O Instituto Teológico Quadrangular Teologia Pastoral Resenha
Por: mateusob • 7/8/2020 • Resenha • 439 Palavras (2 Páginas) • 778 Visualizações
Mateus Oliani Bueno – 1ª Série
RESENHA DE TEOLOGIA PASTORAL
O oficio pastoral tem como intuito fazer com que o projeto de Deus venha se cumprir na terra, e a ética pastoral é de suma importância para uma vida saudável dentro da igreja. O rebanho (os membros da igreja) deve confiar no seu líder espiritual, pois esse tem a influência, a formação, o treinamento e a ordenação para transmitir com autoridade dada por Deus, a própria palavra de Deus.
O projeto de Deus para o homem vem desde o principio do mundo até os dias atuais. Deus tem levantado homens e mulheres para levar sua palavra aos confins da terra, porém, o caráter do pastor é um assunto que preocupa as igrejas, pois é preciso orientar o vocacionado às exigências espirituais, intelectuais, emocionais, morais e sociais, bem como um novo nascimento com o batismo no Espírito Santo e a compreensão dos mandamentos de Deus.
O Pastor é o ministro religioso que atua na pregação e comunicação do Evangelho, no ministério eclesiástico e denominacional, reabilitando e aperfeiçoando vidas, sem discriminação de qualquer natureza; compromete-se com o bem-estar das pessoas sob seus cuidados, utilizando todos os recursos lícitos e éticos disponíveis, para proporcionar o melhor atendimento possível, agindo com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade, assumindo a responsabilidade por qualquer ato ministerial ou pessoal do qual participou. O Pastor deve também ter desejo de realização, determinação, persistência, visão e capacidade de delegar tarefas.
Alguns dos direitos do Pastor são: exercer o seu ministério religioso sem ser discriminado por questões de cor, raça, ordem política, social, econômica ou de qualquer outra natureza; ter condições de trabalhar em ambiente que honre e dignifique seu ministério; exercer o ministério com liberdade dentro dos princípios Bíblicos, não sendo obrigado a aceitar funções e responsabilidades incompatíveis com seus dons e talentos ou contra sua compreensão doutrinária e consciência, etc. E o Pastor também deve cumprir seus deveres do ministério, de sua vida pessoal, com sua família, com a igreja (visto que é a noiva de Cristo), com o trabalho, com a sociedade e a política, com a denominação de que faz parte, e com seus colegas de ministério.
Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro e apto para ensinar. O pastor, portanto, deve exercer o seu chamado de forma decente e justa tendo cristo como modelo exemplar, sabendo e tendo consciência da importância da ética em todas as áreas e circunstâncias a serem relacionadas, dando bom exemplo de sevo e embaixador do evangelho do Senhor Jesus Cristo.
...