Segundo Geometria, Gravidade, Gênio e Gnose
Por: Inss 2 • 7/6/2024 • Artigo • 847 Palavras (4 Páginas) • 64 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
Ao Irmão 1º Vigilante, Edson de Flor Arruda.
APRESENTO MEU 1º TRABALHO DE COMPANHEIRO MAÇOM
S:.
S:. S:.
A 2ª instrução consiste em revelar alguns segredos e alegorias e o caminho percorrido pelo Companheiro Maçom, para que possamos obter conhecimento sobre os mistérios da natureza e da ciência, bem como da letra IOD, que corresponde nossa letra G, conquistando progressos em benefício de toda humanidade que é a principal finalidade da nossa instituição.
Na busca pela compreensão da letra G, encontramos que ela significa: Geometria, Gravidade, Gênio e Gnose.
Simbolicamente a geometria está ligada à aplicação na construção universal, polindo o homem, tornando digno de ocupar seu lugar no edifício social; a gravidade tende a aproximar os corpos na ordem física, correspondendo à força que une os corações maçônicos, assim o amor fraternal é um princípio vital de ordem, de Harmonia, e de estabilidade; o gênio consiste em nossas faculdades intelectuais e imaginativas; a gnose, significa conhecimento.
Passando da coluna B para a coluna J fomos recebidos como companheiro maçom. Como aprendiz, buscamos a purificação baseado na razão, afugentando e discernindo o erro. Como companheiro, buscamos nos tornar exímios pensadores exercitando a imaginação e desenvolvendo a sensibilidade, assim após ter aprendido a raciocinar somos levados a elevar o pensamento as causas dos fenômenos.
Aprendemos durante as viagens de companheiro à utilizar utensílios preciosos, como o maço e o cinzel, que com determinação enérgica põe em execução a correção dos nossos defeitos munidos de resoluções sábias; a régua e o compasso, apesar de se oporem, um simbolizando o direito inflexível e a lei moral, o outro um círculo da relatividade, cujo raio se mede pelo afastamento das pernas, nos lembra que devemos traçar nosso programa de trabalho de acordo com a realidade que estamos habituados; a alavanca, que soma poder a uma vontade inflexível; e o esquadro, que representa a sabedoria, pois nos ensina que a perfeição do indivíduo, está na justeza com que se coloca na sociedade.
Aperfeiçoado como aprendiz maçom, cabe-nos concentrar e observar os clarões intelectuais que devem iluminar progressivamente nosso entendimento enquanto companheiro maçom.
Nesta instrução é passado o significado do Sinal, Palavras e Toque inerentes ao grau. A posição das mãos no sinal nos lembra o compromisso de amar e se dedicar aos irmãos, além de que como um apelo as forças astrais, fortalecer o domínio dos sentimentos sem ceder a movimentos irrefletidos.
As Palavras de Companheiro têm significados que se complementam. Uma significando Fartura e Abundância, daí ser representada por uma espiga de trigo no painel da Loja, e a outra simbolizando estabilidade e firmeza, é nome de uma das colunas do Templo de Salomão. O soletrar destas palavras aqui já não é como o aprendiz, visto que o companheiro já não é mais ignorante, já aprovado na iniciativa intelectual, já pode lhe pedir antes de receber.
...