Trabalho
Por: naybeckerr • 18/6/2015 • Trabalho acadêmico • 4.291 Palavras (18 Páginas) • 236 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA: MAQUIAGEM PROFISSIONAL
NAYARA CRISTINA BECKER
RELATÓRIO DA ANÁLISE DO ESPETACULO TEATRAL
A PEQUENA SEREIA E O REINO DAS ÁGUAS
São Paulo
2015
NAYARA CRISTINA BECKER
RELATÓRIO DA ANÁLISE DO ESPETACULO TEATRAL
A PEQUENA SEREIA E O REINO DAS ÁGUAS
Relatório de Pesquisa, componente do projeto Ver e Rever a Caracterização das Personagens no Teatro Paulistano Atual, orientado pelo Prof. Ivon Mendes de Barros, apresentado para o desenvolvimento da disciplina Projeto Integrado II, do curso Tecnologia em Estética e Cosmética: Maquiagem Profissional da Universidade Anhembi Morumbi.
São Paulo
2015
Ficha Técnica do Espetáculo:
- Local da apresentação: Teatro Santo Agostinho, Rua Apeninos,118- Vergueiro.
- Data: 11/04/2015 ás 17:00 horas.
- Nome do Espetáculo: A Pequena Sereia e o Reino das Águas
- Autor: Silvio Tadeu
- Estilo do texto original: Inspirado em conto de Hans Christian Andersen
- Estilo do espetáculo: Musical infantil
- Grupo ou Companhia: Equipe Saúde e Teatro
- Diretor ou Encenador: Silvio Tadeu C. Oliveira
- Produção: Marcos Flávio
- Elenco completo: Carlos Castro, Cristiano Lopes, Davi Joseph, Kátia Gandolfi, Paula Tobaruela, Rebeca Tonkovitch, Sérgio Pirajá e Silvio Tadeu.
- Iluminação: Will Saint Clair
- Cenografia: Carlos Castro
- Figurino: Raphael Septem
- Maquiador ou Visagista: Raphael Septem
- Preparação Vocal: Cristiano Lopes
- Sonoplastia: Marcio Mendes
Perfil do Trabalho do Grupo de Teatro e/ou Diretor do Espetáculo:
Antigamente o grupo tinha um perfil fixo, procurando focar mais nas peças clássicas. Com a procura do teatro, apenas para ter uma base inicial em outras áreas, entre elas: TV, cinema e publicidade, o grupo no todo decidiu mudar a sua linha de perfil inicial, resultando em um melhor campo de trabalho a ser explorado.
Hoje, o perfil do grupo pode ser considerado mutante. Buscando atores e atrizes que sejam mais flexíveis, para melhor amplificar a linha de apresentações de espetáculos; incluindo infantis, tragédia e comédia, entre outros gêneros a serem criados, ou ser feita uma releitura, para serem apresentados ao público alvo.
A primeira peça apresentada com direção de Silvio Tadeu, foi em 2002 peça chamada: O Homem de Sobre tudo, esse espetáculo teve como inspiração “ A Ratoeira” de Agatha Christie. Nos anos seguintes, Silvio apresentou os seguintes espetáculos: O Santo Inquérito(2003), Édipo Rei (2003), Dois Destinos (2003), Muito Barulho por Nada (2004), Hamlet (2005), Joana D’Arc (2005), O Mambembe (2006), Shakespeare Perdidamente apaixonado (2007), O Pecado Nosso de Cada Dia (2008), Que Pais é Esse (2009), O País das Olimpíadas (2010) e o A Vida é Sonho (2012). Silvio teve participação em todos esses espetáculos citados a cima, tendo participação como diretor, assistente de direção, adaptação e entre outras funções.
Tendo como visão principal, o grupo tem uma gama enorme de trabalhos feitos e apresentados, continuando com a sua atuação no mercado da cultura teatral, com o foco em espetáculos musicais.
Resumo do Espetáculo:
O espetáculo contou a história de Ariel, a pequena sereia, em uma versão conscientizadora, para as crianças e adultos espectadores presentes no teatro, sobre o uso racional da água e a preservação da natureza.
Na história apresentada pelo grupo, o rei Netuno, que é pai de Ariel, quer impedir o casamento dela com um humano. Netuno não concorda que Ariel se apaixone por um humano e também não concorda pelo fato que esse mesmo humano, o Príncipe Erick com os seus navios, é um dos maiores poluidores das águas de seu mar.
Ariel acaba caindo no feitiço lançado pela bruxa Ursula, tendo como maldição o sumiço de sua voz.
O espetáculo tem como desfecho da história apresentada, o casamento de Ariel e Príncipe Erick, aceito pelo Rei netuno, com um canto de como a água é importante para nós seres humanos e os demais animais.
Resenha Descritiva da Encenação:
Antes da peça, atores e atrizes começaram interagindo com o público. O espetáculo musical era composto de várias músicas, onde os atores e atrizes cantavam em determinadas cenas.
Na peça existiam 3 cenários, o mar, o navio e o castelo da bruxa. A maioria da apresentação foi feita no cenário do mar onde morava os peixes (Linguado, Espadinha e Sardinha), Ariel (filha do Rei dos mares Netuno), Barbatana (O caranguejo que o Rei Netuno confiava muito) e a bruxa dos mares Úrsula.
Com um volante e as cortinas do teatro, era feito a encenação do navio do príncipe Erick, onde apareciam também seus 3 marinheiros e seu cachorrinho Tob.
Quando a bruxa Úrsula aparecia em cena, era usado efeito de fumaça e as luzes ficavam mais escuras, criando um aspecto de sombrio, o cenário tinha tubarões para intimidar mais a sua entrada.
Os peixes Linguado, Espadinha e Sardinha, tinham uma espécie de cabeça de peixe para compor a ilustração de peixe. Os marinheiros usavam boinas e meias até o joelho para ilustrar os navegantes. Tob tinha uma roupa de cachorrinho. Príncipe Erick usava uma roupa de príncipe, com detalhes dourados que mostravam a sua riqueza. A roupa de Ariel tinha várias perolas, sua saia era com um formato de calda de sereia. A bruxa Úrsula usava um vestido que dava bastante movimento quando andava de um lado para o outro.
Imagens do Espetáculo:
[pic 1]
Marinheiro, Príncipe Erick e Linguado.
[pic 2]
Bruxa Ursula, Ariel e Príncipe Erick
[pic 3]
Ariel e Príncipe Erick.
[pic 4]
Marinheiro, Linguado, Bruxa Ursula, Ariel e Príncipe Erick.
[pic 5]
Príncipe Erick, Cachorrinho Tob e os Marinheiros
[pic 6]
Barbatana e Linguado.
[pic 7]
Ursula, Ariel, Linguado, Rei Natuno, Marinheiro, Tob, Príncipe Erick e Barbatana.
[pic 8][pic 9]
Ariel se maquiando. Barbatana se maquiando.
Análise da caracterização visual das personagens do espetáculo:
...