Teorias Econômicas
Ensaios: Teorias Econômicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karolzinha • 2/7/2013 • 2.231 Palavras (9 Páginas) • 739 Visualizações
Teorias Econômicas: uma reflexão sobre fisiocracia e alguns pensadores clássicos
Karollyn Rocha Bezerra
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Resumo:
Adam Smith foi o precursor da moderna teoria econômica, sua principal obra: “Riqueza das Nações”, aborda questões econômicas que vão desde as leis de mercado e aspectos monetários até a distribuição do rendimento da terra, concluindo com um conjunto de recomendações políticas. O elemento essencial do aumento da riqueza seria o trabalho produtivo. O volume de produto obtido pelo trabalhador em um dado período de tempo depende da intensidade do capital, da tecnologia e da divisão do trabalho, possibilitada pelo aumento da dimensão dos mercados. É a indústria que gera economias de escalas e rendimentos crescentes, neutralizadores dos rendimentos decrescentes da agricultura que necessita de correções nos solos. Pregava a liberdade total dos agentes econômicos com a presença mínima do estado, sendo essa intervenção apenas na justiça, defesa e na manutenção de certas obras públicas. Acredita que o mercado é guiado por uma mão invisível e que na busca de vantagens pessoais, o homem estaria voltando-se para si próprio, em um egoísmo aparente, porque, ao agir assim, estaria contribuindo para aumento do produto e do bem estar social.
Para David Ricardo o grande problema do crescimento econômico estava na agricultura, incapaz de produzir alimentos baratos para o consumo dos trabalhadores. Criou a teoria da terra que defendia a concentração de terra em favor dos capitalistas, porque são eles os responsáveis pela acumulação de capital e o desenvolvimento econômico. A renda da terra decorreria da utilização adicional de terras de menor produtividade. O custo de produção da pior terra define o preço natural. As melhores terras apresentam renda diferencial. Ricardo apresentou também a lei das vantagens comparativas que dizia que os países deveriam se dedicar à produção dos bens para os quais apresentassem vantagens comparativas de custo. Se todos os países agissem desta forma, a produtividade total dos fatores aumentará, assim como o produto global e o bem estar da população, gerando maior desenvolvimento econômico para todos.
Thomas Malthus foi o autor da teoria geral sobre a população que dizia que “a força da paixão entre os sexos é maior que a força da natureza”. Dizia que a população cresce mais rapidamente que a disponibilidade de alimentos e a quantidade de alimentos e outros recursos disponíveis para o consumo humano representa um freio ou um estímulo, dependendo de sua escassez relativa, ao crescimento populacional. Por isso programas sociais só trariam mais problemas, pois iriam possibilitar um aumento populacional sem aumentar a disponibilidade de recursos para atender a esse aumento. Então, para Malthus, se os freios morais não contivessem a procriação a natureza, de modo mais doloroso o faria. Para Malthus o valor real de troca de um bem é a capacidade de com ele adquirir outros bens, o valor nominal é a capacidade de adquirir metais preciosos e o valor de uso do objeto é a sua utilidade.
Palavras-chave: Fisiocracia; Valor; Renda; Preços; Lucro; Salário; Trabalho; Terra.
1. Introdução
É de fundamental importância para todos aqueles que pretendem compreender a ciência econômica, entender a origem do pensamento econômico. Foram os clássicos os primeiros a estudarem os problemas de Economia separadamente de outras áreas, portanto, suas idéias são dignas de atenção especial.
Com a crescente importância da indústria manufatureira tornou absoleta a visão dos fisiocratas, mas seus sucessores conceberam um mecanismo econômico baseado em classes, para fornecer uma análise dinâmica da nova sociedade industrial.
Surge então a Escola Clássica, a publicação da obra prima de Adam Smith (1723-1790), An Inquiry into Nature Causes of the Wealth of Nations, em 1776, obscureceu toda a antiga filosofia econômica dos Fisiocratas e dos Mercantilistas.
As idéias explicadas na obra de Adam Smith foram desenvolvidas por uma rígida análise de David Ricardo (1772-1823) considerado por muitos o pai da economia moderna.
Ricardo, porém recebeu muitas críticas em suas obras, mais precisamente de Thomas Malthus (1776-1834) que ficou famoso por seu ensaio pessimista Essay on
Population (1798) onde ele afirma que a humanidade se reproduzirá até o limite imposto pela oferta de alimentos, ou seja, sem considerar os avanços tecnológicos na produção de alimentos em dado momento faltariam alimentos à população.
2. Objetivos
O escopo deste artigo é, por um lado, compreender as idéias dos clássicos e o contexto dos debates. Obtendo assim, a abordagem de suas principais contribuições teóricas.
De outra parte, verificar através deste os grandes problemas econômicos encarados, obtendo as diferenças quanto suas teorias e idéias formuladas por cada um dos clássicos e da Fisiocracia.
E por último as soluções propostas, o que veremos que cada um propõe soluções diferentes para problemas semelhantes, no entanto em alguns casos mantiveram a mesma opinião.
3. Metodologia
O método utilizado corresponde ao da pesquisa bibliográfica exploratória.
Onde fez-se primeiramente um levantamento bibliográfico, reunindo portanto materiais, como artigos, dissertações, periódicos, entre outros, com a finalidade de usá-los como fonte de informações.
Num segundo momento, com o tema e o problema a solucionar já pré-definido, tomou-se contato com a documentação obtida, de modo a organizá-la e selecioná-la como adequada de acordo com o objeto de estudo em questão, a partir de uma leitura informativa científica, que possui o objetivo de constatar as informações, relacionar estas informações com o problema em foco, e por fim analisar o grau de veracidade contido nestes documentos.
Para tanto, esta técnica é feita através de etapas que se complementam, e assim, são feitas nesta ordem, leituras de: reconhecimento, exploração, seleção, reflexão, e finalmente uma leitura interpretativa de acordo com o interesse ao estudo delimitado.
Assim, seguindo este método, construiu-se um raciocínio acerca do tema proposto em que os resultados
...