A Linha Do Oriente E De Cura Na Umbanda
Dissertações: A Linha Do Oriente E De Cura Na Umbanda. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ton533 • 27/2/2014 • 3.254 Palavras (14 Páginas) • 1.799 Visualizações
A Linha do Oriente e de Cura na Umbanda - Por Edmundo Pellizari
Ramon - Líder da Linha do Oriente no TULCA
"A Linha do Oriente é parte da he¬rança da Umbanda brasileira. Ela é com¬posta por inúmeras entidades, classi¬ficadas em sete falanges e majorita¬riamente de origem oriental. Apesar dis¬¬so, muitos espíritos desta Linha po¬dem apre¬sentar-se como caboclos ou pretos velhos.
O Caboclo Timbirí (ca¬bo¬clo japo¬nęs) e Pai Jacó (Jacob do Ori¬ente, um preto velho bastante ver¬sado na Ca¬bala Hebraica), săo os casos mais co¬nhe¬cidos. Hoje em dia, ganha força o cul¬to do Caboclo Pena de Pa¬văo, enti¬dade que trabalha com as for¬ças espiri¬tuais divinas de origem indiana.
Mas nem todos os espíritos săo ori¬entais no sentido comum da palavra. Es¬ta Linha procurou abri¬gar as mais di¬ver¬sas entidades, que a princípio năo se encaixavam na matriz formadora do bra¬sileiro (índio, portuguęs e afri¬cano).
A Linha do Oriente foi muito popular de 1950 a 1960, quando as tradiçőes bu¬¬¬distas e hindus se firmaram entre o povo brasileiro. Os imigrantes chineses e japoneses, sobretudo, passaram a fre¬¬qüentar a Umbanda e trouxeram se¬us ances¬trais e costumes mágicos.
Antes destas datas, também era co¬mum nesta Linha a presença dos que¬ridos espíritos ciganos, que possuem ori¬¬¬gem oriental. Mas tamanha foi a sim¬patia do povo umbandista por estas en¬¬¬tidades, que os espíritos criaram uma “Linha” independente de trabalho, com sua própria hierarquia, magia e ensi¬na¬mentos. Hoje a influęncia do Povo Ci¬gano cresce cada vez mais dentro da Umbanda.
Existem muitas maneiras de classi¬ficar esta Linha e este pequeno artigo, năo pretende colocar uma ordem na ma¬neira dos umbandistas estudarem es¬ta vertente de trabalho espiritual. Dei¬xo a palavra final para os mais ve¬lhos e sábios, desta belíssima e diver¬sificada religiăo. Coloco aqui algumas instruçőes que colhi com adeptos e mé¬diuns afinados com a Linha do Oriente.
Namaste e Salve o Oriente!
CARACTERÍSTICAS DA LINHA DO ORIENTE:
• Lugares preferidos para ofe¬rendas: As entidades gostam de co¬linas descampadas, praias desertas, jar¬dins reservados (mas também rece¬bem oferendas nas matas e santuários ou congás domésticos).
• Cores das velas: Rosa, amarela, azul clara, alaranjada ou branca.
• Bebidas: Suco de morango, suco de abacaxi, água com mel, cerveja e vinho doce branco ou tinto.
• Tabaco: Fumo para ca¬chimbo ou charuto.Tam¬¬bém utili¬zam ci¬gar¬ro de cravo.
• Ervas e Flores: Alfa¬zema, todas as flores que sejam bran¬cas, palmas ama¬relas, mon¬senhor branco, monse¬nhor amarelo.
• Essęncias: Alfazema, olíbano, ben¬joim, mirra, sân¬da¬lo e tâmara.
• Pedras: Citrino, quart¬zo rutilado, topá¬zio im¬perial (citrino tor¬nado ama¬relo por aque¬ci¬men¬to) e topá¬zio.
• Dia da semana recomen¬dado para o culto e ofe¬rendas semanais: Quinta-feira.
• Lua recomendada (para oferenda mensal): Se¬gundo dia do quarto min¬guante ou primeiro dia da Lua Cheia.
• Guias ou colares: Colar com cento e oito contas (108), sendo 54 brancas e 54 amarelas. Enfiar se¬qüencial¬mente uma branca e uma amarela. Fechar com firma branca. As enti¬dades india¬nas também utilizam o rosá¬rio de sân¬dalo ou tulasi de 108 con¬tas (japa ma¬la). Algumas criam suas pró¬prias guias, se¬gundo o mis¬tério que trabalham.
CLASSIFICAÇĂO DA LINHA DO ORIENTE
Suas Falanges, Espíritos e Chefes:
01 - Falange dos Indianos:
Espíritos de antigos sacerdotes, mes¬tres, yogues e etc. Um de seus mais conhecidos inte¬gran¬tes é Ramatis. Está sob a chefia de Pai Zartu.
02 - Falange dos Árabes e Turcos:
Espíritos de mouros, guerreiros nôma¬des do deserto (tuaregs), sábios marroquinos, etc... A maioria é mu¬çulmana. Uma Legiăo está composta de rabinos, cabalistas e mestres judeus que ensinam dentro da Umbanda a mis¬teriosa Cabala. Está sob a chefia de Pai Jimbaruę.
03 - Falange dos Chineses, Mon¬góis
e outros Povos do Oriente:
Espíritos de chineses, tibetanos, japoneses, mongóis, etc. Curio¬sa¬men¬te, uma Legiăo está in¬te¬grada por es¬pí¬ri¬tos de origem esquimó, que tra¬balham muito bem no desmanche de demandas e feitiços de magia ne¬gra. Sob a chefia de Pai Ory do Oriente.
04 - Falange dos Egípcios:
Espíritos de antigos sacerdotes, sacer¬dotisas e magos de origem egípcia antiga. Sob a chefia de Pai Inhoaraí.
O5 - Falange dos Maias, Toltecas,
Astecas e Incas:
Espíritos de xamăs, chefes e guer¬rei¬ros destes povos. Sob a chefia de Pai Itaraiaci.
06 - Falange dos Europeus:
Năo săo propriamente do Oriente, mas inte¬gram esta Linha que é bas¬tante sincrética. Espí¬ri¬¬tos de sábios, ma¬gos, mestres e velhos gue¬rreiros de origem européia: romanos, gau¬leses, ingleses, es¬can¬dinavos, etc. Sob a che¬fia do Impe¬rador Marcus I.
07 - Falange dos Médicos e Sábios:
Os espíritos desta Falange săo especiali¬zados na arte da cura, que é integrada por médicos e tera¬peutas de diversas origens. Sob a chefia de Pai José de Arimatéia.
Mentores de Cura
Quem São os Mentores de Cura
Os mentores de cura trabalham em diversas religiões, inclusive na Umbanda.
São muito discretos em sua forma de se apresentar e trabalhar, e estas formas mudam de acordo com a religião ou local em que irão atuar.
São espíritos de grande conhecimento, seriedade e elevação espiritual. São extremamente práticos, não
...