Sociedade atual
Tese: Sociedade atual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: arthurpanquecas • 15/10/2013 • Tese • 980 Palavras (4 Páginas) • 609 Visualizações
Quais Interações sociais são existentes no cotidiano da sociedade atual?
Hoje em dia a interação social, é considerada como uma interação global, onde o mundo esta interligado, e por conta disso ha uma incidência muito menos de confusões relacionadas a Trabalho, Consumo e Sociedade, Pois antigamente não se havia o menos respeito e controle em relação ao Trabalho, ou seja causava uma intervenção no consumo e logicamente na Sociedade, mais ao passar do tempo, com leis e regras especificamos, conseguimos de certa forma ajustar o trabalho, trazendo um êxito maior sobre a Sociedade, e a forma que ela se interagem, tudo bem que vemos que hoje em dia, a grandes problemas, em relação a distribuição monetária, Mas de uma certa formas, podemos ver que sim, a Sociedade Evoluiu para melhor, e hoje temos e vemos tantos direitos aos trabalhadores, que acaba refletindo em uma sociedade mais limpa, logo após contarei um breve resumo do filmes ( A classe operaria vai ao paraíso) que mostrara, o porque sitei que que a sociedade evoluiu muito, e logo após o resumo, listei algumas características tirada do filme, em relação ao trabalho, consumo e sociedade.
Considerado como um dos clássicos do cinema político italiano dos anos 60 e 70 o filme “A classe operária vai ao paraíso”. Traz a tona à questão do debate em torno do engajamento dos operários na vida política européia e particularmente, italiana. Lulu personagem principal da trama é um operário padrão e por isso, desperta a ira dos colegas, pois é extremamente produtivo e tido como exemplo pela direção da empresa, essa busca desenfreada por produzir muito tem um propósito, a tentativa de ganhar um valor extra no salário referente a uma premiação por peça. Algo que o faz até mesmo submeter-se a servir de parâmetros para os demais colegas, os quais deveriam ser tão produtivo quanto Lulu. Depois de sofrer um acidente de trabalho, e na condição de desempregado, o operário é obrigado a encarar sua posição de indivíduo deformado pelo capital, vendedor de força de trabalho, consumidor de mercadorias, incapaz de corresponder à expectativa da família, dos companheiros de trabalho e do capital simultaneamente. Ele conscientiza-se da própria alienação, e paulatinamente se integra na atuação sindical, que culmina na sua readmissão ao emprego. Mas ele não é mais o mesmo operário modelo e não tem mais as mesmas ilusões de realização dentro do consumismo. Lulu tem como base o triple que são: o discurso extremista dos estudantes, a postura moderada e pragmática dos sindicalistas e, sobretudo, seu velho companheiro de trabalho, Militina, que devido ao trabalho da fábrica acabou enlouquecendo, indo parar em um manicômio. É possível perceber de forma espetacular a questão da alienação do trabalho no capitalismo ao observarmos a conversa de Lulú e Militina, onde este, tido como louco e dentro de sua ‘loucura’, lembra-se do questionamento que fazia sobre a utilidade das peças que produziam. O paraíso ao qual Lulu sonha é justamente o mundo capitalista da burguesia, ele gira em círculos com sua raiva, frustração, desânimo, sem saber como encontrar a solução para a existência auto-destrutiva em que vive, e a solução somente será descoberta ao custo de muita luta e sofrimento.
Trabalho Consumo e sociedade, Três temas que se interligam, Pois sem um deles, o outros dois não existiriam. Primeiro que, Trabalho, sem o consumo ou a sociedade, não teria princípios nem lógica para se mantiver Consumo sem trabalho ou Sociedade, não seria um negocio viável, pois não teria a mão de obra, nem a sociedade para levar, e Sociedade, é movida pelo trabalho e pelo consumo, uma sociedade que não apresenta isso, deixa de ser uma sociedade.
- Primeira coisa que notamos, que na época, representada, vemos uma sociedade, levada pela diferença monetária,
...