RESENHA DO LIVRO INTODUÇÃO À FILOSOFIA, UMA PERSPECTIVA CRISTÃ
Por: l2708 • 19/12/2020 • Seminário • 433 Palavras (2 Páginas) • 295 Visualizações
RESENHA DO LIVRO INTRODUÇÃO À FILOSOFIA, UMA PERSPECTIVA CRISTÃ.
O autor do livro nos traz, que mesmo sem perceber praticamos filosofia diariamente, e para ser um filósofo temos que ter uma mente que faz perguntas.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
O que é filosofia?
Desacordo entre filósofos sobre filosofia Analítica e filosofia Especulativa, tem gerado diferença entre filósofos praticante. GEISER E FEINBERG entendem que filosofia Especulativa são as grandes perguntas, ou seja, aquelas que são importantes a todos nós, e impõe objeções à filosofia analítica, dentre todas as suas declarações.
Feito a análise sobre o que e filosofia, a controvérsia sobre qual seja a definição correta, os autores apresentam uma definição própria e imparcial desvinculada, reconhecendo que a filósofos que são mais analíticos ou mais especulativos.
A importância de estudar filosofia na teologia nos ajuda a compreender a sociedade, para libertação dos preconceitos e bairrismo. Para um cristão a filosofia se torna um desafio a sua fé, e o resultado tem que ser o entendimento de sua fé, temos que reconhecer que o conhecimento das raízes da filosóficas é necessário para o entendimento da teologia cristã.
Pensamento que afirma ser a fé comprovada pela razão, defesa religião cristã contra o ataque de adversários.
O QUE É O CONHECIMENTO?
Os autores afirmam descrença suavizado, que faziam distinção entre conhecimento infalivelmente certo e indubitavelmente certo.
O conhecimento humano é, pelo menos em alguns aspectos, falível ou provável. Somente Deus pode saber tudo, isso não significa que nos seres humanos não tem o direito de saber ou ter conhecimento.
O QUE É REALIDADE?
Segundo os autores, a filosofia de Parmênides é que toda realidade é uma só. Os autores também escreveram sobre a filosofia de Plotino, que pregava a unidade além do ser. Podemos falar que Deus vai além de todo o conhecimento e realidades.
O QUE É REALIDADE ULTERIOR?
Segundo os autores, a razão sobre a revelação e a razão, e impossível separar a fé e razão.
A realidade e que vamos ter confusão entre o que e “a crença” e “a crença que”.
Vamos ter várias realidades de crenças, como o: ateísmo, deísmo, panteísmo e outras religiões. Mais temos razões que Deus existe.
O QUE É CERTO?
Os autores questionam na sua obra a ética, que é o estudo daquilo que é certo ou errado.
O que concluir e que o certo é, moderação, temperança é o meio termo entre tolerância e a insensibilidade. Tudo depende quão extrema é a situação.
Nos cristãos usamos a Bíblia para justificar o que é certo e errado.
BIBLIOGRAFIA:
GEISER, Norman L. e FEINBERG, Paul D. INTRODUÇÃO À FILOSOFIA, Uma Perspectiva Cristã. Segunda edição, São Paulo – SP; Editora Vida Nova, Belo Horizonte (Venda Nova – MG); Editora Betânia, 1996, 346p.
...