HISTÓRIA DO CRISTIANISMO
Por: Gregori Maus • 19/10/2015 • Trabalho acadêmico • 268 Palavras (2 Páginas) • 224 Visualizações
Um tumulo vazio
No teológica 002, falamos sobre o chamado “Jesus histórico” e vimos que não existem dúvidas que o pregador da Galileia realmente existiu.
Mas quanto ao Jesus da Fé? Será que existem também razões plausíveis para acreditar que ele é verdadeiro?
O evangelhos relatam que Jesus ralizou vários milagres, como andar sob as águas, curar enfermos, multiplicar pães e peixes entre outros. Porém de todas as coisas que os evangelhos falam a respeito de Jesus, existe algo que é o fundamento da fé cristã: a sua ressurreição!
Se a ressureição de Jesus é verdadeira, segue-se que os relatos de seus milagres também o são, pois o que é transformar água em vinho pra quem consegue voltar à vida?
A fé na ressurreição de Jesus é algo tão essencial para o cristão que o apóstolo Paulo chegou a escrever que:
“Se Cristo não ressuscitou, a nossa pregação é vazia, e vazia também a vossa fé” (1Cor 15, 14).
Desta forma, podemos dizer que o ponto determinante a respeito da existência do Jesus da fé encontra-se no evento da ressurreição.
Mas a ressurreição de Jesus pode ser considerada como um fato que verdadeiramente aconteceu?
Jesus foi executado publicamente na Judéia e logo após sua morte, seu corpo foi depositado em um túmulo cedido por José de Arimatéia um membro do sinédrio Judeu. Com medo de que o corpo de Jesus fosse roubado, os sacerdotes e fariseus pediram a Pilatos que o mesmo colocasse guardas no sepulcro para impedir que o corpo fosse roubado. Pilatos mandou uma escolta que selou o sepulcro com uma pedra e montou guarda no túmulo.
...