Teoria Da Administração
Dissertações: Teoria Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: laralfso • 9/12/2013 • 501 Palavras (3 Páginas) • 390 Visualizações
1) [...] “sem teoria não há ciência”, (BUNGE1980). Justifique.
Não existe técnica (ou prática) sem teoria. A técnica é o resultado do estudo para dominar a ciência (existem conhecimentos básicos mundialmente aceitos e consolidados). As técnicas variam porque os efeitos ou resultados podem ser escolhidos: um profissional ou escola de pensamento prefere o efeito "A", outro escolhe o " B".
2) A teoria encontra no paradigma o seu ponto de sustentação, no âmbito da comunidade científica. Explique o significado de paradigma
De acordo com Kuhn (1990, p. 5), trata-se de “[...] um modelo ou padrão aceitos e cumpre função de gerar harmonização dos fatos com a teoria e de sua articulação com a teoria”.
Para Bertero (2006), a construção do conhecimento científico em Administração, no Brasil, ainda está muito sujeita aos modismos gerenciais oriundos dos Estados Unidos e, não raro, carece de critérios de cientificidade exigidos no rito acadêmico, por parte dos membros da comunidade.
O autor destaca, ainda, que pesquisas e estudos construídos com base nos pressupostos do positivismo apresentam resultados distintos daqueles trabalhados em pressupostos fenomenológicos. Analisando também a construção do conhecimento científico em Administração, no Brasil, Bertero (2006) destaca que existe forte influência da teoria dos sistemas e forte inclinação funcionalista na interpretação dos fenômenos organizacionais.
Segundo Lacombe (2004), o paradigma cumpre função estruturante nos processos de construção, desenho, configuração e difusão do conhecimento científico. Ele é um conjunto de premissas que estabelecem limites e proporcionam orientação para se tomar decisões e resolver problemas dentro desses limites, bem como para julgar, perceber e interpretar fatos. Pode, logo, ser visto como um conjunto de pressupostos subconscientes e não questionados.
3) No campo das ciências, os paradigmas, como instrumentos com função consultiva, podem ser alinhados em quatro grupos de referências. Descreva-os.
1. Positivismo: Foi um pensamento doutrinário sistematizado pelo francês Auguste Conte que diz que o processo social segue três estágios: o teológico-primitivo, o metafísico-intermediário e o positivo-verdade científica. O estágio positivo possibilita a descoberta de conhecimentos confiáveis acerca das ciências e de sua aplicação em melhorias da vida associada (LACOMBE, 2004). A especificidade deste quadro, no campo das ciências sociais, é a pesquisa, segundo Bruyne (1977) através da observação de dados da experiência, das leis gerais que regem os fenômenos sociais. Tem como escopo a dedução de princípios embasados na observação de regularidades.
2. Compreensão: Tem como foco a demonstração das significações internas dos comportamentos, a partir do estudo de objetos singulares (BRUYNE, 1977).
3. Funcionalismo: Estuda as formas duráveis da vida social e cultural, produtos de uma institucionalização: os papéis, as organizações etc. (BRUYNE, 1977). É comum, nestes estudos, a aplicação de análises de cunho comparativo na busca da identificação de relações e inter-relações dos sistemas e seus meios. Sua grande contribuição, no campo das ciências sociais, reside na exposição das contradições internas
...