TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DA SOCIEDADE ATUAL E FUTURA

Exames: SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DA SOCIEDADE ATUAL E FUTURA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 5

SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DA SOCIEDADE ATUAL E FUTURA

Trabalho apresentado para atividade de Educação Ambiental da disciplina Princípios de Educação Ambiental.

MUZAMBINHO-MG

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

OBJETIVO 3

METODOLOGIA 4

DISCUSSÃO DOS RESULTADOS 5

CRONOGRAMA 6

RESULTADOS ESPERADOS 7

REFERENCIAL TEÓRICO 8

INTRODUÇÃO

A questão do meio ambiente vem sendo muito discutida nos últimos anos. Esta preocupação é bastante positiva quando se busca a preservação da natureza através da sensibilização do homem diante das medidas necessárias a serem tomadas em caráter de urgência, para garantir a sobrevivência do nosso planeta. Apesar da evolução da sociedade, é recente a preocupação com o meio ambiente. A sensibilização da sociedade para com os problemas ambientais é peça chave na mudança de comportamento, o que poderá levar à busca do desenvolvimento econômico, sem agredir a natureza.

O presente trabalho preocupa-se com a preservação da natureza, baseando-se nos princípios do direito ambiental. Diante do atual cenário de degradação ambiental, causada direta ou indiretamente pelo homem, faz-se necessária à pesquisa sobre as diversas maneiras de buscar a sensibilização da sociedade, através da aplicação dos princípios de direito ambiental, tema amplamente debatido na atualidade, por todo o mundo e por diversos cientistas.

OBJETIVO

O objetivo geral deste projeto é identificar o trabalho atualmente realizado na Sociedade Guaranesiana no sentido dos objetivos específicos são:

• Identificar os órgãos públicos e privados (na localidade) voltados para a conscientização e sensibilização da sociedade para os problemas ambientais que as afetam;

• Analisar programas de sensibilização e identificar sua contribuição para a sociedade;

• Identificar os fatores que impedem a sociedade de participar de programas de sensibilização ambiental;

• Dar pistas para futuros pesquisadores sobre como elaborar um programa de sensibilização ambiental que mobilize, de fato, a sociedade.

Mostrar para a sociedade os riscos iminentes no planeta terra, onde poderá melhorar com suas atitudes, transformar seus hábitos de vida comportamental relativamente ao meio ambiente.

Identificar os comportamentos de hábitos e de cultura das regiões onde será mais difícil acesso a informação para procurar atingir a meta esperada com a sensibilização para que as atitudes seja compreendida e mudado se não for de imediato, mas que chegue até eles a fundamental preocupação comas vidas atuais e vindouras.

METODOLOGIA

A pesquisa será iniciada com leitura de doutrina relacionada à proteção ambiental e a gestão urbanística, com livros indicados na bibliografia. Também serão realizadas pesquisas em Prefeituras, Câmara de Vereadores, etc. Pesquisando seus respectivos documentos como:

• Lei Orgânica Municipal;

• Legislação ambiental;

• Jornais e revistas;

• Entrevistas, será feito perguntas ao secretário do Meio Ambiente, como funciona coleta de lixo, seu destino, aterro sanitário, coletas lixo hospitalar, tratamento de água e esgoto, e todo o sistema de reciclagem do município.

• Licenciamento ambiental e direito de propriedade ambiental, pesquisando como se encontra adequação conforme lei vigente do país.

A pesquisa será baseada na pesquisa documental e bibliográfica, fazendo referência às obras doutrinárias das bibliotecas, bem como artigos científicos escritos por especialistas.

O procedimento adotado foi pesquisar livros, revistas e até mesmo, pesquisa de campo para constatar que a natureza é riquíssima para sociedade, fauna, flora em geral.

Foi pesquisado neste pré-projeto especificamente “Livro Gerais do Direito Ambiental”

DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

Muitas doenças são provocadas por falta de higiene ambiental, levando em conta os elementos da natureza que, em locais quando poluídos ou devastados por desmatamentos, queimadas, lixos contaminando as águas, solo, ar, flora, fauna e a paisagem, resultam em calamidades. Tais problemas poderiam ser minimizados caso a sociedade contribuísse impedindo a degradação ambiental que maximiza as catástrofes naturais. Destaca-se esta preocupação em várias conferências pelo mundo inteiro, citando a declaração do Rio de Janeiro de 1992, desde a declaração de Estolcomo, em 1972, convencionando que os recursos não renováveis do globo devem ser explorados de tal modo que não haja riscos de serem exauridos e que as vantagens extraídas de sua utilização sejam partilhadas a toda humanidade.

Importante sensibilizar a sociedade para convivência harmoniosa com o meio ambiente. Sempre somos surpreendidos com deslizamentos de terras, inundações perdas de vidas e prejuízos materiais.

Estes acontecimentos em geral são conseqüências do mau uso do lugar onde vive as pessoas sem conhecimento ou até mesmo ignora o perigo ocasionando catástrofe como acontecido no em Angra dos Reis, onde as construções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com