Resenha Atividade Liderança 1: Gestão Pessoal
Por: Gimmarks • 13/4/2021 • Resenha • 459 Palavras (2 Páginas) • 581 Visualizações
Analise de 1º Timóteo – Atividade Liderança 1: Gestão Pessoal
A carta de Paulo dirigida a Timóteo faz parte das chamadas “cartas pastorais”. A epístola trata-se de um manual divino que orienta pratica pastoral diante dos grandes embates da vida e das tensões da labuta ministerial com destaque a orientações do mestre a seu discípulo em relação de:
- Como um pastor deve portar-se na igreja de Deus?
- Como deve lidar com a sedução das falsas doutrinas?
- Como deve instruir o povo acerca do coreto relacionamento com as autoridades constituídas?
- Como deve enfrentar os falsos mestres que apostataram da fé?
- Como deve tratar as diferentes pessoas do rebanho?
- Como se relacionar-se com os lideres da igreja?
- Como deve orientar os empregados e os patrões?
- Como deve exortar os pobres e os ricos da comunidade?
- Qual é o lugar da oração na vida da igreja?
- Como a igreja deve escolher seus lideres espirituais e quais critérios devem ser observados?
- Conto a igreja deve enfrentar a demanda da assistência social aos necessitados?
Esses e outros temas são levantados pelo apostolo Paulo e abordados de forma normativa de forma a instruir o seu aprendiz no caminhar sozinho do ministério. Portanto, essa epístola que traz instruções a Timóteo é muito atual, pois se fundamentam em princípios eternos. As soluções oferecidas por ele aos problemas antigos lançam luz sobre os problemas atuais. São balizas seguras que devem nortear a vida espiritual e a conduta pastoral em todas as épocas e lugares Essa carta é oportuna, pois os temas abordados continuam a afligir a igreja de hoje. Precisamos manter em estreita comunhão teologia e ética, doutrina e vida, credo e conduta. Precisamos ter a mente iluminada pela verdade e o coração aquecido pelo Espírito Santo
Essa carta é, de fato, absolutamente necessária, pois em muitas igrejas hoje, há profunda tensão na liderança. Há líderes que se sentem donos da igreja, e, em vez de serem servos de Cristo para servirem a igreja, são tiranos que governam o povo com imenso rigor, ou ignoram os ensinamentos de Cristo e transmitem os ensinamentos segundo a sua própria visão e entendimento, levando seus pastores a gemerem no ministério. Líderes são eleitos sem nenhuma maturidade espiritual e ordenados à liderança de grupos de pessoas e exercem o sagrado oficio (do pastoreio de um grupo de pessoas) sem nenhuma qualificação para pastorear o rebanho. A igreja e um reflexo de sua liderança. Uma igreja nunca conseguira estar a frente de sua liderança. Igrejas fortes têm lideres maduros na fé e cheios do Espírito Santo.
Assim, essa epistola tem uma mensagem urgente onde, se os pastores observarem os princípios descritos nela, os problemas que atacam a igreja hoje serão enfrentados com a sabedoria de Deus, a luz das Escrituras, resultando em igrejas saudáveis, fortes e multiplicadoras.
...