tipos De Poder, E O Que é A CCJ
Trabalho Escolar: Quais são Os Tipos De Poder, E O Que é A CCJ. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: keekepereira • 25/5/2014 • 406 Palavras (2 Páginas) • 713 Visualizações
1) O que é o poder constituinte originário?
É aquele poder atribuído a um número determinado de seres humanos, que irão exercer um poder soberano em nome de todos os demais integrados numa sociedade política, estável, de âmbito geral e de base territorial tendo por fim governar pessoas e administrar os meios segundo os fins dessa associação, a qual conhecemos como Estado. Este poder é capaz de estabelecer uma nova ordem constitucional, sendo responsável pelas leis fundamentais de sua respectiva nação. É dotado deste poder todo o indivíduo a quem se atribui a tarefa de criar as leis fundamentais do Estado, que servirão de orientadoras para todas as leis infraconstitucionais.
O Poder Constituinte Originário pode assumir duas formas, que são:
Poder Constituinte Originário Histórico - Poder atribuído àqueles que pela primeira vez elaboram a Constituição de um Estado, responsáveis por sua primeira forma estrutural.
Poder Constituinte Originário Revolucionário - é todo o poder responsável pela criação de constituições que se sobrepõem à primeira. É revolucionário todo o poder constituinte que rompa com um poder constituinte previamente estabelecido em uma determinada nação soberana.
2) O que é o poder constituinte reformador?
O Poder Constituinte derivado reformador, denominado por parte da doutrina de competência reformadora, consiste na possibilidade de alterar-se o texto constitucional, respeitando-se a regulamentação especial prevista na própria Constituição Federal e será exercitado por determinados órgãos com caráter representativo. No Brasil, pelo Congresso Nacional. Logicamente, só estará presente nas Constituições rígidas e será estudado mais adiante no capítulo sobre emendas constitucionais.
3) Quais são os limites do poder de Emenda? Especifique cada uma delas
a) Limitações procedimentais ou formais: referem-se aos órgãos competentes e aos procedimentos a serem observados na alteração do texto constitucional.
b) Limitações circunstanciais: são limitações consubstanciadas em normas aplicáveis a situações excepcionais, de extrema gravidade, nas quais a livre manifestação do poder derivado reformador possa estar ameaçada.
c) Limitações materiais: impedem a alteração de determinados conteúdos consagrados no texto constitucional. São as denominadas cláusulas pétreas.
4) O veto ou senção do Presidente da República é a parte final do processo legislativo . Explique
São enviados à sanção ou ao veto presidencial apenas os projetos de lei e os projetos de lei complementar, depois de aprovados tanto na Câmara dos Deputados, quanto no Senado Federal. O veto acontece quando o projeto é considerado inconstitucional ou contrário ao interesse público, e então o Presidente da República deve informar ao Congresso Nacional os motivos que o levou a vetar determinado projeto de lei.
...