A MISSÃO PASTORAL: FORMAR DISCÍPULOS E ACONSELHAMENTO
Por: aquila.silva • 4/3/2022 • Monografia • 14.029 Palavras (57 Páginas) • 181 Visualizações
Áquila Oliveira da Silva
“A MISSÃO PASTORAL: FORMAR DISCÍPULOS E ACONSELHAMENTO”
Uberlândia
2021
Áquila Oliveira da Silva
“A MISSÃO PASTORAL: FORMAR DISCÍPULOS E ACONSELHAMENTO”
Trabalho apresentado como exigência para conclusão do curso de Bacharel em Teologia – EAD, no Seminário Evangélico da Igreja de Deus - SEID, orientado pelo Coordenador Académico, professor e Pastor Wenderson França Sousa.
Uberlândia
2021
Áquila Oliveira da Silva
“A MISSÃO PASTORAL: FORMAR DISCÍPULOS E ACONSELHAMENTO”
Trabalho de conclusão de curso
COMISSÃO EXAMINADORA
______________________
Prof. Pastor Wenderson França Sousa
Instituição: SEID – EAD Teologia
_______________________
Prof. Dr. Kleber Spirandeli
Instituição: SEID – EAD Teologia
_______________________
Prof. Componente da Banca
Instituição
Uberlândia
2021
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho a minha esposa Bruna, meus filhos João Pedro, Asafe Samuel e minha filha Rafaela que me acompanhou e me auxiliou em toda esta jornada.
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus, fonte de toda a sabedoria, pela força e pela coragem que nos concedeu, permanecendo ao nosso lado em todo o percurso desta caminhada. A minha querida esposa Bruna Marcelina, meu filhos João Pedro e Asafe Samuel e minha querida filha Rafaela Oliveira, que estiveram comigo em todos os momentos, me ajudando e dando forças para vencer todas as dificuldades que vivemos durante este período de estudos.
Ao SEID Uberlândia que possibilitou esta porta de estudo. E a todo corpo docente que muito me inspirou e me conduziu através de suas aulas, de maneira simples, clara e muito humilde, porém sempre baseados na Palavra de Deus. A todos os meus irmãos(as) em Cristo que nesta caminhada, me ajudaram e contribuíram para que eu pudesse chegar até aqui.
SUMÁRIO
RESUMO 7
INTRODUÇÃO 8
1 - O PANORAMA REAL DO DISCIPULADO PASTORAL 9
2 - PAULO, DE MENTOREADO A LÍDER MENTOR ...................................................14
3 - O MODELO IDEAL DE LIDERANÇA PASTORAL ................................................19
4 - QUALIFICAÇÕES DO PASTOR COMO ACONSELHADOR ............................... 25
5 - CARACTERÍSTICAS DO ACONSELHAMENTO CRISTÃO ................................ 27
6 - CONFIANÇA COMO INSTRUMENTO PRINCIPAL NO ACONSELHAMENTO...29
7 - A DISCIPLINA COMO UM ATO DE AMOR .......................................................... 30
8 - TRATAR AS FALTAS VELADAS COM CAUTELA E CORAGEM ...................... 31
9 - ACONSELHAMENTO COMO FORMA DE ORIENTAÇÃO E APRENDIZADO CONTÍNUO ...................................................................................................................33
10 - A COMUNIDADE DA FÉ ...................................................................................... 34
CONCLUSÃO .............................................................................................................. 36
BIBLIOGRAFIA ............................................................................................................37
RESUMO
Este trabalho faz uma abordagem de como está, o que tem faltado e como deveria estar o discipulado e aconselhamento pastoral na igreja.
A liderança pastoral tem perdido a visão de Reino, envolvendo-se pelas exigências imediatistas pós-modernas e negligenciando à responsabilidade de discipular os liderados para que estes dêem continuidade à Grande Obra. Esquecendo-se do ensino do Mestre, que não buscava satisfazer seus próprios interesses, mas sempre a vontade do pai, o pastor de hoje deixa-se envolver pela vaidade da fama e do sucesso pessoal, distanciando-se do modelo bíblico de líder, especialmente o difundido por Paulo nas epístolas pastorais.
Nos ensinos e no exemplo de Paulo observar-se-á a importância do mentoreamento para que líder e liderado possam harmonizar-se na execução da tarefa. É nessa interação que, tanto o discipulador quanto o discípulo promovem a expansão do evangelho e o avanço da igreja. Assim como Barnabé foi fundamental na transição do grande apóstolo e este para Timóteo e Tito, também o pastor moderno deve valorizar a figura do mentor para que todo o rebanho do Bom Pastor seja assistido por alguém com as qualificações exigidas.
Aquele que foi discipulado e aconselhado, também deve discipular e aconselhar, reconhecendo seu real papel na história da igreja, colocando-se como Paulo, na condição honrosa de simples servo do Senhor da seara. É este o grande desafio do líder de hoje, pois abdicar da glória humana é dar o exemplo de humildade para os liderados.
O pastor do presente deve seguir os passos do Mestre nas pisadas dos precursores da igreja, pois a abnegação de homens como Pedro, Barnabé e Paulo é modelo para a igreja em todos os tempos.
INTRODUÇÃO
A missão de discipular é um grande desafio para todo aquele que ocupa a posição de líder, principalmente para os servos de Deus, que são comissionados para a sublime missão de pastor. Mas, observa-se que este discipulado, na Igreja contemporânea está muito aquém do ideal. Por isso, precisamos refletir com maturidade e compromisso sobre os propósitos de Deus para sua seara e a inquietante realidade vivida por nós.
O que acontecerá no futuro deve ser projetado no presente e só poderá dar continuidade na obra, aquele que foi preparado para a missão.
Existe um problema que, por incapacidade ou negligência, afeta e compromete o êxito da propagação do evangelho de Jesus Cristo. Não se pode fechar os olhos para esta realidade. O que podemos fazer, ou devemos, é reconhecer que há uma carência que só será suprida quando os pastores, humildemente, admitirem suas limitações ou indiferença com tão importante tarefa do ministério pastoral. A missão foi confiada e cumpri-la ou não é questão de obediência.
...