Resenha "O Mundo Segundo a Monsanto”
Por: Ingrid Barbosa • 11/5/2016 • Resenha • 343 Palavras (2 Páginas) • 9.478 Visualizações
[pic 1]Relações Internacionais
Pesquisa de Mercado Internacional
Resenha
“O Mundo Segundo a Monsanto”
Este documentário visa mostrar fatos sobre a empresa Monsanto, uma multinacional especializada em biotecnologia, trabalha na produção de alimentos transgênicos, pesticidas e outros tipos de insumos orgânicos. Sem preocupar-se com os riscos que seus produtos possam causar a população e ao meio ambiente conforme é exposto durante o documentário vários relatos de pessoas que sofrem por consequência dessas produções.
A multinacional fundada em 1901 tem como seu carro chefe um herbicida, Roundup Ready um produto altamente perigoso tanto para os humanos quanto para o meio ambiente. Utilizado para combater ervas-daninhas.
A empresa é responsável por poluir aguas e processada por ser a causa do aumento de índices de PCB’s dessa população. Sendo comprovado o desenvolvimento de câncer e em gestantes, os bebes podem nascer com retardamento mental e alterações hormonais.
Outras doenças representativas além do câncer, diabetes e hepatites são adquiridas após tomarem o leite sendo ocasionado pelos hormônios ultimados nos animais bovinos para a alteração na quantidade de leite.
Sendo comprovadas diversas mortes causadas pelo uso desses produtos, a empresa é processada em âmbito civil, nenhum processo foi executado penalmente, evidenciando a omissão de fatos presentes.
Os cientistas que denunciaram foram demitidos e castigados demonstrando o domínio dessa empresa tanto no Estado quanto na ciência.
O filme tem testemunhas de pacientes doentes e mortes causadas pela poluição que a empresa causou numa região dos EUA. O irmão do presidente da comunidade representa uma das mortes pelo desenvolvimento de câncer. Há reunião no qual a população se reúne para discutir os índices de PCB’s encontrado no sangue. Essas pessas abriram ações contra a empresa.
O foco principal é mostrar que a empresa tinha o conhecimento sobre esses riscos, mesmo sendo tóxico, continuaram a produzir sem se importar com os direitos humanos das pessoas de viver com dignidade e saúde. E o Estado deixando o livre acesso mesmo tendo consciência sobre a poluição e os riscos.
Enquanto o mercado continuar a dominar o Estado, a população e o meio ambiente continuaram a sofrer consequências.
...