Resenha Do Livro Freakonomics
Dissertações: Resenha Do Livro Freakonomics. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GPLo • 2/6/2014 • 2.732 Palavras (11 Páginas) • 1.097 Visualizações
Sumário
INTRODUÇÃO 01
1. "SABEDORIA CONVENCIONAL" x A PROPOSTA DOS AUTORES COM RELAÇÃO ÀS ESTRATÉGIAS. 02
2. AS IDEIAS DOA AUTORES EM UMA MÚSICA... 03
3. A ENTREVISTA 04-05
4. A ANÁLISE 06-11
4.1. PRIMEIRO CAPITULO - O QUE OS PROFESSORES E OS
LUTADORES DE SUMO TEM EM COMUM? 06
4.2. SEGUNDO CAPÍTULO - EM QUE A KU KLUX KLAN SE PARECE
COM UM GRUPO DE CORRETORES DE IMÓVEI 07
4.3. TERCEIRO CAPÍTULO - PORQUE OS TRAFICANTES CONTINUAM
MORANDO COM AS MÃES? 08
4.4. QUARTO CAPÍTULO - ONDE FORAM PARAR TODOS OS
CRIMINOSOS? 09
4.5. QUINTO CAPÍTULO - O QUE FAZ UM PAI SER PERFEITO? 10
4.6. SEXTO CAPÍTULO - PAIS PERFEITOS, PARTE II; OU UMA
ROSHANDA SERIA TÃO DOCE SE TIVESSE OUTRO NOME? 11
CONCLUSÃO 12
BIBLIOGRAFIA 13
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo analisar a obra "FREKONOMICS", relacionando os assuntos com os conteúdos e objetivos da disciplina "Teoria das Organizações", sugerir possíveis comentários ou relação extra.
A partir da leitura da obra foram percebidas diversas relações com a matéria no segmento proposto. Nesse sentido, foram realizadas essas relações a partir do que se observou quanto o ponto de vista do autor com o nosso atual conhecimento a matéria, apontando diversas relações
O Trabalho está composto por 04 capítulos, distribuídos da seguinte forma:
No primeiro capítulo foram feitas as considerações gerais, onde é abordado como ponto de partida o questionamento sobre a “sabedoria convencional”, comparando a proposta dos autores com relação às estratégias apresentadas no livro.
No segundo capítulo é apresentada uma música que para mim, representa a ideia dos autores.
No terceiro capítulo foi sintetizado um entrevista fictícia com os autores, tendo como tema: “As pessoas respondem a incentivos, embora não necessariamente de maneiras previsíveis ou manifestas.”.
No quarto capítulo é apresentada uma análise com os métodos e os procedimentos utilizados no livro, abordando a importância para profissionais (gestores e funcionários) de uma organização.
Por fim, é feita a conclusão, em que são exibidos os resultados alcançados, as recomendações para a empresa e para futuros trabalhos e as limitações encontradas durante o processo de realização deste.
1. "SABEDORIA CONVENCIONAL" x A PROPOSTA DOS AUTORES COM RELAÇÃO ÀS ESTRATÉGIAS.
Sabedoria convencional é tudo aquilo que é imposto pela sociedade, àquilo que estamos acostumados a ver e viver dia a dia e que nos foi ensinado a ser daquele jeito. Paradigmas impostos pela sociedade no qual não deve ocorrer mudanças, aquilo que já temos a idéia do que realmente é não mudamos, apenas vivemos aceitando.
Os autores do livro tentam nos tirar desses paradigmas, mostrando a economia e o mundo por um outro lado, de um novo jeito. Fazendo comparações para que o nosso entendimento seja facilmente compreendido. Nem sempre tudo aquilo que vemos em televisões, rádios e meios de comunicações é o que realmente é muitas das vezes o que é nos mostrado é simplesmente o que a mídia quer. Portanto o livro nos da uma nova visão do mundo, tirando-nos do patamar de influência da mídia.
2. AS IDEIAS DOA AUTORES EM UMA MÚSICA...
RPM – Revolução Por Minuto
Sinais de vida no país vizinho
Eu já não ando mais sozinho
Toca o telefone,
Chega um telegrama enfim
Ouvimos qualquer coisa de Brasília
Rumores falam em guerrilha
Foto no jornal,
Cadeia nacional
Viola o canto ingênuo do caboclo
Caiu o santo do pau oco
Foge pro riacho,
Foge que eu te acho sim
Fulano se atirou da ponte aérea
Não aguentou fila de espera
Apertar os cintos,
Preparar pra decolar
Nos chegam gritos da Ilha do Norte
Ensaios pra Dança da Morte
Tem disco pirata,
Tem vídeo cassete até
Agora a China bebe Coca-Cola
Aqui na esquina cheiram cola
Biodegradante
Aromatizante tem
3. A ENTREVISTA
Economistas possuem amplo conhecimento na área de estatística e análise de variáveis. Sabe-se que um dois maiores motivos por qual o livro é lido é o interesse em entender as suas conclusões feitas a partir de montanhas de pergunta, onde costumam virar de cabeça para baixo o senso comum. Porque vocês adotaram esses fatores como direção para a criação do livro?
Estudamos o mercado de como as pessoas reagem a certos acontecimentos, ou incentivos, como eles gostam de dizer. Assim, quando as perguntas certas são feitas
...