A Autoatividades Moti Administração Eclesiástica
Por: Geani Almeida Tavares • 7/4/2023 • Trabalho acadêmico • 1.927 Palavras (8 Páginas) • 1.090 Visualizações
[pic 1]
AUTOATIVIDADES MQTI 2022 - ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA.
ALUNA: GEANI APARECIDA ALMEIDA TAVARES.
CAPÍTULO 1:
- DEFINA ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA E DÊ REFERÊNCIAS BÍBLICAS A RESPEITO DE ADMINISTRAÇÃO:
R: É O ESTUDO DOS DIVERSOS ASSUNTOS LIGADOS AO TRABALHO DO PASTOR NO QUE TANGE A SUA FUNÇÃO DE LÍDER OU ADMINISTRADOR DA IGREJA QUE SERVE. REFERÊNCIAS :EC 9.10,Êx. 5.30.35, Lc.22.24-27. Rm 13.1-7, Hb 13.7 ,18
2-CITE TRÊS PRINCÍPIOS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO. EXPLIQUE O PRINCÍPIO ADOTADO PELA IEQ.
R: DIVISÃO DO TRABALHO,DISCIPLINA E ORDEM. O PRINCIPIO ADOTADO PELA IEQ É O EPISCOPAL, ONDE SE TEM O PRINCIPIO MAIS ANTIGO CONHECIDO. O QUAL O GOVERNO, DIREÇÕES VEM DE UM ÚNICO LÍDER (PRESIDENTE), MAS TAMBÉM TEM UM GRUPO DE SUBALTERNOS (CONSELHEIROS, DIRETORES) COMO EXEMPLO.
3- QUAIS SÃO DOS DIREITOS PREVISTOS NA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA PARA AS ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS NO QUE DIZ RESPEITO AOS TRIBUTOS?
R: ISENÇÃO DE TRIBUTOS FEDERAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS, MAS ISTO É SOMENTE NO QUE SE DIZ DE DÍZIMOS, OFERTAS E DOAÇÕES. QUALQUER TIPO DE GANHO FORA DENTRE ESTES A INSTITUIÇÃO ENTRA COMO FINS LUCRATIVOS E DEVEMOS TOMAR CUIDADO COM ISTO. TAMBÉM LEMBRANDO QUE É SOMENTE PARA INSTITUIÇÃO, PARA PASTORES E FUNCIONÁRIOS ESTES TEM QUE SER TRIBUTADOS COMO A LEI DETERMINA.
4- COMO É ESTRUTURADA A ADMISTRAÇÃO QUADRANGULAR? QUE ORGÃOS COMPÕEM CADA PARTE?
R: ESTÃO ESTRUTURADAS EM TRÊS NÍVEIS: ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR E GERAL, ADMINISTRAÇÃO INTERMEDIARIA E ADMINISTRAÇÃO DE BASE.
ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR E GERAL:-EXERCIDA PELO CONSELHO NACIONAL DE DIRETORES
ADMINISTRAÇÃO INTERMEDIÁRIA –EXERCIDA PELO CONSELHO ESTADUAL DE DIRETORES.
ADMINISTRAÇÃO DE BASE- EXERCIDA PELO CONSELHO DIRETOR LOCAL.
5- O QUE É O CONSELHO NACIONAL DE DIRETORES?
R: É O ORGÃO SUPERIOR DE UNIDADE DA IGREJA QUADRANGULAR, COM FUNÇÕES LEGISLATIVAS,DELIBERATIVAS ,ADMINISTRATIVAS,NOS LIMETES DO ESTADO E SUA CONDUTA SE ESTRIBA NOS PRINCÍPIOS DE LEGALIDADE E,IMPESSOALIDADE.
CAPÍTULO 2
- COMO SE FORMA, NA JURISDIÇÃO DA IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR , A IGREJA LOCAL?
R: SE FORMA DESDE QUE HAJA UM GRUPO DE CRISTÃOS CONVERTIDOS,BATIZADOS NAS ÁGUAS POR IMERSÃO,EM NOME DO PAI DO FILHO E DO ESPIRÍTO SANTO,ADOTANDO A DECLARAÇÃO DE FÉ DA INSTITUIÇÃO.
2-QUAIS SÃO OS TIPOS DE IGREJAS LOCAIS NA IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR? QUAL A DIFERENÇA E OS TIPOS?
R:IGREJA SEDE REGIONAL:SÃO AQUELAS NAS QUAIS SE CENTRALIZA A ADMINISTRAÇÃO REGIONAL.
IGREJA COM CNPJ:SÃO PERSONALIDADES JURÍDICAS VINCULADAS DIRETAMENTE A MATRIZ E QUE DEVEM CUMPRIR TODOS OS PRECEITOS LEGAIS,TRIBUTÁRIOS E ADMINISTRATIVOS CABIVÉIS.
OBRAS NOVAS:SÃO AS CONGREGAÇÕES NOVAS QUE NÃO POSSUEM UM STATUS ELEVADOS , MAIS TEM AS MESMAS OBRIGAÇÕES DAS IGREJAS COM CNPJ.
3-QUAL A DIFERENÇA ENTRE UMA REGIÃO ECLESIÁSTICA E UM CAMPO MISSIONÁRIO?QUEM É O RESPONSÁVEL DE CADA UM DESTAS CIRCUNSCRIÇÕES ECLESIÁSTICAS?
R:CAMPOS MISSIONÁRIOS SÃO CONSTITUÍDOS DE 1 A 10 IGREJAS OU OBRAS NOVAS,SENDO ADMINSTRADO POR UM DIRETOR DE CAMPO E AS REGIÕES ECLESIÁSTICAS SÃO CONSTITUÍDAS POR MAIS DE 10 IGREJAS ORGANIZADAS. O CAMPO MISSIONÁRIO, POR MEIO DE SEU DIRETOR IRÁ REQUERER AO CONSELHO ESTADUAL E ESTE , ATO CONTÍNUO , AO CONSELHO NACIONAL, A ELEVAÇÃO DO CAMPO MISSIONÁRIO A CATEGORIA DE REGIÃO ECLESIÁSTICA. AS REGIÕES ECLESIÁSTICAS E CAMPOS MISSIONÁRIOS SÃO CAMPOS INTERNOS DA IEQ, NÃO POSSUEM CNPJ E SÃO CENTRALIZADOS NAS IGREJAS SEDE REGIONAIS.
4-QUAL A DIFERENÇA ENTRE UM CONSELHO ESTADUAL E UMA SUPERVISÃO ESTADUAL?QUEM É O RESPONSÁVEL DE CADA UM DESTAS CIRCUNSCRIÇÕES ECLESIÁSTICAS?
R: OS CONSELHOS E SUPERVISÕES ESTADUAIS SÃO ORGÃOS INTERNOS DA IEQ, POSSUINDO PERSONALIDADE JURÍDICA IDÔNEA ÁS IGREJAS LOCAIS POSSUEM CNPJ SUBORDINADOS Á CONVENÇÃO NACIONAL E ,NOS LIMITES ESTABELECIDOS PELO ESTATUTO, AO CONSELHO NACIONAL DE DIRETORES.
5-QUAIS SÃO AS SECRETÁRIAS GERAIS QUE COMPÕEM O CONSELHO NACIONAL DE DIRETORES? QUAL SECRETÁRIA É RESPONSÁVEL PELA ÁREA ADMINISTRATIVA NACIONAL?
R:SECRETÁRIA GERAL DE AÇÃO SOCIAL-SGAS, SECRETÁRIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS- SGAF,SECRETARIA GERALDE COMUNICAÇÃO SGC,SECRETÁRIA GERAL DE DISCIPLINA ECLESIÁSTICAS-SGCD E SECRETÁRIA NACIONAL DE CIDADANIA. CND.
CAPÍTULO 3
- PORQUE A GESTÃO DA IGREJA LOCAL REVESTE-SE DE GRANDE IMPORTÂNCIA NA IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR?
R: PORQUE ALI OS LÍDERES,OBREIROS E PASTORES,INICIAM A CARREIRA MINISTERIAL E ALI É ONDE SE DESENVOLVEM A MAIOR PARTE DAS ROTINAS ADMINISTRATIVAS DA INSTITUIÇÃO.
2-COMO PODEMOS CLASSIFICAR OS TIPOS DE ENTRADAS E COMO ELAS SÃO CLASSIFICADAS NOS LANÇAMENTOS FINANCEIROS DA IGREJA LOCAL? CITE 4 DOCUMENTOS QUE SERVEM PARA REGISTRAR AS ENTRADAS FINANCEIRAS DA IGREJA LOCAL.
R: BASICAMENTE SE RESUMEM A 2 TIPOS: DÍZIMOS E OFERTAS. RELATORIO DE VENDA MENSAL DE ENTRADAS E SAÍDAS,COMPROVANTES DE DOAÇÕES, EXTRATO DE POUPANÇA E RECIBOS DE VENDAS.
3-QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS HÁBEIS QUE DÃO SUPORTE ÁS SAÍDAS FINANCEIRAS DA IGREJA LOCAL?QUEM REGULAMENTA ESTES TIPOS DE DOCUMENTOS?
R: O ESTATUTO E O REGIMENTO INTERNO. SÃO REGULAMENTADOS PELOS ORGÃOS INTERNOS E PÚBLICOS.
4-COMO PODEMOS CLASSIFICAR AS ENTRADAS NA IGREJA LOCAL QUANTO ÁS TAXAS ESTATUTÁRIAS?
R: É UMA OBRIGAÇÃO INTERNA DA IGREJA LOCAL,PERANTE A INSTITUIÇÃO ,PRINCIPALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO A MANUTENÇÃO DOS CADASTROS DA ENTIDADE,DO CORPO MINISTERIAL E DA MEMBRESIA.
5-QUAIS SÃO AS TAXAS DEVIDAS PELA IGREJA LOCAL AOS ORGÃOS SUPERIORES? DESCREVA,CITE O PERCENTUAL E A INSTÂNCIA QUE RECEBE AS TAXAS.
R:SÃO AS ENTRADAS SUJEITAS ÀS TAXAS ESTATUTÁRIAS DEVIDAS AOS ÓRGÃOS SUPERIORES: - TAXA 4% AO CONSELHO NACIONAL DE DIRETORES; - TAXA 4% AO CONSELHO ESTADUAL DE DIRETORES; - TAXA 4% ÀS REGIÕES/CAMPOS MISSIONÁRIOS; E - TAXA 1% AO FUNDO SOCIAL.
6-QUAIS SÃO AS TAXAS DEVIDAS PELOS DEPARTAMENTOS DA IGREJA LOCAL AOS RESPECTIVOS ORGÃOS SUPERIORES? DESCREVA, CITE PERCENTUAIS E DOS DEPARTAMENTOS QUE RECEBEM AS TAXAS.
...