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TEORIAS E PRÁTICAS DO CURRÍCULO

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Por:   •  1/12/2013  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  1.063 Visualizações

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Questão 1:

Nota: Excelente

As Teorias Curriculares apresentadas foram contextualizadas por meio das Tendências e suas respectivas Pedagogias. Tendo em vista o quadro estudado associe respectivamente as Teorias Curriculares da coluna 1 às Pedagogias indicadas na coluna 2.

( 1 ) TEORIAS NÃO-CRÍTICAS ( ) Pedagogia no enfoque multicultural

( 2 ) TEORIAS CRÍTICAS ( ) Pedagogia Tradicional

( 3 ) TEORIAS PÓS-CRÍTICAS ( ) Pedagogia Libertária

( ) Pedagogia Histórico-Crítica

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as Teorias e suas respectivas Pedagogias:

Alternativas:

1 - 1 – 2 – 3 – 1.

2 - 2 – 3 – 2 – 1.

3 - 2 – 1 – 1 – 3.

4 - 3 – 3 – 1 – 2.

5 - 3 – 1 – 2 – 2.

Sua resposta:

5 - 3 – 1 – 2 – 2.

Resposta gabarito

3 – 1 – 2 – 2.

Comentário do gabarito

As teorias curriculares não-críticas: pedagogia tradicional, tecnicista e pedagogia renovada. As teorias curriculares críticas: teorias crítico-reprodutivistas, pedagogia libertadora e libertária e pedagogia crítico social dos conteúdos. As teorias curriculares pós-críticas: enfoques multiculturais.

________________________________________

Questão 2:

Nota: Excelente

De acordo com o que estudamos nesta Unidade, o currículo seleciona os valores culturais de uma determinada época histórica e suas ideologias para transmitir às novas gerações os modos de ver, de sentir, de pensar, de sonhar os valores e de compreender as regras sociais. Além disso, sabemos que na escola trabalhamos com as diferenças culturais. Dessa forma, para que as escolas apresentem um currículo que albergue o multiculturalismo, o que é necessário?

Alternativas:

1 - Um plano previamente estabelecido, com conteúdo, objetivos, metodologia e avaliação.

2 - Na escola não é possível pensar em educação sem pensar no social. Sendo que o currículo estará sempre aberto, nunca previamente pronto.

3 - É muito difícil incluir um currículo que trabalhe o multiculturalismo, é preferível tratar todos como seres iguais.

4 - Não é relevante para a escola trabalhar as diferenças sociais, já que o papel da mesma é só ensinar a ler e a escrever.

5 - A questão cultural é algo secundário na elaboração do currículo, pois a escola não deve, necessariamente, atender às demandas educacionais, históricas e sociais e sim privilegiar e ensinar os mesmos conteúdos a todos os alunos.

Sua resposta:

2 - Na escola não é possível pensar em educação sem pensar no social. Sendo que o currículo estará sempre aberto, nunca previamente pronto.

Resposta gabarito

Na escola não é possível pensar em educação sem pensar no social. Sendo que o currículo estará sempre aberto, nunca previamente pronto.

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