A Observância Do Domingo
Ensaios: A Observância Do Domingo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Pr1385 • 11/10/2014 • 2.447 Palavras (10 Páginas) • 300 Visualizações
A observância do domingo, o dia do Senhor
Exodo 20 “8 - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. 9 - Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.10 - Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. 11 - Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.”
A redenção precede a santidade.
Antes de dar a lei moral para o seu povo,
Deus falou-lhe de seu resgate da escravidão (Ex 20:1,2). “Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.”
Porque somos o povo da aliança, devemos observar os preceitos do pacto.
Deus nos deu um dia da semana para cessarmos nossas atividades comuns, a fim de cultivarmos um relacionamento profundo com ele.
A observância do dia do Senhor é uma expressão do amor de Deus por nós e uma oportunidade para estreitarmos nossa comunhão com ele e nos deleitarmos nele.
Devemos nos alegrar em Deus mais do que nas bênçãos de Deus.
Deus é melhor do que suas dádivas.
O sábado judaico foi substituído pelo domingo, o dia do Senhor.
O sábado marca o fim da obra da criação e o domingo o fim da obra da redenção.
Deus designou um dia inteiro em cada sete (Is 56.2-7)
“2 - Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto; que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de fazer algum mal. 3 - E não fale o filho do estrangeiro, que se houver unido ao SENHOR, dizendo: Certamente o SENHOR me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que sou uma árvore seca. 4 - Porque assim diz o SENHOR a respeito dos eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança: 5 - Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará. 6 - E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem ao SENHOR, para o servirem, e para amarem o nome do SENHOR, e para serem seus servos, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança, 7 - Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.”
, que era o sábado desde o princípio do mundo até a ressurreição de Cristo (Gn 2.3) 3 - E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.
e o domingo desde então, e há de assim continuar até o fim do mundo (At 20.7;
7 - E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite.
1Co 16.2; 2 - No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar.).
Cristo consumou a obra da redenção na cruz e ressuscitou no domingo (Mt 28.1-6) 1 - E, NO fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. 2 - E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela. 3 - E o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como neve. 4 - E os guardas, com medo dele, ficaram muito assombrados, e como mortos. 5 - Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. 6 - Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia.
Ele apareceu aos seus discípulos no domingo (Jo 20.19-29) 19 Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco. 20 - E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor. 21 - Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. 22 - E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. 23 - Àqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos. 24 - Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. 25 - Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei. 26 - E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. 27 - Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. 28 - E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! 29 - Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.
Num domingo, o Espírito Santo foi derramado (At 2.1-4). 1 - E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; 2 - E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. 3 - E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. 4 - E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
Num domingo, a igreja cristã se reunia para ofertar e adorar (1Co 16.2) 2 - No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar.
e celebrar a ceia (At 20.7) 7 - E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles;
...