A Importância Da Formação Teológica Na Atualidade
Trabalho Universitário: A Importância Da Formação Teológica Na Atualidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: osvaldofh • 14/5/2014 • 1.389 Palavras (6 Páginas) • 4.620 Visualizações
IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO TEOLÓGICA NA ATUALIDADE
Osvaldo Teixeira Sampaio Filho
Instituto Teológico Quadrangular ITQ
Curso livre em teologia a distancia – CLT/EAD
2ª. Edição – calendário 2012
1- RESUMO
O tema central deste paper e discorrer sobre a importância da formação teológica na atualidade, tendo a teologia como ferramenta indispensável na vida do cristão de modo especial para aqueles que são ministros, pastores e para aqueles que possuem algum cargo de liderança nas igrejas. Mas quando pensamos em ministros e pastores lembramos de pregação, e como oferecer um bom estudo da Palavra de Deus ou uma pregação que cause impacto na vida das pessoas levando-as a uma experiência transformadora? Isso só pede ser alcançado quando nos dedicamos ao estudo da palavra e no conhecimento de Deus. Deste modo buscaremos saber o que é a teologia? Porque estudar teologia? E qual a finalidade da teologia na vida do cristão? Vivemos dias nos quais a necessidade de conhecimento é cada vez maior, em todas as áreas da vida, ter uma boa formação e um bom preparo é obrigatoriedade para aqueles que se colocam a serviço do reino de Deus.
Palavras-chave: teologia; ferramenta; formação.
2- INTRODUÇÃO
Quando tratamos e abordamos a formação teológica e sua importância, primeiramente precisamos saber qual a sua origem. A palavra teologia é de origem grega, Theos significa Deus e Logia indica o sentido de estudo. Sendo assim, Teologia é o estudo sobre Deus ou sobre as coisas de Deus.
Por isso todo cristão deve ter a consciência de conhecer a Deus e se inteirar de suas coisas. Muito se fala da volta de Jesus e do final dos dias, mas como saber a veracidade de todas essas informações?
“Se você transmitir essas instruções aos irmãos, será um bom ministro de Cristo Jesus, nutrido com as verdades da fé e da boa doutrina que tem seguido”. (1 Timóteo 4.6.)
Vemos que o apostolo Paulo sempre estava preparado e instruído na Palavra de Deus, podemos comprovar isso em seus discursos eloqüentes e sistemáticos.
É indiscutível a importância do saber teológico, desde muito tempo atrás a começar por nossos pais na fé, servindo de ponte entre a mensagem de Deus e os homens, entre sua mensagem salvívica e a humanidade caída.
Sua função vai muito além do que uma mera conotação religiosa, mas está diretamente ligada a um estilo de vida, a mudança de comportamento, atitudes e palavras em meio a uma sociedade que tem perdido diariamente seus valores.
“Meu povo foi destruído por falta de conhecimento” (Oséias 4.6). Finalmente é necessária a formação teológica para que possamos ter lideres capacitados tanto teologicamente quanto espiritualmente.
O QUE É TEOLOGIA?
Como já falado anteriormente a palavra teologia é formada pela junção de duas palavras gregas: Theos (Deus, Senhor) e logia (palavra, estudo). Teologia é, portanto o estudo da pessoa de Deus, ou sobre as coisas de Deus. Não haveria necessidade ou objetividade no estudo de Deus se Ele mesmo não tivesse dado o primeiro passo em querer se relacionar com o homem, e se o homem não estivesse disposto a ouvi-lo e trilhar os seus passos.
Então entendemos que Teologia é um pensar sobre Deus e todas as suas obras, seu mover e sua vontade. Desse modo Teologia é muito mais que uma simples matéria acadêmica ou ramo da ciência, mas também é uma declaração de fé, um estilo de vida santa e separada, na busca constante do conhecimento, para que esse se torne uma ferramenta capaz de mudar as pessoas, transformar pensamentos, gerar vida em outras pessoas e leva-las a refletir sobre um propósito divino e um governo eterno e imutável.
POR QUE ESTUDAR TEOLOGIA?
A visão inicial do estudante de Teologia é conhecer a Deus e seu propósito redentor para o homem.
Quando definimos que teologia é o estudo de Deus logo penso nos estudos de Biologia onde dessecamos alguns animais em laboratório e tentamos definir padrões.
Mas como não podemos colocar Deus dentro de um tubo de laboratório e disseca-lo para o analisarmos com microscópio e tentarmos definir padrões celulares, comportamentais entre outras coisas para podermos ter uma falsa impressão de controle sobre determinados eventos.
O homem busca no estudo da Teologia ter um falso sentimento de controle sobre Deus e como ele deve agir, manipulando Deus e as pessoas com a eloqüência da palavra. Esse tipo de pensamento deve ser banido de nossos esforços ao mergulhar-mos no mundo de Deus e de sua maravilhosa proposta de salvação para o homem. Devemos continuar a buscar o conhecimento contínuo. Além de preparar uma pessoa para o ministério (pastoral, missionário ou outro qualquer), capacitando-a a compreender melhor a Bíblia e as doutrinas cristãs, um curso de Teologia deve fazer os alunos pensarem sobre sua fé, sua história de vida e sua condição social de servo de Deus na contemporaneidade. Estudar Teologia também é uma forma de dar razão a esta fé – à luz da Bíblia e das Ciências. Quanto à relevância da Teologia para o cristão temos como principal a necessidade do mesmo em saber em quem ele crê? O que ele crê? E por que ele crê? Questões que só podem ser respondidas através de um cuidadoso estudo das Escrituras aliado ao processo teológico. Quando esses ensinamentos são, pelos
...