Quatro tipos de sedimentos marinhos
Tese: Quatro tipos de sedimentos marinhos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Suelligton • 21/11/2014 • Tese • 306 Palavras (2 Páginas) • 876 Visualizações
Quatro tipos de sedimentos marinhos
sedimentos autogênicos, sedimentos biogênicos, sedimentos vulcanogênicos e sedimentos cosmogênicos.
Inorgânicos = fragmentos de rochas e grãos de minerais disponibilizados principalmente a partir do intemperismo das rochas sobre o continente.
Orgânicos = fragmentos de raízes, folhas, sementes, pólens, e fragmentos corporais moles ou não, degradados pela ação bacteriana.
Os sedimentos Biogênicos são constituídos basicamente por decomposição de animais marinhos e de plantas. Esse tipo de material é encontrado em águas com luz, pois esses organismos costumam viver em ambientes próximo a superfície.
Constantemente esses materiais estão sendo depositados nos fundos dos oceanos, e são mais comuns os derivados de micro organismos que habitam a superfície dos mares e oceanos.
Esses materiais sofrem grandes influencias no que se refere á temperatura da água do mar e luminosidade do ambiente. Temperatura e luminosidade podem ocasionar em uma decomposição mais ou menos acelerada, até por que se trata da decomposição de organismos vivos, apesar de serem muito pequenos (Algas e animais microscópicos).
Os sedimentos também são originados da decomposição de grandes animais marinhos de suas escamas esqueletos e ossos, estes contribuem com sua parcela para o equilíbrio da natureza.
Um dos minerais mais comuns de ocorrer a partir do processo de decomposição de materiais Biogênicos é o Calcário (justamente em influencia da temperatura do mar).
Fragmentos do exo e endoesqueletos de organismos marinhos.
Formação: incorporação biológica de minerais dissolvidos na água.
Composição: CaCO
3, MgCO3 e SiO2.
Organismos: fito e zooplâncton, moluscos, espongiários, briozoários,
ouriços do mar, macroalgas.
O tamanho das partículas - variam de cascalho à argila - depende
do tamanho do organismo e influencia da abrasão e dissolução.
Águas rasas: plataformas carbonáticas – corais e conchas -
cascalhos e areias biodetritíticas.
Mar profundo: vazas carbonáticas e silicosas – lama de
sedimentação pelágica
Cobrem cerca de 55% do fundo oceânico e
dominam a maior parte do oceano profundo.
Vazas carbonáticas de foraminíferos, pteropodes e
coccolitoforídeos;
Vazas silicosas de radiolários e diatomáceas;
componentes fosfáticos de ossos de peixes e
dentes
...