A Apostila Penteteuco
Por: gaudenciojbrito • 24/6/2021 • Abstract • 884 Palavras (4 Páginas) • 174 Visualizações
A Bíblia precisa ser lida e estudada com a percepção que ela merece receber “Ela não é um único livro, mas uma coleção de sessenta e seis livros que formam uma espécie de ‘quebra-cabeça’.”
Existem várias divisões, mas o iremos utilizar esse quebra-cabeça da seguinte forma: 1ª Peça: A Lei ou Pentateuco, 2ª Peça: A História de Israel, 3ª Peça: Poesia e Sabedoria, 4ª Peça: Os Profetas, 5ª Peça: Evangelhos, 6ª Peça: Atos, 7ª Peça: Cartas e 8ª Peça: Apocalipse. Sendo 39 Livros no AT + 27 Livros NT.
Podemos classificar toda a Bíblia como sendo uma “carta de amor Deus aos homens”. Quando completarmos toda a carta e encaixarmos todas as peças desse grande quebra-cabeça colocando cada peça em seus devidos lugares, conseguimos enfim entender sua mensagem.
Porém, mesmo lendo a Bíblia por inteiro, não significa que teremos entendido o que escrito nela. Vejamos um exemplo em At 8. 26-30: “Um anjo do Senhor disse a Filipe: "Vá para o sul, para a estrada deserta que desce de Jerusalém a Gaza". Ele se levantou e partiu. No caminho encontrou um eunuco etíope, um oficial importante, encarregado de todos os tesouros de Candace, rainha dos etíopes. Esse homem viera a Jerusalém para adorar a Deus e, de volta para casa, sentado em sua carruagem, lia o livro do profeta Isaías. E o Espírito disse a Filipe: "Aproxime-se dessa carruagem e acompanhe-a". Então Filipe correu para a carruagem, ouviu o homem lendo o profeta Isaías e lhe perguntou: "O senhor entende o que está lendo? " Ele respondeu: "Como posso entender se alguém não me explicar? " Assim, convidou Filipe para subir e sentar-se ao seu lado.”
Isso nos mostra que dificilmente conseguiremos ter o entendimento da Bíblia sozinhos, há a necessidade de buscarmos o conhecimento com as pessoas esclarecidas (EBD, Seminários, etc.) e nos lugares certos, para que possamos de fato entender o que foi escrito na Bíblia e para quê ela foi escrita, e assim não cairmos no engano ou das heresias.
Falaremos sobre o Pentateuco, o que é uma tarefa muito difícil, principalmente em uma única aula. Mesmo se tratando de ser apenas uma Introdução ao Pentateuco, é muito conteúdo para ser compilada e exposto em tão pouco tempo, para que se faça uma boa compreensão do assunto daquilo que pretendemos ensinar. Mas missão dada é missão cumprida e com a Graça de Deus honraremos a confiança de todos.
Os cincos primeiros Livros da Bíblia formam um conjunto que os Judeus denominam “Lei” ou Torá. Esse termo já era de uso corrente no começo da nossa era, por exemplo, no Novo Testamento:
Mt 5. 17: "Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.”
Lc 10. 26: "O que está escrito na Lei? ", respondeu Jesus. "Como você a lê?"
Lc 24. 44: E disse-lhes: "Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos".
Bem entendido, o termo “Lei”, não se aplica somente à parte legislativa, como o mostra uma citação no Novo Testamento, denominando como os Relatos de Moisés, vejamos:
Marcos 12. 26: “Quanto à ressurreição dos mortos, vocês não leram no livro de Moisés, no relato da sarça, como Deus
...