A Biblia e Ciência
Por: Sobrale • 8/9/2017 • Artigo • 12.722 Palavras (51 Páginas) • 453 Visualizações
[pic 1]
Autor: Rogério José Sobra
Titulo: Bíblia e Ciência
Filiação: José Sobra e Madalena Angélica Armindo
Data de nascimento: 26 de Agosto de 1993
Nacionalidade: Moçambicana
Naturalidade: Nampula Cidade - Namicopo
Morada actual: Tete - Chingodzi
Formação académica: 12ª classe A, ESG
Frequência académica actual: 3º ano – CTA – UP - Tete
Reprodução autorizada
Cel.: +258 848 572 750
Email: sobrarogerio@gmail.com
Publicações Evangélicas
Moçambique
Tete – Chingodzi
Março, 2017
Índice
Prefácio 3
1.A Ciência, a fé e a Bíblia 5
2.A existência de Deus - A veracidade bíblica, comprovada pela Ciência 7
4.As descobertas científicas na bíblia 17
4.1.A posição da Terra no espaço sideral 18
4.1.1.O ciclo hidrológico 21
5.A origem da vida na Terra – evolução ou criação? 24
5.1.Teoria Abiogénica; 25
5.1.1.Biogénica; 26
5.2.As duas saídas possíveis 27
6.O dilúvio - mito ou facto? 28
6.1.As espécies antediluvianas 30
7.A existência de extraterrestres 33
Referências 36
Prefácio
A
génese das coisas sempre foi uma preocupação central da humanidade; a origem das pedras, dos animais, das plantas, dos planetas, das estrelas e do próprio homem, é a causa de inúmeras pesquisas insaciáveis observadas na actualidade. Sem dúvidas é por essa razão que, a existência do universo como um todo, sua natureza e origem foram e continuam sendo assuntos de explicação em quase todas as civilizações e culturas.
A procura do entendimento de toda essa génese foi, para essas civilizações, algo muito diferente do que nos é ensinado na actualidade pela ciência e naquilo que ainda é desconhecido e que é a causa de contínuas pesquisas, porém o mais polémico é tentar dar resposta baseando-se nos factos bíblicos.
O progresso tecnológico suscitou nos Homens, uma serie de questionamentos a respeito da Bíblia e a existência de um ser supremo e criador de todo visível e invisível. Quando colocada a questão, se a ciência pode concordar-se com a bíblia, no que diz respeito aos acontecimentos e fenómenos e as suas consequentes interpretações, geralmente, a resposta tem sido, NÃO.
A pequenez física do ser humano, suscita motivo de muita preocupação quando observa, a vastidão física do Universo em que está inserido e através da ciência, tentam fazer desaparecer a verdadeira revelação de Deus ao Homem (a bíblia), e criam argumentos para sustentar as suas afirmações, teses e teorias, com vista a provar a não existência de Deus e a não concordância entre a ciência e a Bíblia. Mas ainda que rejeitem, no intelecto do Homem, reside o grande poder, a força de domínio e imensuráveis obras por Ele feitas, de facto, esse REI e SENHOR do mundo em que vivemos é o arquitecto e dono de todas as coisas visíveis e invisíveis e daquelas que nunca jamais subiram no pensamento do Homem.
Quando bem examinada a bíblia em contraste com as diversas explicações e teorias científicas, pode-se perceber que, alguns acontecimentos e fenómenos registados na bíblia, podem ser comprovadas cientificamente. Digo, “alguns acontecimentos e fenómenos”, porque nem tudo o que Deus fez e faz, pode ter explicações humanas, pois segundo a bíblia, tem coisas que Deus não permitiu chegar ao conhecimento humano, e nestas coisas esgota palavras ao Homem explicar e imaginar, o que a bíblia, chama-as de MILAGRE, e somente pode ser aceite por aqueles que professam a fé salvadora.
”As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que observemos todas as palavras desta lei” (DT 29.29).
“Eis que essas coisas são apenas as orlas dos seus caminhos; e quão pouco é o que temos ouvido dele! Quem, pois, entenderia o trovão o seu poder?” (Job 26.14).
Os versículos acima citados, mostram o quão impossível é o ser humano entender completamente e poder interpretar os fenómenos e a própria natureza – obra das mãos de Deus. É óbvio que a Ciência também não prova tudo, pois, se assim fosse não existiria a metafísica[1], por exemplo, “a estrutura geral da Terra (núcleo, manto inferior, manto superior, astenosfera e litosfera), é conhecida mediante métodos indirectos, tais como a transmissão das ondas sísmicas, como disseram FLORI & RASOLOFOMASOANDRO (2002:35-38), […] na verdade não se sabe grande coisa sobre a origem da Terra no universo – na verdade, tudo repousa sobre o acto de fé”. A Bíblia monstra que os processos naturais, ou seja, as leis da natureza, não teriam trazido à existência a complexidade encontrada no universo e na vida sem a vontade de Deus.
De forma prática, este manual pretende contribuir na redução da incredulidade, mostrando a coerência entre as ciências geográficas e a bíblia, a superioridade da bíblia nas descobertas científicas, a veracidade da existência de Deus – criador. Toda referência bibliográfica consultada, esta patente no rodapé e na última página.
1.A Ciência, a fé e a Bíblia
1
Antes de mais, gostaria de frisar que o livro bíblico chave que se pretende estudar, é o de Génesis, pelo facto de ser o único que relata a génese da criação de tudo com mais detalhes, livro este que constitui a essência de toda doutrina cristã. Verifica-se no livro de Génesis, a narração da essência de tudo: da criação, da vida, do pecado, da morte, da promessa de vida eterna, do nascimento de Jesus – o Messias que viria tirar o pecado do mundo, etc., porém de uma forma não profunda ou detalhada, mas com uma precisão pedagógica com vista a revelar um Deus criador que fez tudo em determinadas fases e de forma organizada e propositada, segundo a vontade do seu beneplácito.
...