A ORELHA DIREITA DE MALCO: BASEADO EM JOAO 18:10 E LEVITICO 8:24
Por: samuelpteixeira • 19/6/2017 • Monografia • 4.717 Palavras (19 Páginas) • 1.762 Visualizações
FILEMOM ESCOLA TEOLOGICA- FEST
SAMUEL DE PAULA TEIXEIRA
A ORELHA DIREITA DE MALCO: BASEADO EM JOAO 18:10 E LEVITICO 8:24
ALVINOPOLIS-MG
2017
SAMUEL DE PAULA TEIXEIRA
A ORELHA DIREITA DE MALCO: BASEADO EM JOAO 18:10 e LEVITICO 8:24
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado à Filemom Escola Superior de Teologia como requisito parcial para obtenção do grau Bacharel em Teologia.
ALVINOPOLIS-MG
2017
“Dedico este trabalho ao Alfa e Ômega, Aquele que é o princípio,meio e fim.O Criador, Arquiteto, Todo-poderoso, Rei dos reis, Senhor dos senhores, Mestre dos Mestre, Pai da eternidade, Príncipe da paz, Advogado dos advogados, Médico dos médicos. Ele é meu tudo, minha razão de existir e viver. Sem Ele eu nada seria, não existiria. Por ter me permitido chegar até aqui continuo dando-lhe glória, honra e louvor, pois somente a Ele cabe exaltação. Obrigado meu Deus pela vida e por este momento único e exclusivo de aperfeiçoar meus conhecimentos acerca do Seu reino.
AGRADECIMENTOS
À minha mãe, pai e todos meus irmãos, em especial, cito o meu irmão Moisés, grande incentivador para que me tornasse bacharel em teologia.
Aos irmãos em Cristo que me apoiaram com orações.
.
SUMÁRIO
Introdução 15
Objetivo 19
Desenvolvimento: Quem era Malco 20
O que era ser servo do sumo sacerdote 21
Quem era o sumo sacerdote da época de Jesus 22
Comparativo entre a ordenação sacerdotal de Arão e seus filhos e o ministério sacerdotal de Caifás 23
Consagração sacerdotal de Levítico 22
Malco, o sonhador 23
Símile do livro de Levítico e o evangelho de João 23
Livro de Levítico 23
Evangelho de João 23
Conclusão 23
RESUMO
Neste trabalho faremos uma reflexão crítica a respeito do assunto, fazendo analogia entre o ministério sacerdotal de Arão e seus filhos em comparação com o ministério sacerdotal exercido nos tempos de Jesus, mostrando a corrupção do ofício sagrado que continua corrompido até os dias atuais. Para tanto, faz-se necessária uma revisão bibliográfica de autores que versam sobre o assunto através de abordagem qualitativa e quantitativa do tema proposto. O trabalho é encerrado questionando que se o filho de Deus voltasse novamente a terra, os líderes religiosos contemporâneos, em sua maioria, corrompidos como o sacerdote do tempo de Jesus, o condenariam a morte em consequência de seus interesses e sede de poder.
INTRODUÇÃO
Embora muitos estudiosos da bíblia sagrada descrevem enfaticamente não haver nenhuma relação entre o texto de Levítico 8:24: “Também fez chegar os filhos de Arão; e Moisés pôs daquele sangue sobre a ponta da orelha direita deles, e sobre o polegar da sua mão direita, e sobre o polegar de seu pé direito; e Moisés espargiu o resto do sangue sobre o altar, em redor” e em João 18:10, “Então Simão Pedro, que tinha uma espada, desembainhou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco.
O primeiro texto trata-se do legislador Moisés espargindo sangue do cordeiro da consagração sobre a ponta da orelha direita de Arão e seus filhos consagrando-os a sacerdote por ordenança divina, e o segundo texto neotestamentário, relata sobre o momento em que Simão Pedro, discípulo de Jesus, tira sua espada e desfere um golpe certeiro na orelha direita do servo do sumo sacerdote. O evangelho de João dá ênfase especial a este acontecimento, retratando, inclusive o nome do servo do sumo sacerdote.
OBJETIVO
Neste trabalho pretende ocupar-se em discutir e expor a relação entre os textos bíblicos do evangelho de João 18:10 e Levítico 8:24, visto que ambos relatam sobre a orelha direita e o ofício de sacerdote. Para isso, articula-se o aprofundamento de estudo de ambos os textos com o intuito de desvendar suas particularidades e peculiaridades expostas . Pesquisas foram feitas conforme descrito na referência bibliográfica com a intenção de compararmos o sacerdócio da era de Jesus e da época de Arão.
Destaca-se neste trabalho definições, identificações e caracteres de personagens, para depois ser expresso o sentido literal de estudo dos textos. Apresentação de analogias referente ao sacerdócio destacados nos dois textos também serão descrita para desvendarmos o oculto não registrado nas escrituras.
De imediato não há como definir com exatidão, a relação entre os livros de João e Levítico sem primeiro atermos a questão temporal de seus escritos. São livros distintos em historicidade e requerem atenção históricas e teológicas para que possamos compreender os fatos como um todo, não prendendo ou limitando-se ao texto, mas em toda a sua complexidade objetiva e subjetiva. Por este motivo, torna-se necessário a compreensão, argumentação e questionamento dos vários aspectos destacados para notarmos alguma singularidade nos escritos pré-definidos.
DESENVOLVIMENTO
Quem era Malco
Era um homem que tinha um sonho, ser um sacerdote. Segundo historiadores, Malco passou a vida estudando, obedecendo as regras, as leis e estava a um passo de tornar-se um sacerdote quando, a mando de seu superior, foi ao encontro de Jesus para prendê-lo.
Malco ou Malchus, é a forma helênica do hebraico Meleque, que significa, rei. Na bíblia ele é identificado por João como aquele servo do sumo sacerdote Caifás que tinha liderado a legião de soldados romanos que foi prender Jesus no Getsêmani.
...