A Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Por: Victoria Cordova • 29/7/2023 • Resenha • 290 Palavras (2 Páginas) • 52 Visualizações
Pontifícia Universidade Católica do Paraná[pic 1]
Escola de Negócios - 8° período - Administração
Estudos bíblicos: Pentateuco
Professor: Dr. Vicente Artuso
Nome: Victoria Cordova
Redigir síntese, da teologia da aliança: Em Gn 9, 1-17; Gn 15,1-20; Gn 17,1-16; Ex 24,1-11; Mostrar nos textos sinais de comprometimento da parte de Deus; mostrar a relação da aliança com promessa.
O princípio básico de uma aliança é comprometimento de duas partes, basicamente um relacionamento. Nessa interação, duas ou mais partes tem responsabilidades, e o equilíbrio em se doar das partes envolvidas de maneira igualitária faz com que a aliança não se quebre.
No texto de Genesis 9, Deus faz uma promessa com a família de Noé de que nunca mais acabaria com o mundo através de um diluvio. Em troca, a humanidade deveria se multiplicar e viver em paz. Deus como sinal, deixaria uma marca nos céus, o arco-íris, para que nunca deixasse que Ele esquecesse a promessa que fez.
Já nos textos de Genesis 15 e 17, a aliança de Deus com Abraão, tem uma promessa acompanhada de um mandamento. O povo de Deus seria descendente de Abraão e sua herança seria habitar na terra que ele vivia como estrangeiro. Por sua vez, Abraão e todos os homens (livres ou escravos) de sua casa deveriam ser circuncidado como sinal da aliança e obedece-Lo de todo o coração.
Em Êxodo, a aliança traz o sacrifício de sangue dos animais no altar por parte dos lideres de Israel, em troca disso, eles puderam ver a Deus sem que fossem mortos.
Observamos que, em todas as situações de promessas, há relação mutua das partes, Deus não esquece de nenhuma delas e para que fique registrado, cria alianças com o ser humano.
...