REGIONALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO BRIC
Seminário: REGIONALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO BRIC. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: felipeacai • 17/5/2014 • Seminário • 2.036 Palavras (9 Páginas) • 346 Visualizações
REGIONALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO BRIC(S)
BRIC = 4 PAISES COLOCADOS LADO A LADO EM 2001 ATÉ 2050, ASSOCIADOS COMO PROMESSA DE ECONOMIA DIFERENCIADA, SÃO ELES: BRASIL / RUSSIA / INDIA / CHINA.SUPERANDO O G6 E O G7. (S) = HOUVE ENTÃO, NO DIA 13/04/2011 A ENTRAD DE MAIS UM PAIS DENTRE ESSE GRUPO A AFRICA DO SUL. FAZENDO COM QUE ESSE FRUPO SE CHAMA-SE BRICS = GRUPO POLITICO DE COOPERAÇÃO. CONTUDO ESSES PAISES NÃO APRESENTAM IDH ALTO.
OS PAISES EM 1 ESTÁGIO SIMILAR DE MERCADO EMERGENTE, DEVIDO AO SEU DESENVOLVIMENTO ECONOMICO.
EXISTEM FORTES INDICADORES QUE OS 4 PAISES DO BRIC TÊM PROCURADO FORMAR 1 CLUBE POLITICO OU 1 ALIANÇA E ASSIM CONVERTER SEU CRESCENTE PODER ECONOMICO EM 1 MAIOR INFLUÊNCIA GEOPOLITICA. ELES SE ENCONTRAM ANUALMENTE.
O MEXICO E A COREIA DO SUL SÃO OUTROS PAISES COMPARAVEIS AO BRICS, POREM COM ECONOMIAS MAIS DESENVOLVIDAS, ELES ACABARAM SENDO EXCLUIDOS.
EXPECULA-SE QUE OS PAISES DO BRICS PODERAM SE TORNAR MAIOR FORÇA DA ECONOMIA MUNDIAL. ATÉ MAIOR QUE O G6 EM TERMOS DE DOLARES.
O ESTUDO RESSALTA QUE CADA UM DOS 4 POSSUEM INDICES DE ERRO, PARA QUE ISSO NÃO ACONTEÇA SÃO ELES: PREVISÕES NÃO SE CONCRETIZAREM, POLITICAS RUINS, MÁ SORTE, OU ATÉ MESMO ERRO NAS PROJEÇÕES.
O GRUPO POSSUIRA MAIS DE 40% DA POPULAÇÃO, E JUNTOS TERÃO O PIB DE MAIS DE 85
TRILHÕES.
CADA PAIS DO BRIC(S) DESENPENHA UMA TAREFA IMPORTANTISSIMA NO GRUPO:
BRASIL = FORNECE INSUMOS P/ AS GRANDES POTENCIAS DESSE GRUPO. SÃO ELES: AGUA / PETROLÉO / ALUMINIO / CANA DE AÇUCAR = ELEMENTO CHAVE . POREM ELE EXPORTARIA TAMBEM PRODUTOS AGROPECUÁRIOS COMO SOJA E BOI. O + IMPORTANTE É Q O BRASIL É 1 DAS MAIORES RESERVAS DE AGUA , FAUNA E FLORA. ELE EXPORTA PRODUTOS COM BAIXO VALOR AGREGADO, NO ENTANDO ELE GANHARIA MAIS SE EXPORTA-SE BENS FINAIS.
RUSSIA = FORNECER MATÉRIA PRIMA, MÃO DE OBRA QUALIFICADA, TECNOLOGIA DE PONTA HERDADA DA GUERRA FRIA E PODER MILITAR.
INDIA = TAMBEM GRANDE PODER MILITAR, CRESCIMENTO, TECNOLOGIA E INDUSTRIALIZAÇÃO.
CHINA = MAIOR POTÊNCIA, COM 2 MILHÕES DE HABITANTES, FORNECE PRODUTOS MAIS BARATOS. A MÉDIA DE SALÁRIO É DE 45 DOLÁRES. PQ O CUSTO DE VIDA LA É ZERO.OS PRODUTOS SÃO FORNECIDOS DIRETAMENTE PELO GOVERNO.
AFRICA DO SUL = LOCALIZAÇÃO, ESTRATÉGIA, POTENCIAL ECONOMICO E FORNECIMENTO DE MINÉRIOS.
A NOVA ETAPA DO DESENVOLVIMENTO DO CAPITALISMO MUNDIAL:
SURGE POR VOLTA DE 1980, PODENDO SER CARACTERIZADA COMO SENDO A DA MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITAL (DENOMINAÇÃO PRECISA PARA O FENOMENO DA GLOBALIZAÇÃO). A BASE DA GLOBALIZAÇÃO É A INTEGRAÇÃO DOS PAISES.
→ ESSE NOVO PERIODO CAPITALISTA DESENVOLVE NO MEIO DE 1 PROFUNDA CRISE DE SUPER PRODUÇÃO, MARCADA PELA PRODUÇÃO DISTRIBUTIVA.
→ 1 SÉRIE DE INDICADORES MACRO ECONOMICOS DA DECADA DE 90 APONTAM QUE A ECONOMIA AINDA ESTA EM 1 LONGA
DEPRESSÃO PERMECIDA POR MOMENTOS DE DESALERAÇÃO, RECESSÃO E CRESCIMENTO NÃO SUSTENTADO. É 1 REGIME DE ACUMULAÇÃO PREDOMINANTEMENTE FINANCEIRO(DINHEIRO ACUMULADO).
CADA PAIS NÃO CONSEGUE GERAR RIQUEZA P/ CRESCER ENTÃO ELE PRECISA AMPLIAR O MERCADO. AMPLIAR A DEMANDA PELOS PRODUTOS.POUPANÇA É O CONTRARIO DO INVESTIMENTO (DINHEIRO PARADO NÃO TEM, INVESTIMENTO).
TRAÇOS MACROECONÔMICOS:
1) TAXA DE CRESCIMENTO DO PIB MUITO BAIXA, INCLUSIVE EM PAISES COMO O JAPÃO, LOCOMOTIVA DA ECONOMIA MUNDIAL. SÓ É BAIXO O PIB, PQ O NIVEL DE PRODUÇÃO TAMBEM É MUITO BAIXO. O QUE GERA RECESSÃO.
2) DEFLAÇÃO RASTEJANTE(REDUÇÃO ACELERADA E GENERALIZADA DOS PREÇOS) OFERTA MAIOR QUE DEMANDA(SOBRANDO PRODUTO) ALTO NIVEL DE DESEMPREGO, RENDAS MENORES, NÃO PODEM COMPRAR, DINHEIRO INSUFICIENTE.
3) CONJUNTURA MUNDIAL, EXTREMAMENTE INSTAVÉL
4) ALTO NIVEL DE DESEMPREGO ESTRUTURAL
5) MARGINALIZAÇÃO DE REGIÕES INTERAS EM RELAÇÃO AO SISTEMA DE TROCAS (NÃO CONSEGUE GERAR PRODUTOS COM ALTO VALOR ADICIONADO, NÃO CONSEGUE ACOMPANHAR O CRESCIMENTO.
6) CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL CADA VEZ MAIS INTENSA,
→ GERADORA DE CONFLITOS COMERCIAIS ENTRE AS GRANDES POTÊNCIAS (EUA/EUROPA/JAPÃO).
→ SOMENTE CHOQUES EXTERNOS FINALIZAM ESSA DEPRESSÃO
→ O NOVO REGIME DE ACUMULAÇÃO É RENTISTA, PARASITÁRIO BASEADO NA CENTRALIZAÇÃO DO CAPITAL – DINHEIRO.
→ O PODER DESSE CAPITAL É SUSTENTADO PELO FMI (BANCO MUNDIAL DO ESTADO), MAIS PODEROSOS A QUALQUER CUSTO.
ANOS 80 HOUVE 1 EXCESSO DE
PRODUÇÃO, FOI FEITO APARTIR DE 1 PRODUÇÃO EMINENTEMENTE DESTRUTIVA, SIGNIFICA NÃO É SUSTENTAVEL, NÃO GERA NOVOS RECURSOS. MEIOS DE TROCA = É A DIFERENÇA DO QUE VC COMPRA, DO QUE VC VENDE. CHOQUE EXTERNO = GUERRA / INVASÕES DE PAIS / CRISES E CONFLITOS / REGIME RENTISTA (RENDA) / PARASITÁRIO (EXPLORAÇÃO DO OUTRO). ACUMULA RENDA NAS CUSTAS DOS OUTROS, RICO FICA CADA VEZ MAIS RICO E O POBRE CADA VEZ MAIS POBRE.
BLOCOS ECONOMICOS, A REGIONALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO:
→ NO MUNDO GLOBALIZADO, PARTICIPAR EFETIVAMENTE DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS SIGNIFICA: MANTER 1 BOM RELACIONAMENTE COMERCIAL COM OS DEMAIS PAISES OU BLOCOS (COMPRA O QUE PAIS VENDE, E VENDE PARA O PAIS AQUILO QUE ELE COMPRAR, COMPRANDO SEMPRE O BARATO E VENDENDO CARO).
→ ESTAR SEMPRE ATUALIZADO EM RELAÇÃO AS MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO DOS DIVERSOS AGENTES (GOVERNO / ONU...)
→ PARTICIPAR ATIVAMENTE DAS NEGOCIAÇÕES DE ACORDOS COMERCIAIS. HÁ REUNIÕES QUE DEMORAM ANOS P/ SEREM TRATADAS, AS VEZES 1 PAIS TROCA DE GOVERNO E AS ELEIÇÕES ACABAM RETROCEDENDO.
→ A PROLIFERAÇÃO DE ACORDO REGIONAIS MARCOU AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS SEGUNDO XV, NOS CAMPOS POLITICOS E ECONOMICOS. A LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL REGULA A CRIAÇÃO E A FORMAÇÃO DAS UNIÕES ADIANEIRAS(DIVISAS ENTRE PAISES) E ZONAS DE LIVRE COMERCIO (NÃO
PRECISAVA + SER GEOGRAFICA, HJ PODE SER FEITA VIA INTERNET, VIAGENS DE TREM,ONIBUS,AVIÃO...)
→ A JUSTIFICATIVA PARA A FORMAÇÃO DE BLOCOS ERA DE PROPICIAR MAIOR LIBERDADE DE COMERCIO MESMO QUE DESCRIMINATÓRIA(QUANDO VC RECUSA ALGUM PRODUTO), COM VISTAS AO APROVEITAMENTO DAS VANTAGENS COMPARATIVAS. A INTEGRAÇÃO CONTRIBUIRIA PARA GERAR GANHOS
...