A Auto Manifestação de Deus
Por: GladsonMartins • 8/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.348 Palavras (6 Páginas) • 1.270 Visualizações
Instituto Teológico Quadrangular
Bibliologia – Pastora Charline Cristina
Autoatividade do capitulo 1,2,3,4 e 5
Nome : Gladson de Jesus Martins
Capítulo 1
- O que significa a automanifestação de Deus ? Por que ela teve um objetivo relacional?
Tudo o que sabemos e ainda saberemos a Seu respeito, se deve ao estudo da Sua palavra, o que só é possível, porque Ele quis manifestar-se. Deus se revela a nós como pessoa, nos mostrando seu caráter e personalidade. O Objetivo da Bíblia é relacional. Automanifestação de Deus através da Bíblia não é somente para conhecermos as coisas de Deus, mas através do conhecimento das coisas Dele, podermos conhecer o próprio Deus.
- Explique as três categorias teológicas de Revelação ?
Revelação Geral : Deus se comunica com os homens através da natureza, história e constituição do ser humano.
Revelação Especial : Deus se comunicando com certas pessoas, em tempos e lugares
específicos. Essa revelação específica, para promover um relacionamento pleno com o homem.
Revelação Sobrenatural : Deus se comunica através de dos prodígios, sinais e maravilhas, o manifestar da voz de Deus através dos milagres.
- O que significa dizer que a Revelação foi de natureza Antrópica e Analógica ?
Antrópica: Por Deus ser superior ao homem é impossível conhecê- lo. Deus usou formas naturais para comunicar-se com os seres humanos.
Analógica: Deus usa aspectos humanos para compreendermos o campo divino.
- Por que a encarnação do Filho de Deus foi tão especial no que se refere á Revelação ?
Por que ela revelou com máxima perfeição o caráter de Deus, percebido a partir do caráter de seu filho. Através de Jesus, Deus viveu entre os homens e manifestou suas qualidades, atribuições e emoções, quando Jesus falava, era Deus em pessoa falando.
- Por que há implicações para o homem e para a Igreja quanto á Revelação ?
A Revelação implica em responsabilidade, o que se faz com o conhecimento geral que se tem respeito de Deus, mesmo que uma pessoa não tenha acesso á Revelação Especial, responderá á Revelação Geral. Já a Igreja tem pleno acesso á Revelação Especial, então, além da responsabilidade natural de cuidar com suas ações, ela tem a responsabilidade de anunciar o evangelho para que as pessoas possam crer e alcançar a salvação.
- Deus é Todo-poderoso, poderia usar de qualquer meio para comunicar-se, mas porque ele o fez usando homens e através da escrita? Por que a Bíblia é necessária para a humanidade?
Porque a comunicação é melhor quando o receptor compreende a mensagem, assim Deus resolveu usar nossos próprios meios para obter a maior compreensão dos seus planos, utilizou nossa linguagem e nossas experiências, pois Ele é ilimitado em seu conhecimento e poder e jamais conseguiremos compreendê-lo com nossas limitações. A Bíblia é a Revelação de Deus aos homens, ela preenche as condições para a comunhão e para a restauração do relacionamento e comunicação eram diretos e promoviam comunhão intensa entre criador e criatura.
Capítulo 2
- Qual é a diferença entre Revelação e Inspiração ?
Revelação é o ato de Deus comunicar diretamente a verdade antes desconhecida para a mente humana, a qual só poderia ser conhecida desta maneira. Através da revelação, a descoberta da verdade divina.
Inspiração esta ligada a comunicação da verdade e a maneira como a revelação foi registrada, através da escrita. A inspiração divina supervisiona a comunicação da verdade revelada.
- Explique o processo de Inspiração da Bíblia, também com base nos termos gregos originais.
O processo de inspiração contém quatro elementos específicos:
Deus como causa: Deus é a fonte originária da Bíblia e este é o fator fundamental da doutrina as inspirações Bíblicas.
Ação do Espírito Santo: Ação do Espírito Santo ocorreu e dois sentidos no vertical e horizontal.
O homem como instrumento: Deus foi a causa primeira da transmissão da verdade bíblica e os cerca de quarenta escritores escolhidos tornaram-se a fonte secundárias, os instrumentos mediadores na transmissão da verdade.
Autoridade escrita: A bíblia é o resultado final da verdade revelada pelo próprio Deus através dos profetas e isto a reveste de autoridade escrita.
- A Inspiração plenária é a posição teológica completa e adequada de inspiração, justifique.
A Bíblia reivindica a inspiração plenária divina de todas as suas partes, ou seja, total e absoluta. Esse conceito afirma que todas as palavras escritas são inspiradas por Deus. Verbal significa as palavras e pleno significa inteiro, completo, contrário a parcial. Afirma-se aqui a inspiração plenária da Bíblia.
- O que é iluminação ?
A iluminação ocorre com todos os cristãos, se refere a influência do Espírito Santo que ajuda a entender as coisas de Deus, a iluminação esclarece as coisas de Deus, as coisas espirituais aos espirituais, a iluminação das coisas espirituais são uma benção prometida a todos os que creem e pode ser experimentada por eles.
- Quais são os itens que demonstram a Unidade Geral da Bíblia, explique-os.
Tema Central: Todos os escritores versaram sobre um único tema, a maravilhosa unidade de tema é apresentada de Gênesis a Apocalipse o tema da Bíblia é a redenção dos homens.
Assunto Central: Encontramos o desenvolvimento de um assunto único, a história do plano de salvação do homem através da obra redentora de Cristo.
...