TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença entre homem e mulher

Por:   •  8/12/2015  •  Dissertação  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 2

Referência: LINS, Regina Navarro. A Cama na Varanda – arejando nossasidéiaas a rspeito de amor e sexo. Rio de janeiro: Ed. Rocco, 2000

Resumo

 Talvez o erro de muitas das mulheres antigamente era achar que eram totalmente “frágeis” algumas se escoravam na fragilidade para depender dos homens, pensavam que elas apenas deveriam servir aos homens e não pensarem em sua independência e valorização de si mesma. Atualmente percebemos a mudança da mulher atual com a de anteriormente. É nítido o crescimento das mulheres, com a conquista da sua independência, originando um novo modelo de dois sexos das atividades e dos sentimentos.

Fichamento

As diferenças entre o sexo masculino e feminino são sempre muito comentadas por diversos autores e em diversos lugares. O sexo feminino, também conhecido como o “sexo frágil”, é talvez o centro de todas as atenções. Alguns chegam até acreditar que o mundo gira em torno das mulheres pelo fato de estarem assumindo grandes papeis de responsabilidade na sociedade e que por muito tempo foram exercidos apenas por homens.

Quando uma mulher descobre que está grávida a primeira expectativa é: “menino ou menina?”.  A mulher, em grande maioria, pensa que se for menina elas vão brincar de casinha, de comidinha, de arrumar a casa, vão comprar roupas juntas. A partir daí já começa a ser definido qual o papel da menina na sociedade e que em muitos casos confundem a mulher.
As formas que foram criadas e com seus papeis definidos, algumas mulheres tem dificuldades de serem independentes, achando que devem sempre depender de um homem.  Já homens desde pequeno são desafiados a provar sua masculinidade.

O homem tem como um encargo a vida inteira mostrar que é homem, ter atitudes, comportamento e vontades masculinas, caso contrário é posta em dúvida. O homem então se definiu como um ser “beneficiado”, superior, possuindo alguma coisa a mais, que as mulheres. Eles acreditam ser mais forte, mais inteligente, mais corajoso, mais decidido, mais responsável, mais criativo ou mais racional.

A maneira de construção da masculinidade provoca em fazer com que o menino mude sua identidade feminina em uma identidade masculina secundária. O sistema patriarcal utiliza métodos variados para transformar um menino em “homem de verdade”, mas essa identidade masculina é adquirida com grande esforço.  

Podemos perceber que conforme passou o tempo, todo aquele estereótipo de mulher da casa, voltada para a família e em fazer os desejos do homem, a mulher que se sente insegura e frágil, as mulheres dependentes que acreditam necessitar de um homem ao seu lado, foi um pouco abalada. Diante dessa nova mulher “desconhecida”, muitos homens passaram a questionar a identidade masculina. Os papeis masculinos ao longo do tempo foram também assumidos pelas mulheres, diminuindo a dependência da mulher pelo homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (95.2 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com