A Genealogia de Jesus
Por: José Almir Andrade Ribeiro • 15/5/2018 • Projeto de pesquisa • 775 Palavras (4 Páginas) • 323 Visualizações
A genealogia de Jesus Cristo
Dois Relatos
Percebemos das sagradas escrituras que existem dois relatos a despeito da genealogia de Jesus, a primeira esta em Mateus 1.1-17, já a segunda encontra-se em Lucas 3.23-38.
Diferenças
Evidente que existem diferenças entre as genealogias apresentadas, sabendo-se que não se tratam de contradições, mas sim, de perspectivas diferentes.
Mateus traça uma genealogia com base nos antepassados de José, enquanto Lucas traça outra com base nos antepassados de Maria.
Mateus 1.6.
Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi, a Salomão, da que fora mulher de Urias;
Lucas 3.31-32.
Eliaquim, filho de Meleá, Meleá, filho de Mená, Mená filho de Matatá, este, filho de Natã, filho de Davi
Davi, filho de Jessé (...).
Diferenças entre os termos Gerar e Filho
Podemos encontrar uma diferença pontual entre os termos gerar e filho.
A palavra gerar vem do grego gennao, ou seja, homens que geram filhos, ser nascido, ser procriado.
Já a palavra filho vem do grego huios, usada no sentido amplo para descrever um descendente, alguém da posteridade de outro.
Segundo a genealogia apresentada por Mateus, Davi pai de Salomão, tendo como descendente a José. (José era descendente de Davi por meio de seu filho Salomão).
Segundo a genealogia apresentadas por Lucas, Davi pai de Natã, tendo como descendente a Maria. (Maria era descendente de Davi por meio de seu filho Natã).
Por isso, em Romanos 1.3.
(...) com respeito a seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi (...).
Genealogias dos Homens
Podemos pontuar ainda, outra distinção entre os evangelhos.
Em Mateus 1.16.
E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo.
Já em Lucas 3.23.
(...) Era, como se cuidava, filho de José, filho de Eli.
Podemos explicar esta distinção da seguinte forma:
As genealogias oficiais dos tempos bíblicos, traziam apenas os nomes dos homes e não das mulheres. Assim, sendo José casado com Maria o evangelista Lucas relata a genealogia de Maria com o nome de José, marido de Maria.
Sendo assim, Lucas relata o nome de José como filho de Eli, simplesmente porque eram os nomes dos chefes de família que constavam nas genealogias, além disso, tradicionalmente, aquele que é recebido na família através do casamente passa a ser chamado de filho ou filha.
Jesus e a Linhagem de Jeconias
Outra coisa interessante é que, sendo descendente de José, Jesus não poderia ter o seu sangue porque José era da linhagem de Jeconias.
Jeremias 22:30.
Assim diz o Senhor: “Registrem esse homem como homem sem filhos. Ele não prosperará em toda a sua vida; nenhum dos seus descendentes prosperará nem se assentará no trono de Davi nem governará em Judá.
No tempo do Profeta Jeremias, Deus se encheu e pronunciou uma maldição de sangue sobre a linhagem de Davi, dizendo que nenhum filho do Rei Jeoaquim reinaria mais sobre Israel (Jeremias 22.30). A linhagem Davídica, iniciada com Salomão, estava aparentemente terminada e a promessa de Deus à Davi quebrada. O Messias tinha que vir da linhagem real, no entanto agora havia uma "maldição de sangue" sobre aquela mesma linhagem!
...