O QUE É CÉLULAS
Por: tmagoga • 15/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.214 Palavras (5 Páginas) • 238 Visualizações
IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR
ALESSANDRA PETRACHIN DE PAULA MAGOGA
JOSÉ OTÁVIO DE PAULA
MARIA ANGELA PETRACHIN DE PAULA
TIAGO DOS REIS MAGOGA
O QUE É CÉLULA?
HORTOLÂNDIA
2014
IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR
ALESSANDRA PETRACHIN DE PAULA MAGOGA
JOSÉ OTÁVIO DE PAULA
MARIA ANGELA PETRACHIN DE PAULA
TIAGO DOS REIS MAGOGA
O QUE É CÉLULA?
Trabalho apresentado ao curso livre da Igreja do Evangelho Quadrangular – Jd. São Bento, Hortolândia/SP, visando treinamento da liderança local para o ministério em células.
Professor: Prof. Pastor Luciano Ruas.
HORTOLÂNDIA
2014
1. RESUMO
2. INTRODUÇÃO
A história das cidades do mundo em geral é longa, sendo que as primeiras cidades teriam surgido entre quinze a cinco mil anos atrás.
Cidade é uma área urbanizada que se diferencia de vilas e outras entidades urbanas através de vários critérios: população, densidade populacional ou estatuto legal, etc.
O termo ‘cidade’ geralmente é utilizado para designar uma entidade político-administrativa urbanizada. Em outras situações, também é designada como uma área de urbanização contígua.
Urbanização é um fenômeno mundial e se trata do abandono principalmente de trabalhadores do campo migrando para centros urbanos.
As primeiras verdadeiras cidades são, por vezes, consideradas grandes assentamentos permanentes, onde seus habitantes não são mais simplesmente fazendeiros da área que cerca o assentamento, mas trabalhadores especializados em ocupações nas cidades onde o comércio, o estoque de alimentos e o poder foram centralizados.
O crescimento de impérios antigos e medievais levou ao aparecimento de grandes cidades capitais e sedes de administração provincial.
Estas cidades normalmente tinham uma acrópole (um castelo de segurança), a qual sumiu e a defesa foi confiada totalmente aos muros.
Durante a idade média na Europa, uma cidade era tanto uma entidade político-administrativa como um agrupamento de casas. Morar nas cidades passou a ser considerado um ato de liberdade em relação as obrigações rurais para com o senhor e para a comunidade feudal da época.
Após a ascensão do feudalismo, a maioria das cidades do mundo eram formadas por pequenas populações.
O início da revolução industrial, a ascensão e o crescimento da indústria moderna, levou a massiva urbanização e à ascensão de novas grandes cidades, primeiramente na Europa.
O Brasil iniciou seu processo de urbanização por volta do século XIX, logo após o início da Revolução Industrial, onde os trabalhadores que vieram do campo para as cidades tiveram que viver amontoados em lugares insalubres, muito parecidos com o cenário das favelas.
Estudos apontam que atualmente mais de 10 milhões de pessoas vivem em favelas, sendo que projetando para o ano de 2020, este número subiria significativamente para 1,4 bilhão de pessoas vivendo em favelas em todo o mundo.
Estas cidades onde localizam as favelas não crescem apenas em população, mas também em problemas sociais, econômicos e políticos, além de pobreza, violência, fome, doenças, etc.
O que a igreja pode fazer neste contexto? A igreja trabalha e vive em função de seus filiados ou está mobilizada para a missão? Que serviços estão sendo abraçados para promover a evangelização e um serviço a favor da cidade e sua população?
O maior desafio da pastoral urbana está em tornar pública a presença da Igreja na cidade.
O pastor tem hoje, diante de si, o grande desafio de não ceder aos encantos da modernidade que não oferecem novidade, mas estimulam uma repetição de modelos tiranos que tem sido desenvolvido no decorrer da história.
3. SOCIEDADE E IGREJA
É necessário que a igreja conheça o dia a dia dos habitantes da cidade onde esta localizada, da mesma maneira que acontece no início da sua urbanização.
O principal objetivo da igreja é a evangelização da cidade, este é o grande propósito de Deus para com as pessoas.
Para executar este trabalho a igreja precisa estar conectada com a ação evangelística, a fim de obter bons resultados.
O apóstolo Paulo é um bom exemplo a ser seguido, já que ele trabalhava em equipe, já que seu tempo era curto em cada cidade, mas suficiente para preparar as pessoas para serem seus colaborados e continuarem a obra por ele iniciada.
Hoje, o grande desafio da igreja é tornar pública a sua presença na cidade, enfrentando seus problemas sociais como drogas, violências, crimes, pobreza e etc.
Estes tipos de problemas dificultam o agir de Deus na cidade, mas Deus está sempre levantando pessoas para tornar a sua palavra conhecida.
O campo de trabalho da pastoral urbana não é nada fácil, por isso é preciso termos discernimento do Espírito Santo para abordar as pessoas e fazer o trabalho genuíno e ainda
...