TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIAGEM DA CIÊNCIA EM TEOLOGIA

Projeto de pesquisa: A VIAGEM DA CIÊNCIA EM TEOLOGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.083 Palavras (9 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 9

Profª E ane Hubner da Silva Rodrigues Profª Josilene do Nascimento ITQ - Instituto Teológico Quadrangular Curso Livre de Teologia (1ºano) 15/03/2014

 

RESUMO

 

 

 

Palavras-Chave: Teologia; Deus; O homem

 

 

1INTRODUÇÃO

 

Falaremos sobre a Teologia , a Teologia vem do grego, Theos significa Deus , e logia significa estudos, no sentido literal estudo de Deus, como não é possível estudarmos o que não vemos , estudamos Deus através de suas revelações, e na secularidade estuda-se as culturas de cada religião.

A teologia nos ensina a razão de desvendar a Palavra de Deus, o amor divino que existe em Deus, e todas as coisas sobrenaturais que existem em Seu reino . A Teologia aborda os seguintes temas: Deus , o homem, o mundo, a salvação, a escatologia (estudo do final dos tempos)

A teologia está aberta a todos, mais com certeza é o cristão que tem maior desempenho em adquirir conhecimento e crescimento através da Palavra de Deus,muitos buscam da teologia para obter respostas que não tiveram em outras religiões ou mesmo respostas para suas dúvidas pessoais, mais isso não faz destas pessoas teólogos ou cristãos.

2 OS TRAÇOS DA CIÊNCIA NA TEOLOGIA

Ciência é uma palavra que deriva do termo latino "scientia" cujo significado era conhecimento ou saber. Atualmente se designa por ciência todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática, baseado em princípios certos. Então aprendemos que a teologia esta firmada sobre os principios da Palavra de Deus, é baseada na forma correta , exatamente como aconteceu, um exemplo disso é as escrituras bíblicas, que são contadas em vários períodos diferentes, escrito nas mesmas palavras com diferença de milhares de anos, Jesus não tinha nenhum estudo aparentemente, mais já usava da teologia com autoridade para pregar a Palavra, antes mesmo dela ser colocada no papel, ele a pregava com extidão, pois para pregar do evangelho era necessário vive-la , testemunha-la e escreve-la, assim vemos a teologia e a ciência trabalhando junto. Como já dissemos, a teologia que estuda as coisas de Deus e a ciência que nos da a conhecimento do que é ensinado. Exemplos para o traço de ciência que a teologia possui são:

2.1 Criticidade

É qualidade ou característica de crítico; capacidade crítica; talento para a abordagem crítica é um saber que opera sobre si mesmo, que tem firmado seus métodos e suas limitações, tendo como sua atividade mostrar as doutrinas que diferenciam a crença popular e a opinião teológica.

2.2 Sistematicidade

Como outras ciências , possui um conjunto de saberes estruturados, ordenando os dados estruturas que se adptem, o tanto for necessário, dos conhecimentos do sagrado e a fé.

2.3 Dinamicidade

Como todas as ciências, é uma matéria dinâmica que jamais deixa para trás os ensinamentos antigos, mais procura ve-lo de outra maneira, trazendo para nossos dias

para que sejam reformulados.

3 FUNDAMENTOS TEOLOGICOS E O PAPEL DAS ESCRITURAS NA TEOLOGIA

A palavra de Deus em “Hebreus” 1.1 diz: Havendo Deus antigamente falado, muitas vezes e de muitas maneiras aos pais, pelos profetas, a nós falou nestes ultimos dias, pelo Filho.

No principio dos tempos, a mensagem de Deus era passada de pai para filho, antes das escrituras, serem escritas, os pais é quem davam o ensinamento da palavra para seus descendentes e assim sucessivamente. Mais pra frente Deus clocou inspiração em homens para que fosse registrado tudo que se contava , para que estes documentos fossem preservados tanto na mente quanto no coração dos homens, o resultado destes escritos, é o que hoje conhecemos como a Bíblia Sagrada.

Bíblia é um termo com origem no Grego “biblion” cujo significado é “rolo” ou livro”. Para o Cristianismo, a Bíblia é um conjunto de textos escritos através da inspiração divina e que contém as doutrinas que orientam o comportamento dos cristãos.

No sentido figurado, o termo é também usado para designar um livro de extrema importância e que contém todas as informações relevantes em determinada área.

A Bíblia Sagrada é o livro mais vendido de todos os tempos. Foi escrita originalmente nos idiomas aramaico, hebraico e grego, e traduzida em mais de 2000 línguas.

Dentre os inúmeros livros apócrifos (que não foram escritos por inspiração divina), existem 7 livros sagrados reconhecidos pela Igreja Católica que não constam no Antigo Testamento da Bíblia cristã: Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico e Baruque. Mais estes livros e estas histórias não são reconhecidos por nós cristãos.

4 CONCEPÇÕES TEOLÓGICAS

Falaremos então das três concepções teológicas, Teocentrismo, Monoteísmo, e Politeismo, os três termos são de origem grega.

Teocentrismo

.

Theos=Deus; Kentron= CentroO teocentrismo nada mais é do que a “atitude de colocar Deus no centro de qualquer visão do mundo e de qualquer interpretação da história”. É saber que Ele criou tudo, e por Ele tudo é guiado. Embora nem todos aceitem esta situação, nós cristãos vivemos este teocentrismo, pois procurams viver conforme as escrituras, que nos mostra Deus como Unico e Verdadeiro, o criador dos céus e da terra, e de tudo mais que nela há. Vemos isso em algumas passagem das Escrituras sagradas.

Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim.

Isaías

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com