Reação a Leitura do Livro Liderança Cristã
Por: altenilzaviana • 20/12/2023 • Resenha • 603 Palavras (3 Páginas) • 138 Visualizações
Livro: Liderança Cristã Autor: Ellen G. White
Editora: Casa Publicadora Brasileira Ano da Publicação: 2002
Ao relizar a leitura do livro liderança cristã percebi que ele é um manual para todo indivíduo que almeja ter um ministério aprovado por Deus na liderança de quaisquer um dos ministerios da igreja. Sabemos que quando tratamos de liderança, diversos aspectos vêm à tona, a liderança trata de diversas habilidades, estratégias e técnicas para concluir determinada meta, que no caso do Clube de Desbravadores, se refere ao nosso objetivo: "Salvar do pecado e guiar no serviço."
Para mim, a leitura do livro serviu para ampliar meus conhecimentos e experiencias na liderança cristã, ser um lider cristão exige um estilo de vida de acordo com os princípios de Deus. No livro cada assunto é abordado de forma concisa, porém com seu conteúdo tendo uma profundidade incrível ao mesmo tempo, os temas são descritos de forma simples, mas que trazem grandes reflexões a cada parágrafo. Os tópicos tratados abrangem diversos conceitos da liderança, os que mais me surpreenderam, foram com relação a organização que deve ocorrer durante esse processo, sobre as qualidades exigidas para que o trabalho possa ser bem realizado e sobre todo o esforço que envolve essa empreitada tão importante.
Uma das questões abordadas, que considerei extremamente relevante, se refere a delegação de funções, para que não venham a recair sobre uma só pessoa diversas tarefas, de forma que ela fique sobrecarregada e com o risco de exaustão, não podendo exercer seus dons de forma realmente plena na causa de Deus, isso me ajudou bastante, pois sempre tive dificuldades em delegar funções. O que é um perigo real em nosso ministério, eu mesmo já fui, instrutora de classe e Dr. Associada ao mesmo tempo e tambem já fui conselheira e dr. Associada, isso por falta de pessoas mesmo para trabalhar no ministério. Assim vemos, constantemente a presença de muitos cargos ou compromissos exigidos de um só indivíduo, o que dificulta que se execute cada obrigação com 100% das faculdades mentais e físicas.
Outro assunto que considerei interessante, principalmente por ter me surpreendido, tem relação com a influência de cada pessoa e a exigência que se fará de cada uma delas na avaliação celeste, o çivro relata que essas 2 são proporcionais: Quanto mais influência, mais será exigido, afinal, se uma ação boa não for realizada, também essa ação não irá exercer influência, a avaliação será conforme o tamanho da influência que não foi exercida, pela negligência ao não realizar essa boa ação. E foi essa lógica que me deixou surpresa, pois é algo simples, que faz
total sentido e que é totalmente justo, porém nunca havia visto essa questão "influência x exigência" dessa forma.
Ademais disso, os trechos tratam das qualidades exigidas para um bom líder, essas definições de quais qualidades e em que âmbito elas ocorrem já eram do meu conhecimento, porém a abordagem desses conceitos ocorre de maneira diferente, descrevendo a coragem como algo extremamente relevante para a liderança, para "[...] que sua voz seja ouvida acima das vozes dos infiéis [...]" (Testemunhos Para a Igreja 5:262, 263.), tratando da humildade, da saúde, do autocontrole e principalmente, a confiança em Deus.
...