O Platão a Republica
Por: Wanderson Samuel Moraes de Souza • 14/12/2018 • Resenha • 772 Palavras (4 Páginas) • 156 Visualizações
FICHA 2: LEITURA ANALÍTICA
BREVE RESUMO DO TEXTO: O texto irá trabalhar duas maneiras específicas de explicar um sistema filosófico, o primeiro método dogmático e o segundo método genético. O primeiro método é em alto grau filosófico já o segundo é um método científico, instrutivo. No método dogmático temos a perda de não considerar as concepções das modificações dos conceitos filosóficos dentro do conjunto da obra do autor. A desvantagem que o método genético traz é o grande risco de “ir além das intenções do autor”. De acordo com Goldschmidt, existe a necessidade da criação de um método que seja científico e ao mesmo tempo filosófico. O Tempo Histórico e o Tempo lógico também são diferenciados pelo texto, para a interpretação dos sistemas filosóficos, buscando chegar a uma conclusão verdadeira.
TEMA: Diferentes métodos de interpretação dos sistemas filosóficos.
PROBLEMA: O texto valida as significações básicas do método e aponta o limite que elas possuem. O impasse que elas possuem é uma coerente divergência entre fins e meios, e entre a produção de uma tese e o seu esclarecimento a respeito de um assunto. O limite desta compreensão sobre o método está em sua aplicabilidade restrita ao tipo de pesquisa que age de um certo modo por hipóteses e investigação, conduzindo detalhadamente os procedimentos realizados com garantia de serem verídicos os resultados pretendidos. Com isso o autor quer apresentar que é substancial na elaboração de um método que seja ao mesmo tempo filosófico e científico.
TESE: “ Doutrina e método, não são elementos desprendidos. O método se encontra em ato no próprio fluxo do pensamento filosófico e a principal incumbência do intérprete é restabelecer a unidade indissolúvel desse pensamento que cria teses, praticando um método.” Um raciocínio não pode existir e tornar-se público se não possuir um método. Em uma explicação temos uma tese na qual nos baseamos e a partir desta utilizamos um método para realizar tal explicação. Se realizarmos a prática do método que está em utilização podemos facultar a existência da tese. Nesse método não há possibilidade de uma tese ficar do lado de outra. Para que ocorra a formação e a elucidação com clareza sobre um assunto é necessário que esse seja exposto a partir de um processo de organização textual para que fique o mais compreensível.
ARGUMENTOS: “ A pesquisa, em matéria de filosofia, não advém somente da verdade, mas se materializa com ela. Assim, para compreender uma doutrina, não é suficiente separar a léxis da crença, a regra, de sua prática; é preciso, após o autor, reestruturar os movimentos concretos, empregando as regras e chegando a resultados que, não por causa do seu conteúdo material, mas em razão desses movimentos, se pretendem verdadeiros.” De acordo com Goldschmidt é necessário ter conhecimento e prática sobre um método, utilizar o método em ação para conseguirmos analisar determinado assunto e fazer com que as conclusões obtidas sejam verdadeiras.
FICHA 3: AVALIAÇÃO DO TEXTO
PROBLEMATIZAÇÃO: A problematização encontrada na leitura do texto é depreender quais as vantagens e desvantagens existentes nos métodos expostos na obra de maneira que evitemos os impasses de ambos métodos. O método dogmático apresenta como maior perdas o fato de não considerar a perspectiva das transformações dos conceitos filosóficos dentro da obra do autor. A desvantagem que o método genético traz é o grande risco de “ir além das intenções do autor”, ou seja, ter uma compreensão diferente da que o autor expõe. Encontrar significados sobre elementos apresentados pelo autor não significa que realmente é aquilo no contexto da obra.
...