A Intolerância Religiosa em Discussão no Brasil
Por: Angrod • 11/12/2020 • Dissertação • 258 Palavras (2 Páginas) • 285 Visualizações
Texto dissertativo
Aluno: Mateus Alves Silva
Turma: 2° MSI
Professor: Henrique
Tema: A intolerância religiosa em discussão no Brasil
Intolerância religiosa é a descriminação de todo tipo de religião, liturgia ou culto e segundo a Lei nº 9.459, de 15 de maio de 1997 considera essa prática crime. No Brasil a discriminação de religiões está amplamente relacionada com o racismo.
O ato de intolerância religiosa vai de ofensas à agressões físicas e depredação de monumentos, muitas vezes esses casos são denunciados e no primeiro semestre de 2019 houve um aumento de 56% nas denúncias e nesse mesmo período chegou a 354 casos denunciados segundo o Balanço do disque 100 - Ministério da mulher, Família e Direitos Humanos.
A relação desse crime com o racismo se dá ao fato de que a maioria das denúncias que declaram a religião citadas acima são de pessoas que seguem religiões de matriz africana como Candomblé e Umbanda que são cerca de 22% das denúncias, mas muitos casos não são denunciados às vezes por medo ou desconforto como o da professora de geografia, Jamila Prata, de 31 anos, que é candomblecista, foi atacada verbalmente ao passar por uma igreja evangélica com frases como “Senhor, protegei-nos do demônio” e “Queima ela, queima ela, Senhor”.
Com o texto apresentado acima conclui-se que há a intolerância religiosa e que está relacionada com o racismo, uma ação que amenizaria seria o investimento em educação e conscientização de toda a sociedade, pois “o ser humano nasce ignorante, mas não idiota. Ele torna-se idiota pela educação que recebe da sociedade” segundo Bertrand Russell.
...