A Hermenêutica Bíblica
Por: JOSSILLIMA • 24/11/2023 • Trabalho acadêmico • 284 Palavras (2 Páginas) • 47 Visualizações
A Bíblia: um livro divino e humano.
Desde o início, Deus sempre usou recursos humanos para conduzir, ensinar, instruir e falar a humanos. Com as Escrituras Sagradas não seria diferente; a Bíblia foi escrita por homens usados por Deus, por isso a mesma não só contém, mas é a Palavra de Deus. No decorrer da história de escrita bíblica, Deus sempre usou profetas, reis, sacerdotes, apóstolos, evangelistas, etc. para expor a sua Palavra por escrito que passou a ser regra de fé e conduta para os verdadeiros cristãos.
Conforme escreve Berguistén (2010, p. 11)), “Deus deu a Palavra e providenciou o modo de garantir a autenticidade daquilo que os homens de Deus haveriam de escrever”. Isso quer dizer que quando Deus quis dar aos homens o Livro Divino, escolheu e preparou para isto servos seus, aos quais deu uma plena inspiração pelo Espírito Santo.
Deus, que em tempos remotos falou a determinadas pessoas muitas vezes e de muitas maneiras, não quis que a sua Palavra fosse guardada somente pelos homens, apenas pela experiência vivida com Ele ou pela tradição contada, ou seja, que os mais velhos a contassem para os mais jovens, e assim, sucessivamente. Certamente Deus queria que as verdades reveladas fossem preservadas em um documento autêntico. Portanto, Ele mesmo fez com que suas palavras, revelações e milagres fossem registrados por escrito.
Fica entendido que homens realmente escreveram as Sagradas Escrituras, porém a mesma sendo de inspiração divina, pois sem esta inspiração, perderia a sua autoridade, e ficaria como uma arma de fogo sem munição, porém não há nenhuma dúvida de que a Bíblia é a Palavra de Deus, e que é qualificada por aqueles que creem nela.
BIBLIOGRAFIA
BERGSTÉN, Eurico. Teologia Sistemática. – CPAD. Rio de Janeiro, 2010.
...