A transformação da Rainha
Por: araquelo • 14/3/2017 • Dissertação • 1.446 Palavras (6 Páginas) • 311 Visualizações
A transformação da Rainha
Ester – Capítulo 1
1 Foi no tempo em que Xerxes era rei da Pérsia. A capital era Susã, e o reino se dividia em cento e vinte e sete províncias, que iam desde a Índia até a Etiópia.
3 No terceiro ano do seu reinado, o rei deu um banquete para todos os seus oficiais e servidores. Estavam presentes também os chefes dos exércitos da Pérsia e da Média, e os governadores, e a gente da nobreza das províncias.
4 Durante seis meses Xerxes exibiu a todos as riquezas do seu reino e o luxo e o esplendor da sua corte.
5 Depois dos seis meses, o rei ofereceu nos jardins do palácio um banquete para todos os moradores de Susã, tanto os ricos como os pobres. A festa durou uma semana.
6 O pátio estava todo enfeitado com cortinas de algodão brancas e azuis, amarradas com cordões de fino linho vermelho, que estavam presos por argolas de prata a colunas de mármore. O piso era feito de ladrilhos azuis, de mármore branco, de madrepérola e de pedras preciosas. Nesse pátio havia sofás de ouro e de prata.
7 Os convidados tomavam as bebidas em copos de ouro, todos eles diferentes uns dos outros, e o rei mandou que o seu vinho fosse servido à vontade.
8 Todos podiam beber o quanto quisessem; o rei havia ordenado aos empregados do palácio que servissem a todos os hóspedes quanto vinho eles quisessem.
9 A rainha Vasti também ofereceu no palácio real um banquete para todas as mulheres dos convidados.
10 No sétimo dia de banquetes, o rei já havia bebido bastante vinho e estava muito alegre. Aí ele mandou chamar os sete eunucos que eram os seus servidores particulares. Eles se chamavam Meumã, Bizta, Harbona, Bigtá, Abagta, Zetar e Carcas.
11 O rei ordenou que eles fossem buscar a rainha Vasti e que ela viesse com a coroa de rainha na cabeça. Ela era muito bonita, e o rei queria que os nobres e os outros convidados admirassem a sua beleza.
12 Mas a rainha não atendeu a ordem do rei, e por isso ele ficou furioso
*VASTI ERA RAINHA, ISSO ERA UM FATO CONSUMADO!
-Alguns historiadores dizem que o que Assuero queria é Vasti viesse ao banquete que ele estava dando, nua e apenas com a coroa de rainha
-Bem... independente de isso ser verdade ou não, é fato que o rei já estava embriagado e queria que sua esposa viesse ao lugar onde ele estava para exibi-la/expô-la aos seus “amigos” que provavelmente estavam tão bêbados quanto ele...
Olhando os fatos desta forma, acabamos até concordando com Vasti em se recusar aceitar o pedido do rei, não é mesmo?
Não sabemos exatamente como foi a preparação e a escolha de Vasti para ser dada como rainha à Assuero, na historia de Ester, sabemos que as moças passavam por um ano de tratamento até serem levadas ao rei, mas é provável que Vasti não tenha tido que passar por esta preparação...
O FATO É QUE A PREPARAÇÃO QUE VASTI TEVE NÃO FOI SUFICIENTE PARA FAZÊ-LA ENTENDER SUA POSIÇÃO E TOMAR POSSE DESTA POSIÇÃO DE RAINHA.
A história de Ester deixa claro a sua sabedoria em reverter até mesmo uma sentença de morte e fazer com que o rei lhe desse qualquer coisa que ela pedisse.
É claro que Vasti não deveria mesmo aparecer diante do rei como ele havia pedido... Mas será que se recusar da forma como ela fez foi a melhor e a única posição que ela poderia ter tomado naquele momento?
Vasti, nitidamente não entendia o poder que ela tinha como rainha.
VASTI- UMA BELA MULHER COM PORTE DE RAINHA, TODOS OS REQUISITOS PARA SER A RAINHA, ESCOLHIDA E EMPOSSADA COMO RAINHA, MAS NÃO HAVIA DE FATO TOMADO POSSE DO QUE ELA ERA---- A RAINHA!
*É neste momento da história que conhecemos Ester!
Ester – Capítulo 2
“1 Mais tarde a raiva do rei já havia passado, mas mesmo assim ele continuava a pensar no que Vasti havia feito e no decreto que ele havia assinado contra ela.
(O rei ainda pensava em Vasti)
2 Aí alguns dos seus servidores mais íntimos lhe disseram: – Ó rei, mande buscar as mais lindas virgens do reino.
3 Escolha funcionários em todas as províncias e ordene que tragam as moças mais bonitas para o seu harém aqui em Susã, a capital. Hegai, o eunuco responsável pelo harém real, tomará conta delas e fará com que recebam um tratamento de beleza.
4 E então, ó rei, que a moça que mais lhe agradar seja a rainha no lugar de Vasti. O rei gostou da idéia e fez o que lhe sugeriram
COMEÇA ENTÃO A BUSCA POR MOÇAS
5 Em Susã morava um judeu chamado Mordecai, filho de Jair e descendente de Simei e de Quis, da tribo de Benjamim.
6 Quando o rei Nabucodonosor, da Babilônia, levou de Jerusalém como prisioneiro o rei Joaquim, de Judá, Mordecai estava entre os prisioneiros que foram levados com Joaquim.
7 Mordecai levou consigo a sua prima Hadassa, isto é, Ester, uma moça bonita e formosa. Os pais dela tinham morrido, e Mordecai havia adotado a menina e a tinha criado como se ela fosse sua filha.
8 Quando o rei mandou anunciar a ordem, muitas moças foram levadas para Susã, a capital, e entregues aos cuidados de Hegai, o chefe do harém do palácio. Uma dessas moças era Ester.”
ESTER SAIU DO MEIO DOS ESCRAVOS, NÃO HAVIA VIVIDO NO LUXO, NÃO SABIA O QUE ERA COMER DOS BANQUETES, VESTIR LINDOS VESTIDOS, TÃO POUCO USAVA JÓIAS OU PERFUMES CAROS...
MAS O VERSÍCULO 9 DEIXA CLARO A POSTURA DE ESTER DESDE O PRINCÍPIO:
“Hegai gostou dela, e ela conquistou a simpatia dele. Imediatamente ele começou a providenciar para ela o tratamento de beleza e a comida especial. Arranjou sete das melhores empregadas do palácio para cuidarem dela e colocou Ester e as empregadas nos melhores quartos do harém.”
...