Teoria Da Economia
Ensaios: Teoria Da Economia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Aerada • 6/10/2013 • 777 Palavras (4 Páginas) • 385 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos buscar conhecer um pouco da economia brasileira no momento atual, de um ponto de vista econômica, aconteceram transformações das mais expressivas no país, seja em termos de composição econômica, seja do ponto de vista da forma de inclusão da economia brasileira no mercado internacional. Após décadas de utilização de mecanismos que resguardavam a produção interna contra a concorrência externa, o mercado foi aberto, eliminando-se quase todas as barreiras à maior integração internacional, agora com a crise financeira internacional o país em alguns setores esta venda estas portas se fecharem.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Economia Brasileira
O mundo empresarial toma como base os indicadores econômicos para avaliar possíveis ações, os indicadores econômicos são ferramentas importantes utilizadas para compreender, informar e prever o comportamento de uma economia, os indicadores representam essencialmente dados e informações de diferentes variáveis.
Os indicadores econômicos são fundamentais tanto para propiciar uma melhor compreensão da situação presente e o delineamento das tendências de curto prazo da economia, quanto para subsidiar o processo de tomada de decisões estratégicas dos agentes públicos e privados.
Os administradores podem especular as informações fornecidas pelos indicadores para se precaverem.
A crise financeira mundial não perdoou ninguém atingiu todos os países, alguns com mais forçar e outros nem tanto, no meu ponto de vista o Brasil, foi um dos países menos atingido, mesmo porque e um país emergente, ou seja, não tinha tanto a perde como os Estados Unidos, agora ´já se percebe uma pequena mudança, pois o abalo que foi feito aqui já começa a ser desfeito, no texto “Cenário macroeconômico brasileiro dos últimos 5 anos” podemos verificar que já e percebido uma leve melhora quando diz;” Em 2009 a inflação esta em queda e apresenta um acumulo, em 12 meses, fechando em agosto, de 4,3%, conforme o índice do IPCA (índice de inflação oficial no Brasil)”.
A inflação é o termômetro da economia, considerando que esta decorre de desequilíbrios internos no sistema econômico, ou simplesmente decorrente de desajustes importados do resto do mundo, quer dizer, originários de perturbações existentes nas economias internacionais. Os desajustes internos de uma Nação, que têm como causa os desequilíbrios internacionais, não têm condições de serem resolvidos dentro de uma terapia somente doméstica; todavia, deve-se esperar que o resto do mundo se equilibre para iniciar o processo de ajuste na economia nacional que está desajustada mas começando a andar.
Para a economia brasileira como um todo, as autoridades governamentais devem tomar decisões firmes no sentido de que todos os setores da economia trabalhem harmonicamente, o Brasil necessita ainda avançar muito em seu sistema financeiro, porque a participação do crédito bancário no PIB é de somente 37% em 2008. Somente taxas de juros civilizadas e produtivas levarão o País ao desenvolvimento econômico e social.
Uma hora o mercado vai se reerguer, e quem estiver preparado poderá seguir junto e para tanto eu não diria exatamente que neste momento de crise fosse interessante ampliar os negócios creio que investir com cautela fosse a maneira mais ideal, ficar parado também não e recomendado.
Para demonstrar o entusiasmo com o mercado brasileiro, a gigante
...